O Centro Social da Musgueira voltou a juntar-se ao CDI Portugal com um novo grupo de jovens. Paula Fernandes do CDI e Ana Pinto do Centro Social da Musgueira foram as formadoras responsáveis do grupo com a preciosa colaboração do Luís Pinto, que já participou como formando no CDI Comunidade.
Este grupo composto por 12 jovens com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos considerou que o excesso de lixo nos espaços públicos da sua comunidade seria o problema a combater.
“Do lixo faz-se arte, não o espalhes por toda a parte” foi o slogan escolhido para a sua intervenção. Elaboraram um vídeo de sensibilização – com testemunhos dos habitantes locais, com frases alusivas ao tema ditas pelos próprios formandos e com reportagem fotográfica dos espaços públicos – no sentido de mobilizar a comunidade envolvente a adotar uma atitude mais cívica, a promover a responsabilidade social de todos e a melhorar o aspeto do bairro. Este vídeo será o impulsionador para a campanha local de recolha de lixo – uma intervenção local para limpeza e melhoramento de um espaço na comunidade – que contará com a promoção e participação dos jovens que frequentam as atividades do Centro Social da Musgueira e que mobilizará os habitantes locais.