O Centro de Cidadania Digital de São Domingos de Benfica dinamizou o Get Online Day no dia 19 de abril na Quinta da Alfarrobeira, onde reuniu todos os projetos desenvolvidos (ou ainda em desenvolvimento) pelos cidadãos da freguesia onde foram desafiados a utilizar a tecnologia para resolução dos desafios do seu dia-a-dia:

O CDI Comunidade Jovens Empreendedores – responsáveis por fazer uma proposta sobre a reciclagem dos Óleos Alimentares Usados para a freguesia;

O CDI Comunidade Empregabilidade – que trabalhou no seu LinkedIn, criou o seu próprio CV e website para um procura mais ativa de trabalho;

Os Postais Digitais da Páscoa – um workshop desenvolvido com séniores que criaram o seu postal pelo programa online CANVA;

Projecto GEO-C pelos alunos de doutoramento na Nova IMS que, através de um mapeamento realizado pelas próprias pessoas da freguesia, vão compreender de que maneira é que cada um se interliga com o seu espaço e de que forma isso influencia a sua participação na cidade. www.geo-c.eu

Lisboa Participa – o novo portal da participação da cidade de Lisboa com o objetivo de fomentar a prática democrática envolvendo o poder politico e a sociedade civil com 5 ferramentas: Orçamento Participativo, LisBOAideia, Lisboa Aberta, Na Minha Rua LX e Lisboa em Debate.

Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica –  que esteve a reunir opiniões e contributos da comunidade da freguesia, com o objetivo de inscrever as suas ideias, projetos e atividades no Orçamento da Freguesia e no seu Plano de Atividades para 2018/2019.

A seguir ao Marketplace dos projetos do Centro de Cidadania Digital, houve ainda a Sessão Participativa do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa.

 

Sobre o Centro de Cidadania Digital (CCD)

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em que o CDI Portugal é responsável pela sua operacionalização. O objetivo dos Centros de Cidadania Digital é proporcionar um espaço aberto aos cidadãos, equipado com as mais recentes tecnologias de informação e comunicação e todos os materiais necessários à promoção da cidadania ativa, à inclusão digital e à participação da comunidade.

Este pólo constitui a materialização de uma política de abertura à participação dos cidadãos na vida da cidade, de disponibilização de ferramentas digitais que permitem uma democracia mais próxima e participada por todos, e de dinamização de Lisboa como uma cidade inteligente e humana. Neste local os cidadãos conhecerão e terão acesso às principais ferramentas digitais para a cidadania e participação, como um verdadeiro laboratório vivo, em que novas e inovadoras soluções digitais serão desenvolvidas e testadas de forma participativa e colaborativa.
A freguesia de Marvila recebeu o CCD em 2015/2016 e agora a freguesia de São Domingos de Benfica (2016/2017).

Priscila Andrade