Partilhe diretamente o seu conhecimento com Alunos e Professores do Apps for Good!

Faça parte da Comunidade de Experts do Apps for Good

Escute

É importante ouvir as ideias dos alunos. Ao mesmo tempo, tente desafiá-los a pensar de outras formas e dê os seus conselhos.

Desbloqueie

Mostre como as competências desenvolvidas em ambiente escolar são importantes para o mercado de trabalho e partilhe a sua experiência.

Inspire

Aproveite esta oportunidade para impactar e inspirar alunos e professores.

O QUE É SER EXPERT?

É ser alguém que disponibiliza um pouco do seu tempo para ouvir as ideias dos alunos e professores. São ideias que pretendem mudar pequenos pedaços do mundo através do desenvolvimento de uma solução tecnológica.

É ser alguém que partilha o seu conhecimento, independentemente da área e que tenha experiência no mercado de trabalho.

É alguém que partilha o seu conhecimento empírico, que questiona, que aconselha, que sugere, que apresenta novas perspetivas ou que valida outras.

COMO SER EXPERT?

O QUE FAZ O EXPERT?

  • Em contexto de sala de aula, professores e alunos chegam a um ponto em que precisam de uma nova perspetiva para avançar com uma ideia ou querem criar uma nova dinâmica para aumentar a sua motivação ou mesmo até quando precisam de conhecimento numa área específica. É aí que solicitam um Expert na plataforma do Apps for Good.
  • O Expert receberá esses pedidos na plataforma e, se for de acordo com a sua área e tiver disponibilidade, aceita o desafio e realizam uma sessão online.

COMO FUNCIONA?

Após fazer o seu registo na plataforma, só tem que guardar o seu Nome de Utilizador e Palavra-Passe e entrar as vezes que entender. É na sua plataforma que terá acesso aos pedidos dos/as Professores/as e que aceita os pedidos de sessão.

Assim que aceitar uma Sessão na plataforma, o/a professor/a entrará em contacto consigo.

As sessões são online (via Teams ou outra plataforma) no tempo que tiver disponível – pode fazer uma sessão por ano ou uma por semana, não há limite!

A duração média de uma sessão é de 30 minutos a 1 hora;

áreas de conhecimento

Criação de Ideias

Apresentação das primeiras ideias – os alunos farão um pitch;
Porquê que escolheram determinada ideia?
Público-alvo e sua caracterização?
Como promover a app junto do seu público?
O que já existe no mercado?

(O Expert irá guiá-los relativamente aos próximos passos a dar);

Conhecimento do Mercado

Como diferenciar a app das outras que já existem no mercado?
Quais as principais falhas no mercado?
Foco demográfico da app?
Quais as necessidades do target/público-alvo?

(O Expert deverá avaliar se as ideias dos alunos são viáveis ou não e como acrescentar valor à ideia?)

Viabilidade Técnica e de Dados

Design das apps – fluxo global, interação, arquitectura de informação e utilização no geral;
As funções propostas para a app são tecnicamente viáveis?
Onde vão buscar os dados que alimentam a app?

Experiência do Utilizador e Design

Design das apps – fluxo global, interação, arquitectura de informação e utilização no geral;
As funções propostas para a app são tecnicamente viáveis?
Onde vão buscar os dados que alimentam a app?

Código e Desenvolvimento Web

Programas de programação;
Clareza quanto à necessidade, solução, público-alvo e rota de mercado;

Modelos de Negócio

Compreender o cliente-alvo;
Delinear a melhor forma de os alcançar;
Gerir da melhor forma o feedback dado aos clientes e obter dados de melhoria no desempenho de forma contínua;
Técnica Modelo Canva;

Marketing e Falar em Público

Compreender a estrutura, tempo e pontos-chave de uma apresentação;
Como desenvolver uma história coerente;
Que competências de comunicação são necessárias de praticar: projeção de voz, presença em palco, olhar para a frente, etc…

Carreiras

Inspirar os alunos a explorar carreiras dentro da área tecnológica, da sustentabilidade, inovação ou noutras áreas;
Partilhar a sua experiência de trabalho;

Internet das coisas | IoT | Machine Learning | Python

Ajudar os alunos a usar dispositivos conectados à Internet para criar protótipos;
Explorar algoritmos e ética com Machine Learning.

TESTEMUNHOS

  • “É inspirador testemunhar a evolução das ideias dos alunos ao longo das sessões. A criatividade e inovação que eles trazem para a mesa são incríveis, e é gratificante vê-los transformar as suas ideias iniciais em produtos mais aprimorados apenas com alguma orientação da nossa parte. “

    Expert
  • “Nas sessões de Pitch, observo euforia e motivação para partilhar TUDO sobre as suas aplicações. No entanto, o desafio é direcionar esse entusiasmo para os aspetos essenciais do pitch. Assim que compreendem a importância desse foco, os olhos dos alunos brilham com uma nova perspetiva, encarando o desafio com uma determinação revigorada. “

    Expert