No final do programa Apps for Good as equipas de alunos integrados no programa são convidadas a participar na competição Apps for Good, que tem duas fases: os encontros regionais e o evento final. Neste encontro, os alunos são desafiados a demonstrar o trabalho que desenvolveram ao longo do programa, através do um pitch e em Marketplace. Nos encontros regionais são selecionadas as melhores soluções que participarão no Evento Final. Esta é uma fase opcional do programa, mas acreditamos ser uma oportunidade para as equipas demonstrarem e partilharem o trabalho realizado ao longo do ano letivo.
1º Prémio Secundário, GALP | Manuel Andrade, Head of Open Innovation Genius – Fralda Inteligente – Escola Secundária de Nelas (Secundário).
Uma solução que se baseia na criação de uma fralda inteligente para pessoas acamadas, de forma a melhorar a qualidade de vida e conforto do paciente, com monitorização e medição contínua dos níveis de humidade/ph/temperatura, detetando quando a fralda necessita de ser trocada.
1º Prémio Básico, Direção Geral da Educação | Pedro Cunha, Diretor Geral da Educação – 4AIUobs – Escola Secundária de São Lourenço, Ermesinde, Valongo (Básico.
Uma solução que pretende ser muito mais do que apenas um mero motor de busca de oferta e procura, mas também um ponto de sensibilização e informação acerca das vantagens para empregadores em recrutar pessoas com deficiências ou limitações.
2º Prémio Secundário, Synopsys | Célio Albuquerque, Vice-Presidente de Engenharia – COME in Guide – Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Santarém (Secundário).
App de apoio a imigrantes para procedimentos de caráter funcional, no território nacional, com acesso a serviços, núcleos por nacionalidade e Banco de Horas.
2º Prémio Básico, SRS Legal | Neuza Pereira de Campos, Sócia/Partner – Snap Work – Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Básico).
Uma app que pretende facilitar a contratação temporária de pessoas para serviços de hotelaria e turismo, de forma a responder ao crescimento turístico na ilha do Pico.
3º Prémio Secundário, APM (Associação Professores de Matemática) | Joaquim Pinto, Presidente Conpact – Orgs Connected – Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco (Secundário).
A Conpact é uma ideia que visa beneficiar as associações dos Municípios oferecendo uma plataforma intermediária que permite facilitar a gestão e a partilha de recursos entre elas.
3º Prémio Básico, APPI (Associação Professores de Inglês) | Manuela Pinto, Tesoureira – Match2Learn – Escola Secundária Fernando Namora, Amadora (Básico).
A app Match 2 Learn consiste num programa mentor-mentorando, em que alunos da mesma ou de outras turmas se oferecem para ajudar outros alunos.
Prémio Vencedor 2.0, Área Metropolitana do Porto | Ana Amorim, Secretária Executiva Metropolitana – Pix BomBom – EB 1,2,3/S Cardeal Costa Nunes – Sede UO (2.0).
Uma App que de forma inovadora vende bombons originais, diverte os clientes com alguns jogos educativos sobre os benefícios da laranja e das ervas aromáticas e inclui também a possibilidade dos clientes receberem vouchers para viajar destino Açores.
Prémio do Público, REN | Nuno Alves, Responsável de Sustentabilidade – Rodas Controladas– Escola Básica Júlio Brandão, Vila Nova de Famalicão (Básico).
Através de funcionalidades de navegação, de registo de pontos de acessibilidade ou de difícil acesso, esta solução volta-se para os que enfrentam limitações motoras, onde é fornecida ajuda em tarefas básicas da vida e onde é permitida uma deslocação em segurança.
Prémio Jovem Aluna.PT, .PT | Luísa Ribeiro Lopes, Presidente Leonor Lázaro da solução – Take Care of Me
Prémio Digital Young Women, Synopsys | Célio Albuquerque, Vice-Presidente de Engenharia Andreia Ramos da solução Take Care of Me – Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia (Secundário).
Uma solução baseada num jogo multiplayer que simula a realidade, em que o cuidador adota uma criança (virtual). É possível assim a angariação de fundos para ajudar instituições e organizações sem fins lucrativos que apoiem a educação e o desenvolvimento e bem-estar de uma criança (real).
Prémio Tecnológico, Microsoft | Rita Serra, Industry Account Executive Conpact – Orgs Connected – Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco (Secundário).
A Conpact é uma ideia que visa beneficiar as associações dos Municípios oferecendo uma plataforma intermediária que permite facilitar a gestão e a partilha de recursos entre elas.
Prémio Climate & Energy, GALP | Sandra Aparício, Head of Social Impact PowerPool – Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda.
Prémio Cooler Planet, BNP Paribas | Miguel Pinto Mendes, Head of Innovation and Continuous Improvement – Caudalímetro Inteligente – Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto (Secundário).
O dispositivo funciona como elemento persuasivo para consumos de água domésticos prolongados ou para detetar fugas de água.
1ª Melhor App – Secundário | +PorSi – Escola Secundária de Sacavém.
Uma solução para melhorar e promover a comunicação entre cidadãos e a Junta de Freguesia de Sacavém e Prior-Velho.
Prémio da Galp – UpComing Energies (Ana Casaca)
1ª Melhor App – Básico | Collect Oil – Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga
Uma solução para promover e motivar a população a reciclar o óleo utilizado!
Prémio da Direção-Geral da Educação (Maria João Horta)
2ª Melhor App – Secundário | EP+ – Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro
Uma solução para melhorar os procedimentos interno num Estabelecimento Prisional.
Prémio da Synopsys (Luísa Diogo)
2ª Melhor App – Básico | Recycle Go Give Now – Escola Básica da Maia
Uma solução para encontrar contentores para reciclar materiais específicos e para saber onde doar artigos que já não se utilizam.
Prémio da SRS Advogados (Paula Borges)
3ª Melhor App – Secundário | SmartShower – Escola Secundária da Maia
Uma solução para diminuir o desperdício de água nos momentos iniciais do banho.
Prémio da APM (Joaquim Pinto)
3ª Melhor App – Básico | School Care Students (SCS) – Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga
Uma solução para troca de bens essenciais entre todos os alunos da escola.
Prémio da APPI (Manuela Pinto)
Prémio Tecnológico | SmartShower – Escola Secundária da Maia
Uma solução para diminuir o desperdício de água nos momentos iniciais do banho.
Prémio da Microsoft (Eduardo Antunes)
Prémio Jovem Aluna.PT | Carolina Vale – Escola Secundária de Molelos, Tondela
Criadora da solução For Disability para que pessoas com deficiência e cuidadores tenham acesso a mais informação sobre um conjunto de deficiências.
Prémio do .PT (Inês Esteves)
Prémio Young Digital Women | Francisca Rodrigues – Escola Secundária D. Maria II, Braga
Criadora da solução LP&G para tornar a Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa mais interativa e lúdica.
Prémio da Synopsys (Luísa Diogo)
Prémio Público | Bus Stop – EB 2/3 Dr. Eduardo Brazão de Castro
Uma solução para centralizar a gestão de utilização da rede de transportes públicos no Funchal.
Prémio da REN (José Pedro Abrantes)
Prémio Cooler Planet | Collect Oil – Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga
Uma solução para promover e motivar a população a reciclar o óleo utilizado!
Prémio do BNP Paribas (Ana Margarida Belo)
Prémio Climate&Energy | EcoBox – Escola Secundária de Vila Verde
Uma solução que propõe reduzir os gastos de papel e tinta consequentes da impressão de talões.
Prémio da Galp – UpComing Energies (Manuel Andrade)
1ª Melhor App – Secundário | RestaurArte – Escola Secundária Paços de Ferreira (E.P do Vale do Sousa).
O restauro de móveis é utilizado para valorizar financeiramente uma peça antiga e/ou para adaptar um móvel para a realização de uma nova função. Assim, a utilização da app servirá como alavanca para o restauro de móveis e, por isso, contribuirá a diminuição do consumo de recursos, preservando o meio ambiente, e contribuindo para a o incremento da economia circular.
Prémio entregue por Sandra Aparício – Fundação GALP.
1ª Melhor App – Básico | MyOwn – Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão
Na nossa escola todos os anos os alunos perdem peças de roupa e outros objetos, que ficam guardados na sala de perdidos e achados sem serem reclamados. Para resolvermos este problema criamos a solução MyOwn. Esta solução conta com uma aplicação nativa para telemóveis Android e uma etiqueta personalizada. Através da aplicação, e fazendo o scanner da etiqueta, é possível identificar com rapidez e fiabilidade o dono das peças de roupa e os objetos perdidos.
Prémio entregue por José Vitor Pedroso – Direção Geral de Educação.
2ª Melhor App – Secundário | UniAccess – Escola Secundária da Quinta do Marquês, Oeiras
É muito difícil para os estudantes do ensino secundário encontrar informações sobre os cursos superiores e as candidaturas, já que estas estão dispersas. Assim decidimos criar uma app que reunisse a grande maioria das informações disponíveis sobre a escolha da universidade, tendo como elementos diferenciadores a localização, o valor das propinas e o ser pública ou privada, calcule a média do aluno e compare-a com o curso, e ajude na escolha deste, com recurso a um questionário psicotécnico.
Prémio entregue por Leonor Cunha – SRS Advogados
2ª Melhor App – Básico | EcoBenefit – Escola Básica Irmãos Passos, Guifões, Matosinhos
Esta ideia é dirigida à recolha de resíduos , com o objetivo de reduzir o impacto da poluição. Pretende aliar a consciência ecológica dos cidadão a um movimento desafiante/divertido, assim como envolver empresas que têm preocupações ambientais.
Prémio entregue por Nélson Pereira – Synopsys.
3ª Melhor App – Secundário | SafeShop – ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores
A nossa aplicação insere-se num sistema de gestão do acesso a espaços comerciais. Com a nossa aplicação as pessoas sabem, através de um sistema de semáforo, se um espaço comercial está lotado ou se podem dirigir-se para fazer as suas compras. Com a app SafeShop e usando as coordenadas do smartphone é possível ter acesso à informação das lotação das lojas que e outras informações. Esta é uma proposta para melhorar a gestão de tempo das pessoas e aumentar a sensação de segurança.
Prémio entregue por Manuela Pinto – APPI
3ª Melhor App – Básico | 4Planet – Escola Secundária Camilo Castelo Branco
A maioria dos cidadãos não conhece a sua pegada ecológica, ou seja, o impacto que causam no Planeta. Partindo deste pressuposto, o nosso público alvo são jovens dos 10-15anos, pois serão a geração futura e nela está a esperança do nosso planeta. Pretendemos que todos os utilizadores sejam desafiados a reduzir a sua pegada ecológica, adotando comportamentos sustentáveis. O nosso ingrediente secreto é a capacidade de desafiar os amigos/vizinhos…a cumprirem desafios que vão salvar o Planeta!
Prémio entregue por Lucília Teles – APM
Prémio Future Up | GreenTasks – Escola Básica N.1 Saboia
Esta app permite cuidar virtualmente de uma planta que cresce à medida que vamos cumprindo tarefas, sugeridas pela pp, como p.e. reciclar, plantar árvores, limpar a floresta. Vamos ganhando pontos que poderão ser utilizados para aceder a produtos virtuais necessários ao desenvolvimento da planta. À medida que ganhamos pontos, subimos de nível e ganhamos recompensas. Provamos que realizamos tarefa, submetendo fotos. Recebemos notificações diárias para não esquecer de cuidar da nossa planta.
Prémio entregue por Sandra Aparício – Fundação GALP
Prémio Cooler Planet | Movel4You – Escola Secundário de Paços de Ferreira (E.P do Vale do Sousa)
Esta app nativa é uma plataforma agregadora de fornecedores/vendedores de mobiliário, socialmente e ecologicamente sustentável. Esta app contribuirá para a inversão do paradigma da compra online de mobiliário nos tradicionais motores de busca, uma vez que o utilizador, de uma forma rápida, segura e simples, encontrará o móvel que deseja adquirir, sem ter de despender muito tempo. Movel4You vai ao encontro das necessidades do cliente que, cada vez mais, opta pela compra de móveis online.
Prémio entregue por Gonçalo Cardoso de Pina – BNP Paribas
Prémio Jovem Aluna.PT | Evina Pimenta (11 Fontes) – Colégio Senhor dos Milagres
A aplicação 11Fontes, mais do que resolver o problema do hábito recorrente de comprar garrafas e garrafões de água de plástico, pretende ser a aplicação do concelho de Leiria que dá a solução eficaz de encontrarmos a fonte de água potável mais próxima. Além de podermos saber se estamos perto de uma fonte, com a 11Fontes, sabemos em tempo real a ocupação da fonte e ainda a possibilidade de fazer a marcação para a data mais conveniente. Volta a encher a tua garrafa gratuitamente!
Prémio entregue por Luísa Ribeiro Lopes – .PT
Prémio Tecnológico | AquaSaver – Escola secundária da Maia
A AquaSaver App programa um alarme que é emitido quando é ultrapassada a quantidade de água e o tempo considerado necessário para um banho. Pretende melhorar as condições de vida da população que sofre diariamente com as dificuldades da escassez de água e da desigualdade na distribuição da mesma. O ingrediente secreto é poder visualizar os gastos de água no nosso telemóvel, podendo analisá-los, o que permitirá um maior controlo dos mesmos e contribuir para a redução do valor das contas da água.
Prémio entregue por Sandra Martinho – Microsoft
Prémio Público | UpCM – Colégio Militar
Esta aplicação sem fins lucrativos, tem como objetivo facilitar a troca, venda e doação de fardas Colegiais. A aplicação também permite a troca de mensagens o que facilita a comunicação entre os utilizadores assim determinando um local e uma forma de fazer negócio.
Prémio entregue por Margarida Ferreirinha – REN
1ª Melhor App – Secundário | SandSpace– Agrupamento Escolas Dr. Serafim Leite.
Desenvolvemos uma aplicação que permite às pessoas ver a ocupação da praia. Com base nos princípios do Citizen Science, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação. Ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.
Prémio patrocinado pela Fundação GALP.
1ª Melhor App – Básico | Plastic Free World– Escola Básica e Secundária do Levante da Maia
A aplicação Plastic Free World disponibiliza a todos os utilizadores dicas simples e práticas para a redução do plástico no quotidiano e ainda disponibiliza sugestões de produtos sustentáveis a adquirir. Salienta-se que toda a informação é organizada de acordo com as divisões da casa, de modo a facilitar a sua rápida e eficaz consulta.
Prémio patrocinado pela Fundação Stavros Niarchos.
2ª Melhor App – Secundário | Faster–Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro.
Ao utilizar a nossa app os nossos clientes, podem requerer um serviço que entrega rapidamente encomendas de pequenas e médias dimensões sem ter de preencher ou se deslocar a qualquer lado. O envio de encomendas é feito por estafetas associados à plataforma, para a morada de utilizadores registados ou posição atual do destinatário.
2ª Melhor App – Básico | PooPet– Agrupamento Escolas Dr. Francisco Sanches
A aplicação tem por objetivo eliminar o problema dos dejetos dos animais através de pontos de recolha, contentores PooPet, onde serão recolhidos os dejetos inseridos previamente em invólucros/sacos contendo códigos de barras. Para dinamizar e incentivar este processo a aplicação tem um sistema de pontos que permite beneficiar economicamente o utilizador.
Patrocinado por Synopsys.
3ª Melhor App – Secundário | Auxilium– Escola Secundária Tomás Cabreira.
A nossa app visa prestar auxílio a indivíduos presos em vícios, como o alcoolismo e a toxicodependência. Pretende fornecer um acompanhamento personalizado ao utilizador, e permitir que este se sinta motivado ao abandono do vício, através de historiais, estatísticas, testemunhos, vídeos motivacionais, metas e conquistas, entre muitas outras funcionalidades a adicionar.
3ª Melhor App – Básico | Cartão Escolar Digital– Escola Básica 2/3 Piscinas – Olivais.
A aplicação que pretendemos criar permite substituir a utilização do cartão escolar físico pela utilização do telemóvel com a nossa aplicação. Assim poderemos realizar todas as funcionalidades do cartão escolar, tais como: dar entrada, comprar almoços, consultar saldo.
Patrocinado por Fundação Altice
Prémio Future Up | BOW (Based on Water)– Escola Secundária de Gondomar
O nosso projeto está assente na construção de uma aplicação e de um dispositivo eletrónico programável por smartphone que permite regular/limitar o consumo diário de água num chuveiro e, por inerência, reduzir o consumo de energia. Deste modo, estaremos a dar um contributo para modificar padrões de consumo que consequentemente possibilitarão um desenvolvimento mais sustentável das comunidades e da sociedade.
Patrocinado por Fundação GALP
Prémio Cooler Planet | ReAPP – Agrupamento de Escolas de Sátão
O foco da app Reapp não só permitir que as pessoas possam “livrar-se” dos itens de que já não precisam, mas também promover um espírito ecológico de reutilização.
Aos nossos olhos a mais-valia da nossa App é o ReuseProgram, uma “plataforma” única que permite aos utilizadores “doarem” itens de que já não precisam para que outros lhe possam dar uma nova vida e inclui informações sobre lojas solidárias.
Patrocinado por BNP Paribas
Prémio Jovem Aluna.PT | Iris Ferreira (PooPet)– Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches
A aplicação tem por objetivo eliminar o problema dos dejetos dos animais através de pontos de recolha, contentores PooPet, onde serão recolhidos os dejetos inseridos previamente em invólucros/sacos contendo códigos de barras. Para dinamizar e incentivar este processo a aplicação tem um sistema de pontos que permite beneficiar economicamente o utilizador.
Patrocinado por .PT
Prémio Tecnológico | SandSpace– Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Desenvolvemos uma aplicação que permite às pessoas ver a ocupação da praia. Com base nos princípios do Citizen Science, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação. Ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.
Prémio Público | Plastic Free World– Escola Básica e Secundária do Levante da Maia
Desenvolvemos uma aplicação que permite às pessoas ver a ocupação da praia. Com base nos princípios do Citizen Science, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação. Ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.
Patrocionado por REN
1ª Melhor App – Secundário | Color You (Instituto dos Pupilos do Exército)
Esta app pretende integrar a pessoa daltónica e facilitar o seu quotidiano, divulgando o alfabeto das cores desenvolvido pela ColorADD. Para além disto, também irá permitir a identificação de uma cor a partir de uma foto (valores de RGB, CMYC e hexadecimal) para reprodução futura, informações sobre os vários tipos de daltonismo, testes de despiste e ainda a introdução de um conjunto de curiosidades ligadas à forma como os daltónicos vêem e interagem com o mundo. Prémio patrocinado pela GALP.
1ª Melhor App – Básico | Must Be Green (Escola Básica e Secundária do Levante da Maia)
Uma aplicação para telemóvel que pretende ajudar a encontrar empresas para limpar os terrenos (introduzindo a localização – código postal e/ou distrito), onde pode comunicar com os responsáveis – via chat – e pedir orçamentos. Prémio patrocinado pela Fundação Stavros.
2ª Melhor App – Secundário | Coursly (Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua)
COURSLY é uma aplicação móvel para os alunos do ensino secundário que não conseguem escolher o curso superior mais adequado para si. Esta solução tem simuladores de médias e testes vocacionais, que orientam melhor os alunos para escolhas mais conscientes e informadas. Prémio patrocinado pela SYNOPSYS.
2ª Melhor App – Básico | Rescue Pets (Agrupamento de Escolas de Saboia)
RescuePets é uma plataforma móvel e web para proporcionar ao público em geral um modo prático de intervirem em situações de abandono de animais. Prémio patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
3ª Melhor App – Secundário | Polumap (Escola Secundária Serafim Leite)
POLUMAP pretende ser uma app móvel e um sítio web para que TODOS, em tempo real, identifiquem os locais onde existe poluição (desde a fluvial até às lixeiras a céu aberto) e, consequentemente, uma atuação sobre a identificação dos pontos de poluição. Prémio patrocinado pela Direção-Geral da Educação.
3ª Melhor App – Básico | Only Heal (Escola Básica e Secundária do Levante da Maia)
A onlyHEAL é uma plataforma digital que estabelece a ligação entre utentes e farmacêuticos (telefonema, chat e/ou sms) e um reservatório para os planos de toma de medicamentos do utente, podendo este partilhar as suas prescrições médicas com os farmacêuticos. Prémio patrocinado pelo Apps for Good UK.
Prémio do PÚBLICO | SOS Adolescência (Externato da Apresentação de Maria)
Com SOS Adolescência o utilizador receberá no imediato dicas e soluções para ajudar adolescentes com problemas sociais – especificamente de bullying – ou outros. Prémio patrocinado pela REN.
Prémio Cooler Planet | Invasoras CV (Escola Secundária D. Dinis)
InvasorasCV é um jogo para combater as plantas invasoras, corte, descasque e arranque. Atualmente, as espécies invasoras são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade a nível mundial. Com este jogo, será possível dar dados sobre a fenologia de uma lista de espécies de plantas invasoras e, com isso, informar e sensibilizar os cidadãos para esta problemática e, assim, diminuir os problemas que estas espécies causam. Prémio patrocinado pelo BNP Paribas.
Prémio Tecnológico | AEEG Alugin (Escola Secundária de Sacavém)
Com a app AEEG Alugin será possível alugar ou alterar online as datas de aluguer dos gimnodesportivos do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, evitando que este processo seja feito presencialmente e tornando esta informação disponível em tempo real a todos os utilizadores dos campos. Prémio patrocinado pela Fujitsu.
Prémio Jovem Aluna.PT | Rita Polido (Escola Básica e Secundária do Levante da Maia)
Prémio patrocinado pelo .PT
1º Prémio | 1936 (Patrocinado por Synopsys)
No livro de José Saramago “O ano da morte de Ricardo Reis” 1936 é o ano em que morre o heterónimo de Fernando Pessoa. O livro é estudado no secundário e este grupo de alunos criou uma aplicação sobre o livro ao apresentar dois roteiros aos utilizadores, para que possam conhecer os locais onde se passa a obra. Uma solução de alunos da Escola Secundária Quinta do Marquês (Oeiras).
2º Prémio | My Pill Dispenser (patrocinado por Fundação Calouste Gulbenkian)
Trata-se de um dispensador de comprimidos via wifi, deixando de ser necessário andar com várias caixas de medicação e que permite ao utilizador receber uma notificação no smartphone para tomar os respetivos medicamentos. Uma solução da Escola Secundária Sá da Bandeira em Santarém.
3º Prémio | I-Dose Pills (patrocinado por REN)
Ajuda a população idosa a gerir os medicamentos a tomar. Uma solução baseada na IoT que mostra ao utente ou ao cuidador se já tomou a medicação, notificando se este processo não estiver a decorrer normalmente. Uma ideia da Escola Profissional de Fafe.
Prémio do Público | Oh My Tools! (patrocinado por SAP)
App de apoio a um cabo inteligente para todos os utensílios necessários na cozinha, no qual se encaixam diversas peças (espátulas, varas de arames, conchas, etc. ), que veio diretamente dos Açores, da Escola Secundária Domingos Rebelo.
Prémio Jovem Aluna.pt (patrocinado por DNS.pt)
Joana Vaz – Da solução 1936, Escola Secundária Quinta do Marquês (Oeiras)
Prémio Tecnológico | My Pill Dispenser (patrocinado por Fujitsu)
1º Prémio | Pensa Antes de Publicar (patrocinado por Synopsys)
Pensa Antes de Publicar é o nome da solução que vem fomentar a leitura de livros pelas crianças, ao utilizar a realidade virtual para animar as imagens dos livros e fazer jogos sobre os mesmos conteúdos. O João e a Mónica são os autores da solução e vêm da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.
2º Prémio | Articulândia (patrocinado por Microsoft)
Articulândia é o nome da solução do Rodrigo e do Tomás da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha.
Com o slogan “Articular nunca foi tão espetacular!”, Articulândia permite ter sessões de terapia da fala, a qualquer hora, lugar e ao alcance de qualquer um.
3º Prémio | Book Trade (patrocinado por REN)
O David, Ana e Beatriz integram o Agrupamento de Escolas Serafim Leite e quiserem facilitar a troca de livros entre amigos e pessoas que frequentam bibliotecas, escolas ou universidades com a solução Book Trade.
Prémio Público | SOSignal (patrocinado pela SAP)
SOS Signal pretende ser a primeira linha de apoio em caso de emergência. O Manuel, o Guilherme e o Duarte têm o objetivo de juntar num só local a possibilidade de alertar, localizar, identificar ou chamar um dos vários serviços de emergência disponíveis no país para ajudar em situações críticas. São do Instituto dos Pupilos do Exército.
Prémio Jovens Empreendedoras no Digital (patrocinado pela SIEMENS)
Júlia Pereira – Escola Secundária Domingos Rebelo
Mónica Marona – Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Matilde Teixeira – Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó
Prémio Tecnológico | Pensa Antes de Publicar (patrocinado pela ANPRI)
1º Prémio | FQ9 (patrocinado pela Microsoft)
A FQ9, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, é uma aplicação móvel, desenvolvida a pensar nos alunos do 9º ano a estudar Físico-Química. Apresenta tutoriais explicativos dos conteúdos do programa e a resolução de qualquer parâmetro das fórmulas Estimula assim o interessa e aumenta a motivação dos alunos para aprender os conteúdos desta disciplina.
2º Prémio | Agro Conta (patrocinado pela BLIP)
A Agro Conta, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho II em Alijó, é uma aplicação móvel, desenvolvida com o objetivo de auxiliar a economia de pequenos agricultores, pois vem registar os gastos realizados nas atividades agrícolas e os proveitos, de forma a verificar a viabilidade da exploração.
3º Prémio | Help People (patrocinado pela SAP)
A Help People, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, é uma aplicação móvel para ajudar as pessoas a ultrapassar as dificuldades associadas a uma vida mais isolada. Reúne contactos de emergência e contactos para fazer tarefas simples do quotidiano como encomendar o pão, chamar um táxi ou pedir os medicamentos à farmácia local.
Prémio do Público | Cook Wizard (patrocinado pela ANPRI)
A Cook Wizard, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas, foi a solução escolhida pelo público, que durante uma semana teve oportunidade de votar online na sua proposta favorita. Sagrada vencedora do Prémio Escolha do Público, a Cook Wizard sugere aos seus utilizadores receitas organizadas por tipo de refeição, nível de dificuldade e tempo de execução, considerando ainda os ingredientes que o utilizador tem disponíveis em casa.
Prémio Jovens Empreendedoras no Digital (patrocinado pela SIEMENS)
Joana Cunha – The Dropper, Agrupamento de Escolas de Sátão
Laura Carvalho – The Dropper, Agrupamento de Escolas de Sátão
Micaela Franco – Help People, Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
1º Prémio | EBSSA + Especial (patrocinado pela Blip e Microsoft)
Desenvolvida pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Santo António, no Barreiro, foi a grande vencedora do projecto piloto Apps for Good. A app vencedora foi concebida a pensar nas pessoas que têm dificuldade em comunicar, tais como jovens e adultos com autismo, portadores de trissomia 21 ou vítimas de um acidente vascular cerebral. A solução encontrada baseia-se em imagens, organizadas por temas, às quais estas pessoas podem recorrer para se expressar. Além disso, a aplicação inclui ainda um jogo didático, dados sobre os cuidados de saúde de cada utilizar ou contactos de emergência.
2º Prémio | SOS Sénior (patrocinado pela Microsoft) & Prémio do Público | SOS Sénior
Uma app de uma equipa da Escola D. Sancho II de Alijó, que foi também a aplicação favorita do público. Esta aplicação móvel destina-se a pessoas que sofrem de “mobilidade reduzida, isolamento, doenças crónicas e diminuição das capacidades físicas e mentais”. Além de botões que, à distância de um clique, estabelecem ligação com o número de emergência nacional e de alerta para toma de medicação, inclui um teclado de marcação rápida e ferramentas úteis como lanterna, alta-voz, Skype, rádio ou meteorologia.
3º Prémio | O Meu Curso (patrocinado pela SIEMENS e ANPRI)
Uma equipa da Escola Seomara da Costa Primo, na Amadora, por seu turno, ficou em terceiro lugar nesta competição. Tendo em conta que muitos alunos tinham dificuldade em, por exemplo, ‘decorar’ as classificações finais obtidas nos 100 módulos integrados num curso profissional lecionado nesta escola, esta app móvel permite introduzir, entre outros, as várias notas ou as datas dos testes, melhorando a organização.