Apps for Good em Portugal

6ª Edição | 2019/2020

Por uma Educação mais inclusiva, sustentável e inovadora.

NOSSA ABORDAGEM


ALUNOS | Orientados para o bem

Capacitamos os jovens para tornarem-se cidadãos ativos e conscientes e, assim, contribuírem para um mundo melhor. Os alunos identificam problemas da sua comunidade - com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - e encontram soluções digitais. Ao longo do programa estão em contato com especialistas que os aproximam ao mundo real.

26097 ALUNOS

PROFESSORES | Transformar as práticas educativas

Trabalhamos com escolas e apoiamos professores. Oferecemos uma abordagem pedagógica inovadora aos professores que asseguram este trabalho na sala de aula onde os alunos aprendem num ambiente de maior motivação.

1388 PROFESSORES

EXPERTS | Contexto do mundo real

A comunidade de Experts é constituída por voluntários que disponibilizam o seu tempo para partilharem a sua experiência profissional e darem novas perspetivas aos alunos e professores. Os alunos criam um produto concreto que resolve um problema social. Utilizam métodos do mundo real como o design thinking e o produto mínimo viável.

+1.100 EXPERTS

Apps for Good Internacional

Reino Unido, Portugal, Polónia e outros.

944 ESCOLAS


6 anos de Apps for Good em Portugal

Continuamos com a mesma missão de inovar o ensino tradicional e de incentivar os jovens alunos a criarem soluções sustentáveis – APPS – para um mundo melhor – FOR GOOD. Apesar da pandemia que obrigou o mundo a parar, professores e alunos, à distância e de forma resiliente, continuaram a aplicar o seu poder de ação na sua comunidade.


Outubro 2019

Arranque do Programa

Welcome Session Online
90 professores

Outubro 2019 a Março 2020

Formação Professores

1 Sessão presencial
Porto, Lisboa, Coimbra e Madeira

5 Sessões síncronas
154 professores creditados

Novembro a Dezembro 2019

Visita INICIAL

às escolas que participam pela 1ª vez
65 escolas
129 professores
90 alunos

Maio a Junho 2020

Visita FINAL

Pela 1ª vez realizámos visitas VIRTUAIS às escolas e continuámos com o apoio telefónico
28 visitas virtuais
53 professores
208 alunos

Sessões com Experts

+15 pedidos pelas escolas

28 Maio 2020

1º Encontro Regional VIRTUAL na Polónia

Portugal apoia o desenvolvimento do piloto do Apps for Good na Polónia com 6 escolas.
12 equipas
8 professores
41 alunos

1 a 3 Julho 2020

Encontros Regionais VIRTUAIS em Portugal

Uma oportunidade única para celebrarmos em conjunto e de forma VIRTUAL todo o trabalho desenvolvido pelas 90 equipas de alunos que participaram nos Encontros Regionais Norte (Valongo) e Centro-Sul (Oeiras).
20 soluções foram selecionadas para o Evento Final
42 escolas
114 professores
386 alunos

ESCOLAS

221 ESCOLAS

CICLO DE ENSINO?




COMO APLICARAM?



TIPO DE ENSINO?


61% Regular
39% Profissional
3% Vocacional

Uma das vantagens destacadas pelas escolas:
O RECURSO AO DIGITAL E AOS CONTEÚDOS ONLINE

HOME STUDY   |   foram lançados 3 novos cursos na plataforma para os alunos fazerem em casa – desde o design básico de uma app ao machine learning.


INSCRIÇÕES 7ª EDIÇÃO APPS FOR GOOD

www.cdi.org.pt/apps-for-good

PROFESSORES


525 PROFESSORES

* Matemática e Ciências, Física – Química, Biologia e Geologia, Artes Visuais, Inglês, Português, Geografia, Bibliotecário, Educação Especial, entre outras


8 PONTOS DE IMPACTO DO APPS FOR GOOD NOS PROFESSORES


Tem um maior conhecimento das capacidades e talentos dos seus alunos

Mais satisfeitos profissionalmente

Exploraram novas metodologias de ensino

Adquiriu novas competências técnicas

Tem maior confiança em ensinar

Tem um maior envolvimento profissional na escola

Tem um maior trabalho colaborativo com outros professores

Considera a metodologia do Apps for Good muito útil a ser aplicada, estabelecendo uma forte relação com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular


Referencial Europeu de Competências Digitais para Educadores, DigCompEdu

A participação no Apps for Good está alinhada com as 6 áreas do Referencial contribuindo positivamente para o desenvolvimento de competências digitais nos professores. Tem maior impacto na promoção das competências digitais junto dos alunos, pelo envolvimento profissional e pela capacitação dos alunos.


NINJA

É um/a professor/a que participou em edições anteriores do Apps for Good. É conselheiro, é exemplo de boa práticas educativas, que partilha a sua experiência com outros professores e que contribui para a melhoria e crescimento do programa.

O grupo de Professores NINJA integra 11 elementos, até à data.



O QUE FIZERAM?

  • Encontros Anuais NINJA
  • Formação User Experiencie
  • Grupo de Trabalho Erasmus+
  • Grupo de Trabalho DACs (Domínios de Autonomia Curricular)
  • Participação em eventos (Encontros Regionais Virtuais e na Formação de Professores)

Quais as áreas mais potenciadas pela participação continuada dos professores NINJA no Apps for Good? *

* Com base no Referencial Europeu de Competências Digitais para Educadores – DigCompEdu.


O QUE DIZEM OS NINJAS?

Muito positiva a colaboração e partilha entre os professores

Uma oportunidade de desenvolver novas e relevantes competências de índole pessoal e profissional

A possibilidade de receberem reconhecimento exterior, nomeadamente junto da escola (pares e hierarquias)

ALUNOS



3382 ALUNOS




IMPACTO NAS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS
18/19 | 19/20


Este ano as aulas presencias foram suspensas mas, ainda assim, registou-se um aumento ao nível da confiança e resiliência dos alunos assim como nas suas capacidades de resolução de problemas, comunicação e criatividade.

79%   2018/2019

77%   2018/2019


O ALUNO NA ESCOLA...



O ALUNO NO FUTURO...

Para além do impacto direto nas competências e na confiança dos alunos, o Apps for Good também desperta o interesse dos alunos para diferentes percursos académicos ou profissionais. O contacto que os alunos têm com a comunidade de Experts é fundamental para a ligação entre a sala de aula e o mundo real.


MAIOR INTERESSE EM...




RAPARIGAS E TECNOLOGIA?

Continua a ser um dos objetivos do Apps for Good compreender o impacto do programa no interesse e motivação das raparigas para projetos ligados à tecnologia.
Amostra: 205 raparigas, com idades entre os 10 e os 20 anos, que estão a frequentar o ensino básico e secundário. 


Entendem que projetos na área das tecnologias dirigem-se tanto às raparigas como aos rapazes

Sentem-se com capacidade para desenvolverem projetos ligados à área das tecnologias

Entendem que a sua participação no Apps for Good estimulou o seu interesse pela tecnologia

Pensam num futuro académico ou profissional ligado à área da tecnologia


FELLOW

É um/a aluno/a que já participou no programa e na competição do Apps for Good. Já depois da sua participação no programa, continua ligado a novas experiências com parceiros, eventos, formação, organização e dinamização dos Encontros Regionais em conjunto com a equipa do Apps for Good.

Falámos com um grupo de Fellows

Verificámos que a ligação com o programa perdura os seus efeitos ao nível das competências de resolução de problemas, nas suas capacidades de comunicação e de apresentação de ideias, na sua confiança em geral, na sua resiliência e criatividade, na sua responsabilidade social e competências de gestão de projeto, no trabalho em equipa, nas suas competências de programação e no valor das tecnologias para responder a problemas sociais.

Porquê participar na Comunidade de FELLOWS?

“Participo no grupo de Fellows porque quero continuar envolvido no Apps for Good”

“Querer contribuir de alguma forma para um projecto que me deu tanto”

“Continuar em contacto com o CDI e o projeto Apps for Good, para poder ajudar em futuros eventos, conhecer novas pessoas e estar disponível para fazer coisas novas, sempre dando o meu máximo”

“Foi o Apps for Good que me motivou a entrar no curso em que estou, por isso, de uma certa forma, acho que este projeto mudou o meu rumo de vida”

“Desde que participei no Apps for Good que tenho muito mais facilidade em fazer todas as apresentações que preciso”


RECONHECIMENTO

O Apps for Good Portugal é considerado pela Comissão Europeia como uma das práticas inspiradoras para o amanhã do mundo digital.

O Apps for Good ganhou o Selo INCoDe.2030 como iniciativa de referência para a EDUCAÇÃO.

O Apps for Good foi o vencedor da 6ª Edição do Prémio AGIR da REN – 2020 – dedicado à promoção do sucesso escolar e ao combate do abandono escolar.

O Apps for Good do CDI Portugal foi distinguido com uma menção honrosa na 10ª Edição do Prémio Manuel António da Mota.

Pela primeira vez, o Reino Unido abriu a sua competição a todas as equipas Apps for Good do mundo. Uma equipa de alunos portuguesa foi finalista e ganhou o Prémio do Público:

SandSpace do Agrupamento de Escolas Serafim Leite. Criada no contexto da pandemia do Covid-19 a SandSpace permite aos utilizadores de 685 praias nacionais indicarem e saberem os níveis atualizados de ocupação do areal. Está disponível para download na Google Play Store.

PARCEIROS APPS FOR GOOD