Os Vencedores da 4ª Edição Apps for Good

A Fundação Calouste Gulbenkian recebeu no dia 24 setembro 2018 o Evento Final da 4ª Edição do Apps for Good 2017-2018.
Os premiados foram conhecidos depois do Momento Pitch das 22 soluções finalistas e do Momento Marketplace e como disse o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, todos são vencedores ao chegarem ao final da competição.

 

Sobre os Vencedores

1º Prémio
1936 | Escola Secundária Quinta do Marquês (Oeiras)
No livro de José Saramago “O ano da morte de Ricardo Reis” 1936 é o ano em que morre o heterónimo de Fernando Pessoa. O livro é estudado no secundário e este grupo de alunos criou uma aplicação sobre o livro ao apresentar dois roteiros aos utilizadores, para que possam conhecer os locais onde se passa a obra.

2º Prémio
My Pill Dispenser | Escola Secundária Sá da Bandeira (Santarém)
Trata-se de um dispensador de comprimidos via wifi, deixando de ser necessário andar com várias caixas de medicação e que permite ao utilizador receber uma notificação no smartphone para tomar os respetivos medicamentos.

3º Prémio
I-Dose Pills | Escola Profissional de Fafe
Ajuda a população idosa a gerir os medicamentos a tomar. Uma solução baseada na IoT que mostra ao utente ou ao cuidador se já tomou a medicação, notificando se este processo não estiver a decorrer normalmente.

Prémio Jovem Aluna.pt (patrocínio DNS.pt)
Joana Vaz da solução 1936, Escola Secundária Quinta do Marquês (Oeiras)

Prémio Tecnológico (patrocínio Fujitsu)
My Pill Dispenser | Escola Secundária Sá da Bandeira (Santarém)

Prémio Público (patrocínio SAP)
Oh My Tools! | Escola Secundária Domingos Rebelo (Açores)

 

Sobre as 22 equipas finalistas da 4ª Edição do Evento Final Apps for Good 2017-2018

Cvism | Escola Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão
Cvism permite reportar os problemas que cada pessoa vê na rua (ver um animal maltratado ou abandonado na rua, por exemplo) às entidades responsáveis (Câmaras Municipais, por exemplo).

Dizer a Escola | EB/S Santo António da Charneca
Esta solução oferece serviços de tradução oral e escrita dos documentos e informações entre a escola e os pais ou familiares, dando assim resposta às necessidades de uma comunidade educativa multicultural e de muitas origens.

Tourist? We can help you! | Escola Secundária de Sacavém
“Tourist? We Can Help You!” ajuda o turista a denunciar uma ocorrência à polícia solicitando rapidamente ajuda, seja em que país for, através de um SMS e com o local exato do cidadão em causa.

Movements | Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Movements é uma solução que pretende facilitar o acesso à língua gestual portuguesa para todas as crianças e jovens surdos e ouvintes.

My Twin Care |Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Para os pais que tem recém-nascidos e uma vida bastante atarefada, esta solução vai permitir fazer registos rápidos e visualizar imediatamente todos os dados dos recém-nascidos.

My Pill Dispenser | Escola Secundária de Sá da Bandeira, Santarém
Um dispensador de comprimidos via wi-fi, que notifica pelo smartphone, sempre que alguém tiver que tomar comprimidos. Sem nunca mais se esquecer.

Ajudapp | Casa Pia Lisboa, CED Pina Manique
Esta aplicação mostra como é que alguém ajudar com voluntariado, os diversos contactos das organizações de caridade e que tipo de apoios a organização necessita – doações de bens, comida, colchões, por exemplo.

Influx | Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras
O Influx é um dicionário adaptado à era digital que permite consultar o significado de palavras através da câmara do telemóvel, por texto, ou de uma pesquisa por voz.

1936 | Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras
Uma app que disponibiliza dois roteiros pela cidade de Lisboa, seguindo os passos da personagem principal da obra «1936, O Ano da Morte de Ricardo Reis» de Fernando Pessoa, para facilitar o seu estudo.

PFM7 (Planning Football Matches) | International School of Palmela
Com PFM7 será mais fácil encontrar campos de desporto a preço desejado, encontrar amigos e alugar o espaço online.

Distractionless | Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras
Será possível ativar um timer durante o qual o utilizador não recebe notificações.

Help2Learn | EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, Braga
O Help2Learn pretende ser uma rede social educativa para estudantes portugueses de escolas do ensino básico e secundário, permitindo aos alunos colocar questões ou dúvidas sobre matérias em estudo que são respondidas pelos seus pares e permite que se criem grupos de discussão sobre projetos em desenvolvimento.

Refood  | Escola B. e S. Levante da Maia, Milheirós, Maia
Plataforma de comunicação da Refood com voluntários, fontes de alimento e particulares/empresas que pretendam fazer um donativo (financeiro ou em géneros).

Food Drive | Escola Comércio do Porto
Como os próprios portugueses não têm conhecimento dos restaurantes que servem comidas caseiras e estes não têm notoriedade no mercado, o FoodDrive quer mudar esse aspeto e mostrar tanto aos portugueses como aos turistas que os restaurantes tradicionais na cidade do Porto também têm de ser reconhecidos.

We Help | Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, Santo Tirso
We Help, a aplicação que vai facilitar a vida a todas as pessoas que necessitem de pequenas reparações ou serviços nas suas casas – autoclismos avariados, torneiras a pingar, infiltrações e humidades, gradeamentos enferrujados, lâmpadas fundidas…

I-dose Pills | Escola Profissional de Fafe
Uma app simples e intuitiva, baseada na Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), que mostre ao utente e cuidador se já tomou a medicação, notificando se este processo não estiver a decorrer normalmente.

AMPARA – Aplicação Móvel para Ajuda e Recolha de Animais | Escola Profissional de Fafe
O sistema AMPARA tem como principal objetivo facilitar e promover a divulgação de animais de estimação perdidos – ajudando os donos a encontrar os seus animais – ou abandonados através de uma aplicação móvel.

InOVAR | Escola Secundária Júlio Dinis, Ovar
A nossa aplicação pretende resolver a falta de meios digitais informativos relacionados com património cultural e tradições de Ovar, expondo informações detalhadas acerca dos monumentos mais emblemáticos da cidade e subúrbios sendo que, para alguns destes espaços, também será possível a audição de um áudio-guia com informações retiradas e disponibilizadas pela Câmara Municipal e Posto de Turismo de Ovar.

WYW Umbrella | Escola Secundária Serafim Leite, São João da Madeira
App que permite saber como está o tempo e obter um guarda-chuva na máquina mais próxima que alguém encontrar; quando o tempo melhorar, também será possível devolver o guarda-chuva.

Make a Story | Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, Espinho
O projeto Make a Story consiste num site de desenvolvimento de histórias. Qualquer utilizador registado pode iniciar uma nova história, através de um formulário onde indica o título da história, o tema, a faixa etária dos destinatários e escreve o primeiro excerto da história ou dar continuidade a uma história já iniciada. As histórias podem ser públicas – qualquer utilizador registado pode dar continuidade à história – ou privadas, restritas apenas a um grupo de utilizadores como, por exemplo, a um grupo de alunos da mesma turma, a um grupo de amigos ou a uma família.

Oh My Tools! | Escola Secundária Domingos Rebelo, Açores
App de apoio a um cabo inteligente para todos os utensílios necessários na cozinha, no qual se encaixam diversas peças (espátulas, varas de arames, conchas, etc. )

P-Easy | Escola B/S Padre Manuel Álvares, Madeira
Um sistema informático que agrega informação sobre a capacidade dos parques de estacionamento na Madeira. Será possível consultar on timing os lugares existentes nos parques que se inserem nas zonas de interesse de cada individuo.

About the author