Encontros Regionais Açores

📍Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

            📆 14h00 – Momento Pitch de todas as soluções tecnológicas

            📆 15h45 – Momento Marketplace (Aberto ao Público!)

            📆 16h30 – Momento Finalistas – Vamos conhecer as soluções tecnológicas que passarão ao Evento Final!

Soluções Tecnológicas

Conheça as soluções desenvolvidas pelas equipas de alunos que vão estar no Encontro

Woop Food

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico 

Descrição: Com a Woop Food será mais fácil dar um bom destino ao excesso de comida dos restaurantes. Será uma forma de reaproveitar as sobras de comida e distribuir por quem precisa. A esta aplicação terão acesso os restaurantes e as instituições de solidariedade que serão encarregues de fazer a distribuição.
De uma forma fácil e rápida.

Woop Food

2 | Erradicar a fome

 

F&F Zone

EB2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros – Sede de UO

Descrição: A nossa app visa fomentar o conhecimento sobre a fauna e a flora da ilha de São Miguel, através da realização de trilhos e outras atividades, promovendo, assim, a saúde e evitando o sedentarismo. Pode-se também conhecer novas pessoas através do chat e da criação de eventos, sendo estes os nossos ingredientes secretos que nos diferenciam das restantes apps.

F&F Zone

3 | Saúde de Qualidade

 

Block`n Chat

ES da Ribeira Grande

Descrição: A nossa aplicação permite que o utilizador programe um bloqueio de tela (de forma aleatória ou escolhida pelo utilizador). Além do bloqueio de tela, a aplicação tem um chat com os contactos do telemóvel do usuário com mensagens pré prontas para um contacto mais próximo com os amigos e família, sugestões de atividades, assim como um sistema que permite calendarizar eventos e bloquear o ecrã de forma pré programada à hora desejada.

Block`n Chat

3 | Saúde de Qualidade

 

Reminder App

ES da Ribeira Grande

Descrição: A aplicação “Reminder” consiste num calendário que tem como objetivo ajudar as pessoas esquecidas, com muitos amigos e familiares a não se esquecerem das suas datas importantes de uma forma inovadora e divertida. Esta oferece ainda uma diversidade de outras funcionalidades como uma secção de convites, onde se pode criar o seu convite através de modelos fornecidos pela aplicação.

Reminder App

3 | Saúde de Qualidade

 

Helping Medication

Escola Básica n.º 2 de Figueira de Castelo Rodrigo

Descrição: Através desta aplicação será mais fácil tomar a medicação. Pessoas idosas que moram sozinhas muitas vezes têm dificuldade em fazer a toma correta da medicação. A nossa app irá ajudar com um sistema de lembretes. Pode ser usado por pessoas individuais e também por lares de idosos ou outras instituições. Depois de fazer o levantamento das pessoas idosas que moram sozinhas, disponibilizamos a essas pessoas um botão SOS com ligação direta aos bombeiros e centro de saúde.

Helping Medication

3 | Saúde de Qualidade

 

Smart Student

ES da Ribeira Grande

Descrição: A aplicação Smart Student pretende resolver o problema de marcação de testes de vários alunos. A aplicação irá enviar notificações das marcações de testes ou outros momentos de avaliação, com uma frase motivadora, para incentivar os alunos a estudar e a não se esquecerem dos testes.

Smart Student

4 | Educação de qualidade

School Stuff

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico

Descrição: Com a nossa app nunca mais se vão esquecer dos testes, nem de marcar as refeições.
A School Stuff vai avisar-te quando tiveres atividades, testes e trabalhos! Com um simples registo tens tudo à mão!

School Stuff

4 | Educação de qualidade

Sellart

EB2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros – Sede de UO

Descrição: A dependência dos jovens de hoje em dia pelos seus pais, é evidente, e com a intenção de resolver esse problema criamos a Sellart. Esta app pretende apostar num novo mercado de trabalho, voltado para jovens artistas. A verdade, é que nos tempos em que vivemos, a arte assume um novo papel. Assim, pretendemos elevar esse papel da arte criando uma app focada na venda e compra de obras de arte, nomeadamente, esculturas, quadros, e também NFT’s. Possibilitando á nova geração, a ser autossuficiente.

Sellart

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

Teen Work

EB2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros – Sede de UO

Descrição: Esta app foi desenvolvida com o intuito de proporcionar,, em cada região do nosso país, o conceito de summer job e de part-time jovem.
Com a Teen Work, ambicionamos ter uma plataforma digital na qual os adolescentes tenham um contacto mais próximo com os empregadores da sua zona residencial e um maior conhecimento das atividades económicas que se desenvolvem neste mesmo local.

Teen Work

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

Meu e Teu

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico

Descrição: Com a nossa App propomos uma forma simples e rápida de doar e receber roupa. O utilizador entra na app, faz o seu registo, cria o perfil indicando a idade e o tamanho de roupa que usa, e pode criar um perfil para a sua família. Do lado das instituições de solidariedade, acedem e vêm quais são os pedidos que existem. Também permite a quem tenha roupa para doar possa fazer o registo e indicar qual a quantidade a doar.

Meu e Teu

10 | Reduzir as Desigualdades

 

Beach&Bar

EB2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros – Sede de UO

Descrição: A nossa aplicação tem como objetivo principal dar informações, principalmente aos turistas, das praias e bares à sua volta, indicando a sua localização. Ao baixar a app poderá veras praias mais próximas, mais visitadas, e com as melhores recomendações.

Beach&Bar

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

PIX bombom

EB 1,2,3/S Cardeal Costa Nunes – Sede UO

Descrição: A nossa solução surge da necessidade de um dos grupos de empreendedorismo colocar o seu produto no mercado – PIX bombom. Criámos uma App prática, inovadora, divertida e promotora do conhecimento. Nesta App pode comprar o produto PIX bombom, acrescentar conhecimento sobre o benefício deste e, de forma lúdica, com o jogo aprender onde encontrar as plantas aromáticas utlizadas, para além de obter “prémios” que promovem o turismo para a ilha do Pico e região Açores.

PIX bombom

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

New World

EP da Ribeira Grande

Descrição: A app “New World” surge para dar resposta a um problema que nos afeta a todos e nos preocupa muito: o excesso de lixo nas praias. Os utilizadores da app podem fotografar lixo avistado na costa, para que eles ou outros utilizadores possam recolher e ganhar pontos ao entregar o lixo nos centros de recolha de lixo. É um jogo que ajuda a limpar a nossa costa! Se não tomarmos medidas já, o nosso futuro pode estar comprometido!

New World

14 | Proteger a Vida Marinha

 

Adota-me - canis de São Miguel

ES da Ribeira Grande

Descrição: A nossa aplicação pretende abranger os canis de São Miguel. O objetivo principal será colocar imagens dos animais com as suas respetivas características. Desta maneira, poder-se-á encontrar o animal que se adequa às possibilidades de cada indivíduo sem ter de se dirigir ao canil. Também serão aceites doações para a conta bancária do canil; tornar-se voluntário; ter o contacto dos veterinários; localizar os canis da ilha ou denunciar caso veja algum animal abandonado.

Adota-me - canis de São Miguel

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

PARA OS ALUNOS

Como é que se preparam para o grande dia?

PREPAREM O VOSSO PITCH! ENSAIEM!

▪️ Aqui irão ter a oportunidade de partilharem a vossa ideia perante um painel de júris e receberem um bom feedback sobre a vossa solução.

▪️ Terão três minutos para realizarem o vosso pitch. Se necessitarem, podem ter como suporte ao pitch uma apresentação em powerpoint ou pdf. Também são vocês que decidem quem faz o pitch: pode ser toda a equipa, apenas alguns ou uma só pessoa.

▪️ Vão saber antecipadamente em que sala de Pitch ficam e a ordem de todas as apresentações. Por isso, quando for a vossa vez de fazerem o pitch, vamos pedir-vos para que liguem as câmaras e microfones de toda a equipa. Se decidirem que toda a equipa faz o pitch, garantam que optimizam bem o tempo.

▪️ Depois dos vossos três minutos de pitch, é a vez do júri ter três minutos para fazer algumas perguntas, de acordo com os critérios de avaliação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO | OVERVIEW

▪️ A VOSSA IDEIA | Descrevam a vossa solução de uma forma clara e concisa. O que faz? Até que ponto a vossa solução resolve o problema? Quem é o vosso target? Quais as suas principais funcionalidades?

▪️ O VOSSO PROTÓTIPO | Podem mostrar uma versão básica ou o protótipo da vossa solução. A vossa solução tem dados e conteúdos acessíveis? Podem mostrar as características essenciais da vossa solução?

▪️ O VOSSO TARGET | O vosso público-alvo está devidamente definido e a vossa solução ajusta-se às necessidades do público-alvo?

▪️ ESTUDO DE MERCADO | Conhecem os vossos concorrentes? E podem explicar como é que a vossa solução se diferencia das demais? Ou a vossa solução não tem concorrentes?

▪️ MODELO DE NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO | Qual é o vosso modelo de negócio e porquê? Em que canais irão comunicar a vossa solução?

O QUE GANHAMOS COM A NOSSA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO REGIONAL

✔️ Um certificado de Participação;
✔️ Vamos promover as vossas soluções nas nossas plataformas e redes sociais;
✔️ Vão conhecer outras equipas de alunos com outras soluções;
✔️ Vão conhecer uma equipa fantástica de júris e receber feedback sobre a vossa ideia;
✔️ Vão ter a possibilidade de fazerem parte de uma das equipas finalistas;

Queremos que seja um momento fantástico para toda a equipa!

Por isso, aproveitem e DIVIRTAM-SE!

Júri

Conheça o Juri que escolherá as equipas finalistas que irão estar presentes no Evento Final.

Alexandra Neves

Portugal Inovação Social

Representante Regional do Centro

Fernando Matos

Galp Açores, S.A.

Responsável Back Office e Operações

Joana Silvestre

Microsoft

Philanthropies Manager

Jorge Monteiro

Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais

Chefe de Divisão do Centro de Competências para a Gestão de Programas e Projetos

Lúis Amaral

Direção Regional da Tecnologia

Técnico superior – gestão de projetos de divulgação de ciência e tecnologia, acompanhamento do projeto centros de ciência dos Açores.

Nuno Dias

Direção Regional das Comunidades

Diretor de Serviços

Paulo Matos

Direção Regional da Educação e Administração Educativa

Coordenador da Equipa Regional da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

PARCEIROS

Parceiros da 8ª Edição do Apps for Good Portugal