Comunidade

Transformação social através da tecnologia, como?

A mais conhecida e tradicional linha de intervenção do CDI a nível global. Jovens/seniores/adultos identificam um problema da sociedade/comunidade em que vivem e utilizam ferramentas digitais para conceção, planeamento e implementação do projeto social a fim de resolver esse mesmo problema.

Impacto

0
CDI Comunidade
0
Pessoas Impactadas

Projetos CDI Comunidade

CDI Comunidade HIT (2017):

Projeto no âmbito do programa BipZip, com colaboração de diversas entidades, nomeadamente a Fundação Aga Khan e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde os alunos de PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) da Escola das Olaias criaram uma música de sensibilização para a problemática do bullying intitulada “Estamos Juntos”.

 

Estado Puro (2017):

Jovens adultas reclusas, integradas no Estabelecimento Prisional de Tires, criaram um guia pessoal para se apresentarem de forma mais criativa aos trabalhos disponíveis dentro do estabelecimento e assim serem seleccionadas  mediante as suas características e aptidões.

 

CDI Alcabideche (2015):

Jovens da Academia de Champs desenvolveram um vídeo de sensibilização e alerta para a mudança positiva que ocorreu nas suas vidas graças ao ténis, tendo sido o mesmo mostrado ao Presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche com o intuito de se disponibilizar acesso livre ao campo de ténis.

 

CDI Musgueira II (2015):

O segundo grupo de jovens do Centro Social da Musgueira desenvolveu um cartaz e vídeo de sensibilização apelando à mudança de atitude da população relativamente ao lixo na comunidade.

 

Amadia (2015):

Jovens do projeto de Almada criaram um site com o Ministério da Justiça para compras online de materiais feitos por reclusos.

 

CDI Santa Maria da Feira com a Fundação da Juventude e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (2014):

Jovens criaram um canal de televisão digital para cobertura jornalística de forma a sensibilizar a comunidade para os diversos problemas da mesma.

 

CDI Laranjeiro (2014):

Jovens do Programa Escolhas fizeram uma proposta à Câmara Municipal de Almada para a construção de um campo lúdico no Laranjeiro, pois acreditavam que a falta de espaços para a ocupação dos jovens levava a uma maior probabilidade de praticar comportamentos desviantes.

 

CDI Cacém (2014):

Jovens do Programa Escolhas, em conjunto com graffitters profissionais, grafitaram um mural para consciencialização da diferença entre vandalismo e arte urbana.

 

CDI Musgueira (2014):

Jovens do Centro Social da Musgueira no Alto Lumiar fizeram uma campanha de sensibilização contra o abandono escolar.

 

CDI Apps for Good (2014):

O Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Lago – Escola da Bela Vista desenvolveu um projeto em contexto de Clube de Informática, onde foi criada uma app de ajuda à organização da aprendizagem.

 

CDI Bela Vista com a Câmara Municipal de Setúbal (2014):

Jovens do Bairro da Bela Vista, em Setúbal, criaram um jornal online com notícias e curiosidades positivas acerca da sua comunidade, de forma a combater a imagem distorcida que pessoas exteriores tinham do Bairro.

 

CDI Almada (2013):

Jovens do Centro Porta Amiga da AMI criaram um website, com o objetivo de apresentar à comunidade uma agenda de eventos do bairro, história, etc.

 

CDI Vale de Cambra (2013):

Jovens do Centro De Acolhimento da Cruz Vermelha de Vale de Cambra criaram uma microempresa de artigos de vestuário e merchandising com loja online de forma, para colmatar a falta de oportunidades profissionais para jovens.