SOBRE A CASA DO CONHECIMENTO EM VALONGO

A Casa do Conhecimento em Valongo situa-se no Fórum Cultural Vallis Longus e está aberta ao público de 2ª a 6ª feira, entre as 9h30 e as 13h00 e depois entre as 14h00 e as 17h30. Foi inaugurada na 1ª Edição do Switch to Innovation Summit com José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo e com Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho – o evento de dois dias que deu palco à Inovação Social com Tecnologia – no dia 18 de Junho de 2021. Veja a seguir o Momento da Inauguração.

É um espaço equipado com tecnologias para envolver e sensibilizar os cidadãos em desafios de inovaçãoaprendizagemcriatividadeexperimentação tecnológica e conhecimento, dinamizando a comunidade local para potenciar o desenvolvimento económicosocial e o empreendedorismo local. Por isso, é um espaço que está aberto à população, com uma equipa preparada para receber qualquer pessoa e muita vontade de dinamizar o Município de Valongo em torno das tecnologias de informação, do conhecimento e da inovação.

As Casas do Conhecimento representam os canais pelo quais as autarquias e a Universidade do Minho procuram sensibilizar e envolver o cidadão tendo por base uma rede de pessoas e de recursos na área das tecnologias, que funcionam como suportes da partilha do conhecimento e da promoção da inovação.

ATIVIDADES

LAN HOUSE

CLUBE DE CÓDIGO | CODERDOJO

As portas estão abertas da Lan House de Valongo, de forma livre e gratuita!

É só consultarem as normas de participação AQUI

É um espaço com computadores gaming com o principal fim de entretenimento com jogos em rede ou online, streams, videos e para acesso a informação rápida para consulta.

Quinzenalmente aos sábados das 10h00 às 11h30 para crianças e jovens
entre os 9 e os 14 anos de idade.

O Clube de Código é um projeto criado pelo Bernardo Leite – um dos vencedores da 6ª Edição do Orçamento Participativo Jovem Valongo (OPJV) com o projeto «Clube de Código: Cria o teu jogo». Neste momento, a Casa do Conhecimento em Valongo tem um CoderDojo nas suas instalações de livre acesso – na prática, um conjunto de aulas de programação adaptadas às crianças de forma a que aprendam a criar o seu próprio jogo, site entre outras temáticas.

PARTICIPAÇÃO MEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIA

*Assim que se inscrever, receberá uma confirmação da sua participação pela equipa.
As vagas são limitadas ao espaço existente.  

NOTÍCIAS

Erasmus+
Escola Profissional Gondomar

29 abril 2022

32 alunos e 15 professores da Grécia, Itália, Bélgica e Eslováquia do programa Erasmus + da Escola Profissional de Gondomar, tiveram a oportunidade de experimentar atividades didáticas com kits de robótica criativa, realidade virtual, estampagem e gaming! Ao mesmo tempo, professores das várias nacionalidades estiveram reunidos!

PITCH
com OPJV

19 e 20 março 2022

Nos dias 19 e 20 março os jovens proponentes do Orçamento Participativo Jovem de Valongo estiveram em gravações do PITCH – um vídeo de apelo ao voto, defendendo o seu projeto para depois poderem divulgar na fase de votação!

Academia CDI
com SAP

14 março 2022

O CDI Portugal e a SAP juntaram-se para criarem a Academia CDI com SAP para participantes que tenham deficiência/incapacidade testada e/ou desempregados de longa duração (DLD). O objetivo? Desenvolverem as suas soft skills e também as suas competências técnicas e tecnológicas para se qualificarem como utilizadores da aplicação ERP da SAP para gestão financeira – uma área de forte procura e valorização no mercado.

CODERDOJO | Astro PI
Mission Zero

12 março 2022

A última sessão da CoderDojo, no dia 12 de março, foi muito especial! Os participantes envolveram-se na atividade internacional “Mission Zero”, promovida pela fundação Raspberry Pi e pela Agência Espacial Europeia . Os jovens desenvolveram um programa capaz de medir o nível da humidade (com um sensor) a bordo da Estação Espacial Internacional e comunicá-la aos astronautas através de uma mensagem personalizada. Essa mensagem será exibida durante 30 segundos!

4º Encontro Anual NINJA
Apps for Good

11 março 2022

A Casa do Conhecimento de Valongo recebeu o 4º Encontro Anual dos NINJA do Apps for Good. Os NINJA são professores/as que já aplicaram ou que aplicam a metodologia do programa e que partilham as suas experiências para, em conjunto, melhorarmos as suas práticas educativas! Durante a tarde, estiveram rodeados de Tecnologias Imersivas! Foi um dia intenso mas muito produtivo!

Erasmus+ |
Agrupamento de Escolas de Ermesinde

7 março 2022

32 alunos e 12 Professores da Islândia, Turquia e Finlândia do programa Erasmus+ do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, tiveram a oportunidade de experimentar atividades didáticas com kits de robótica, realidade virtual, impressão 3D, estampagem e gaming!

Erasmus+
Agrupamento de Escolas de Ermesinde

14 fevereiro 2022

21 alunos e 7 Professores da Croácia, Turquia, Lituânia e Hungria do programa Erasmus+ do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, tiveram a oportunidade de experimentar atividades didáticas com kits de robótica, realidade virtual, impressão 3D e estampagem!

LAN HOUSE
Abertura Oficial

17 de Janeiro 2022

As portas estão abertas da Lan House de Alfena e de Valongo, de forma livre e gratuita! É só consultarem as normas de participação no local
É um espaço com computadores gaming com o principal fim de entretenimento com jogos em rede ou online, streams, videos e para acesso a informação rápida para consulta.

CODERDOJO
CLUBE DE CÓDIGO

Acontece Quinzenalmente aos Sábados - 10h00 às 11h30 Até junho 2022

Workshops de programação para crianças e jovens – que acontecem quinzenalmente aos sábados no período da manhã – através da criação de jogos, animações, websites, robôs e arte digital. O lema é aprender a usar a tecnologia de forma crítica e criativa.

4 MAKERS
com CRIANÇAS DO 1º CICLO

Dias 16 e 17 de novembro 2021

81 crianças do 1º Ciclo das Escolas de Fijós, Montes da Costa, Mirante dos Sonhos e Barreiro participaram na Academia Makers Kids! Foram dois dias de ações de
sensibilização e formação na área Maker e empreendedorismo, com base na filosofia de “do it yourself” e “learning by doing”, onde as crianças tiveram contacto com diferentes tecnologias, desde a robótica criativa, impressão 3D e corte de vinil decorativo.

4 MAKERS
com JOVENS

Dias 18 e 19 de novembro 2021

Com 20 jovens da Escola Profissional de Valongo que participaram numa ação de 16h a experienciarem programação com Arduíno e Impressão 3D.

Inauguração da
Casa do Conhecimento em Valongo

18 de junho 2021

A Casa do Conhecimento em Valongo foi inaugurada na 1ª Edição do Switch to Innovation Summit com José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo e com Rui Vieira de CastroReitor da Universidade do Minho – o evento de dois dias que deu palco à Inovação Social com Tecnologia – no dia 18 de Junho de 2021 no Fórum Cultural Vallis Longus.

RESERVE O SEU ESPAÇO

Cada pessoa poderá reservar cada um dos espaços seguintes, mediante disponibilidade, para uma atividade que queiram realizar. Todos os espaços têm Wi-Fi gratuito. A reserva está sujeita a confirmação por parte da equipa de gestão da Casa do Conhecimento.

ESPAÇO
3D

Zona para a dinamização de atividades de modelação e impressão 3D. Equipado com: – 2 computadores fixos – Impressora 3D Prusa i3 + Impressora 3D Flashforge – Scanner 3D
Lotação máxima – 5 Pessoas

SALA
CONFERÊNCIAS

Sala multiusos equipada com ecrã, mesas e cadeiras.
Lotação máxima – 15 a 20 pessoas

ESPAÇO
CRIATIVO

Espaço equipado com impressora plotter e prensa térmica. Permite a dinamização de atividades criativas com vinil ou estampagens em tecidos.
Lotação máxima – 10 pessoas

ESPAÇO
LOUNGE

Zona de chill-out, equipada com sofás e puffs. Neste espaço, encontra-se a Gaming Room (projeto OPJV) equipada com Ecrã e PS4.
Lotação máxima – 10 pessoas

ESPAÇO
E-SPORTS

Zona para a prática de jogos eletrónicos, equipado com 7 computadores de gaming e acessórios. Nesta zona encontra-se a Lan House (projeto OPJV).
Lotação máxima – 7 Pessoas

ESPAÇO
ROBÓTICA

Espaço para a realização de atividades de robótica. Equipado com: – Computador fixo; – 1 kit de robótica Dobot Magician – Multifunctional Robotic Arm – 2 Malas de aprendizagem e Projetos JoyPI para Respberry Pi – 1 Kubo Coding + Bundle
Lotação máxima – 10 pessoas

ESPAÇO
CAPACITAÇÃO

Espaço para a dinamização de iniciativas e/ou utilização de outros equipamentos presentes na Casa do Conhecimento. Equipado com painel interativo, portáteis, cadeiras e mesas.
Lotação máxima – 20 participantes

CONTACTOS

📍 Morada: Avenida 5 de Outubro.° 72, 4440-503 Valongo

☎️ Telefone: 967 149 309

📧 E-mail: casadoconhecimentovalongo@cm-valongo.pt

📆 Horário: 2ª a 6ª feira das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

OS PARCEIROS