Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas são o guião para as soluções apresentadas.

Conheça as 22 EQUIPAS FINALISTAS dos Encontros Regionais da 5ª Edição do Apps for Good
2018/2019 e venha conhecê-las no Evento Final, dia 13 setembro na Fundação Calouste
Gulbenkian em Lisboa.

ONLY HEAL

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

Objetivo 3

A onlyHEAL é uma plataforma digital que estabelece a ligação entre utentes e farmacêuticos (telefonema, chat e/ou sms) e um reservatório para os planos de toma de medicamentos do utente, podendo este partilhar as suas prescrições médicas com os farmacêuticos. Com a utilização desta app, as farmácias ganham uma nova forma de fidelizar os seus clientes e reforçam a relação com os clientes já fidelizados, podendo contribuir para o aumento do seu volume de negócios

SOS ADOLESCÊNCIA

Externato da Apresentação de Maria - MADEIRA

Objetivo 3

Com SOS Adolescência o utilizador receberá no imediato dicas e soluções para ajudar adolescentes com problemas sociais – especificamente de bullying – ou outros.

Johny Aprende

Salesianos do Estoril

Objetivo 4

A solução Johny Aprende disponibiliza aos alunos vários recursos (exercícios, conteúdos, …) das disciplinas de Português e de Matemática, ajudando na sua aprendizagem.

Make it Easy

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

Objetivo 4

Uma aplicação que contém todas as funcionalidades para o sucesso e a organização escolar dos alunos, de qualquer idade.

COURSLY

Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua

Objetivo 4

COURSLY é uma aplicação móvel para os alunos do ensino secundário que não conseguem escolher o curso superior mais adequado para si. Esta solução tem simuladores de médias e testes vocacionais, que orientam melhor os alunos para escolhas mais conscientes e informadas.

RÁDIO ESCOLA

Escola Secundária de Lousada

Objetivo 4

Somos alunos da Escola Secundária de Lousada e queremos que os nossos intervalos sejam mais divertidos. Por isso, com a RÁDIO ESCOLA, pretendemos passar música que agrade a todos os alunos.

REEP.AIR

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques - Vila das Aves

Objetivo 4

REEP.AIR permite aos elementos da comunidade escolar, previamente registados e aprovados, assinalar uma avaria e a localização do respetivo equipamento (por sala e pavilhão). Neste momento, o que acontece é que a comunicação da avaria de um equipamento informático é feita oralmente e tardiamente pelos auxiliares ou docentes e, muitas vezes, cai no esquecimento.

AEEG Alugin

Escola Secundária de Sacavém

Objetivo 9

Com a app AEEG Alugin será possível alugar ou alterar online as datas de aluguer dos gimnodesportivos do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, evitando que este processo seja feito presencialmente e tornando esta informação disponível em tempo real a todos os utilizadores dos campos.

COLOR YOU

Instituto dos Pupilos do Exército

Objetivo 10

Esta app pretende integrar a pessoa daltónica e facilitar o seu quotidiano, divulgando o alfabeto das cores desenvolvido pela ColorADD. Para além disto, também irá permitir a identificação de uma cor a partir de uma foto (valores de RGB, CMYC e hexadecimal) para reprodução futura, informações sobre os vários tipos de daltonismo, testes de despiste e ainda a introdução de um conjunto de curiosidades ligadas à forma como os daltónicos vêem e interagem com o mundo.

TUTTI QUIZ

Agrupamento de Escolas de Canelas

Objetivo 10

Esta é uma solução específica para alunos com necessidades educativas especiais (com barreiras intelectuais, auditivas, visuais, ao nível da mobilidade física ou da fala e domínio da língua portuguesa). Tutti Quiz permite ao aluno construir materiais pedagógicos para a sua turma ou para outros alunos, permitindo que este participe nas aulas e que o motive no desenvolvimento de competências fundamentais (na leitura ou na escrita, em fase inicial, por exemplo). A escola inclusiva exige a participação de todos e com o Tutti Quiz é mais fácil.

Unsee Notes

Agrupamento de Escolas Amadora Oeste

Objetivo 10

UnseeNotes é um bloco de notas para cegos e amblíopes, de muito fácil utilização e rápida habituação. O que existe no mercado são aplicações complexas. UnseeNotes não utiliza botões, pode ser utilizada em modo talkback ou voiceassistant.

GUIA DO BUÇAQUINHO

Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte

Objetivo 10

Com o Guia do Buçaquinho será possível visitar o Parque Ambiental do Buçaquinho (Esmoriz) e ser guiado pelas diferentes áreas e percursos com fotografia, texto e áudio. Com a Realidade Aumentada (RA) o utilizador terá ainda a possibilidade de interagir com uma planta do parque impressa em papel, através de botões virtuais, visualizando diferentes vídeos descritivos do Parque.

RescuePets

Agrupamento de Escolas de Saboia - Odemira

Objetivo 11

RescuePets é uma plataforma móvel e web para proporcionar ao público em geral um modo prático de intervirem em situações de abandono de animais.

WASHY WASHY

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

Objetivo 12

A WashyWashy é uma app para telemóvel com dicas para lavar e tratar a roupa de qualquer pessoa – organizadas por categorias – com um fórum para comunicar com outros utilizadores e esclarecer dúvidas e com uma galeria de imagens das etiquetas das suas peças de roupa. Será possível, a qualquer pessoa, aumentar o seu conhecimento sobre os cuidados a ter no tratamento das roupas e como diminuir as despesas na compra de roupa, devido à inutilização de peças durante ciclos de lavagem mal realizados. Com a otimização das lavagens da roupa será possível diminuir o desperdício de recursos naturais (biológico, energéticos e hídricos).

Clean City

Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado

Objetivo 12

Clean City é uma app em forma de jogo para a sensibilização e aprendizagem sobre o desenvolvimento sustentável. O jogo consiste na tentativa de desenvolver uma cidade sem nenhum sistema de desenvolvimento sustentável, infraestruturas de saneamento, serviços, etc.

MEALHEIRO DIGITAL

Escola Secundária Adolfo Portela – Águeda

Objetivo 12

Mealheiro Digital é aquele “companheiro” que qualquer jovem, que tenha alguma dificuldade em gerir a sua mesada no dia-a-dia, precisa. Com o smartphone, será possível gerir as poupanças diariamente, de uma maneira divertida e, acima de tudo, eficaz, até se amealhar o montante necessário para a compra daquilo que se deseja.

MUST BE GREEN

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

Objetivo 13

MustBeGreen é uma aplicação para telemóvel que pretende ajudar a encontrar empresas para limpar os terrenos (introduzindo a localização – código postal e/ou distrito), onde pode comunicar com os responsáveis – via chat – e pedir orçamentos. Desta forma, o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática) será atingido, uma vez que a limpeza efetiva dos terrenos, de acordo com os parâmetros da lei, permitirá criar mecanismos capazes de conter o avanço das chamas em caso de incêndio, reforçar a segurança das populações e dos seus bens e promover a substituição de árvores mais resistentes ao fogo.

POLUMAP

Escola Secundária Serafim Leite

Objetivo 13

POLUMAP pretende ser uma app móvel e um sítio web para que TODOS, em tempo real, identifiquem os locais onde existe poluição (desde a fluvial até às lixeiras a céu aberto) e, consequentemente, uma atuação sobre a identificação dos pontos de poluição. O objetivo é promover uma maior consciência ambiental e envolver toda a comunidade, para que esta seja responsável por criar um novo tipo de cartografia ambiental, estando previstas parcerias com as entidades competentes para a resolução do problema.

Eco A

Salesianos do Estoril

Objetivo 14

Com ECO A os utilizadores poderão registar a quantidade de plástico que recolhem nas praias por onde passam. Queremos sensibilizar todos para a proteção do ambiente.

SOS ANIMAIS

Escola Profissional da Ribeira Grande, AÇORES

Objetivo 15

Aplicação que facilita a localização e identificação dos animais perdidos.

InvasorasCV

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis

Objetivo 15

InvasorasCV é um jogo para combater as plantas invasoras, corte, descasque e arranque. Atualmente, as espécies invasoras são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade a nível mundial. Com este jogo, será possível dar dados sobre a fenologia de uma lista de espécies de plantas invasoras e, com isso, informar e sensibilizar os cidadãos para esta problemática e, assim, diminuir os problemas que estas espécies causam. No jogo, se o jogador utilizar a ferramenta errada, perde pontos e para cada região de Portugal Continental e Ilhas, serão identificadas as plantas específicas da região.

Institut Care

International School of Palmela

Objetivo 16

Uma solução que divulga os meios de contacto e as várias formas de ajudar instituições de solidariedade. O utilizador terá acesso a todas as novidades e notificações sobre pedidos de ajuda urgentes ou significativos dessas mesmas instituições, consoante o seu interesse.

Veja aqui as fotografias dos Encontros Regionais!

22 Junho

Encontro Regional
Açores

28 Junho

Encontro Regional
Valongo

2 Julho

Encontro Regional
Oeiras

9 Julho

Encontro Regional
Madeira