FINALISTAS

As Equipas Finalistas que vão estar no Evento Final em setembro são:
 
Açores
  • SafeShop | ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores
Madeira
  • Multi School | Escola Secundária Francisco Franco

Prémios do Público

PRÉMIO DO PÚBLICO AÇORES
  • Cagarro | EB 1,2,3/S Cardeal Costa Nunes – Sede UO | Açores
PRÉMIO DO PÚBLICO MADEIRA
  • Carry Me | Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro | Madeira

Soluções Tecnológicas

Conheça as soluções desenvolvidas pelas equipas de alunos que vão estar no Encontro

Doar Ebecl

Escola Básica 23 do Estreito de Câmara de Lobos

Descrição: Criamos esta aplicação para facilitar as doações, e não deixar este grande gesto ser desperdiçado apenas por não haver meios. Esta aplicação facilitaria a doação em vários aspetos e não requer muito esforço para tal. Muitas vezes os produtos estão prontos para a troca, mas por não haver um destino para eles, acabam ficando esquecidos e sem nenhum uso. Com esta aplicação, seria fácil de encontrar um destino para os objetos e dar-lhes utilidade.

Doar Ebecl

1 | Erradicar a Pobreza

 

Do4NewLife

Escola Básica e Secundária Pe Manuel Álvares

Descrição: A nossa aplicação vai ajudar pessoas sem abrigo e com dificuldades financeiras, através do número de Segurança Social (avaliando a situação das famílias) no combate à pobreza com doação de eletrodomésticos, bens alimentares, roupas, produtos de higiene, banhos, entre outros. As pessoas ou entidades registam os utentes e depois é avaliado pela empresa. A nossa aplicação é contra o desperdício alimentar (restauração) e fornecimento a famílias desfavorecidas em caso de pobreza.

Do4NewLife

1 | Erradicar a Pobreza

 

SafeShop

ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores

Descrição: A nossa aplicação insere-se num sistema de gestão do acesso a espaços comerciais. Com a nossa aplicação as pessoas sabem, através de um  sistema de semáforo, se um espaço comercial está lotado ou se podem dirigir-se para fazer as suas compras. Com a app SafeShop e usando as coordenadas do smartphone é possível ter acesso à informação das lotação das lojas que e outras informações. Esta é uma proposta para melhorar a gestão de tempo das pessoas e aumentar a sensação de segurança.

SafeShop

3 | Saúde de qualidade

Ebecl360º

Escola Básica 23 do Estreito de Câmara de Lobos

Descrição: Problema: Conhecer a nossa escola à distância em 360 ° Porquê ocorre o problema: A não existência de uma App que permita visitar a escola de forma virtual. Ficou demonstrado que em tempo de pandemia seria muito mais fácil para os alunos que transitam do primeiro ciclo para o segundo ciclo poder conhecer a escola de forma virtual e em segurança.

Ebecl360º

4 | Educação de qualidade

Multi School

Escola Secundária Francisco Franco

Descrição: Pretende-se contribuir na organização das atividades escolares dos alunos, com a marcação de testes e trabalhos, agenda da turma e da escola, elementos de avaliação, possibilitar o registo de bloco de notas. Facilitará a comunicação entre alunos e professores. Os alunos poderão enviar justificações de faltas para o Diretor de Turma ou enviar outros documentos para um professor ou aluno específico. Os Encarregados de Educação poderão acompanhar o percurso escolar dos seus educandos.

Multi School

4 | Educação de qualidade

PSST TAXI!

Escola Básica e Secundária Pe Manuel Álvares

Descrição: A nossa aplicação vai ajudar pessoas particulares ou empresariais a ter um transporte disponível, num máximo, de 15 em 15 minutos, de qualquer parte da Ilha da Madeira para qualquer outro ponto; terá rápida resposta para o serviço, boa organização da empresa, permitirá ver onde estão os veículos e que tipo, quanto à sua proximidade através do acesso ao mapa GPS 2D que verificará a nossa localização bem como o transporte mais perto. Permite ver em tempo real o valor do transporte.

PSST TAXI!

8 | Trabalho digno e crescimento económico

Carry Me

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Descrição: A solução surgiu na sequência da necessidade dos alunos terem dificuldades em usarem o dinheiro físico;  na substituição dos cartões de plástico; dificuldades/problemas/ preocupações diárias associadas ao uso do cartão. A equipa “Carry Me MT” definiu como funcionalidades prioritárias a substituição do Cartão Escolar por app no telemóvel; ter feedback em tempo real; ter histórico de utilização do cartão; ter assistente Virtual integrado na APP, assim como o Chat e permitir a comunicação com o E. E.

Carry Me

12 | Produção e consumo sustentáveis

LOUBER.ANIMALS.CARE

Escola Básica do 2º e 3º ciclos dos Louros

Descrição: Nossa aplicação pretende temporariamente cuidar, passear e tratar animais de estimação, de pessoas com incapacidade, que estejam doentes, em viagem, indisponiveis, com excesso de trabalho, entre outros, com o intuito de os ajudar.

LOUBER.ANIMALS.CARE

12 | Produção e consumo sustentáveis

Follow me travelling

Escola Secundária Francisco Franco

Descrição: Pretendemos reunir um conjunto de funcionalidades que encontramos dispersas em várias aplicações com um valor acrescentado único e importante que é a parceria com várias empresas locais para disponibilizar a reserva de vários bens e serviços. Conforme o tipo de  visita pretendida, a App poderá sugerir um conjunto de bens e serviços que vão ao encontro das preferências do utilizador. A interatividade, a realidade aumentada e a inteligência artificial serão os pontos fortes da solução apresentada.

Follow me travelling

13 | Ação climática

CAGARRO

EB 1,2,3/S Cardeal Costa Nunes – Sede UO

Descrição: Problema- cagarros em via de extinção. Resolução – Desenvolver/aperfeiçoar caixas de recolha de cagarros, monitorizar cagarros no terreno, desenvolver uma APP de ajuda virtual com vídeos alusivos e informação global.

CAGARRO

15 | Proteger a vida terrestre

PARA OS ALUNOS

Como é que se preparam para o grande dia?

PREPAREM O VOSSO PITCH! ENSAIEM!

▪️ Aqui irão ter a oportunidade de partilharem a vossa ideia perante um painel de júris e receberem um bom feedback sobre a vossa solução.

▪️ Terão três minutos para realizarem o vosso pitch. Se necessitarem, podem ter como suporte ao pitch uma apresentação em powerpoint ou pdf. Também são vocês que decidem quem faz o pitch: pode ser toda a equipa, apenas alguns ou uma só pessoa.

▪️ Vão saber antecipadamente em que sala de Pitch ficam e a ordem de todas as apresentações. Por isso, quando for a vossa vez de fazerem o pitch, vamos pedir-vos para que liguem as câmaras e microfones de toda a equipa. Se decidirem que toda a equipa faz o pitch, garantam que optimizam bem o tempo.

▪️ Depois dos vossos três minutos de pitch, é a vez do júri ter três minutos para fazer algumas perguntas, de acordo com os critérios de avaliação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO | OVERVIEW

▪️ A VOSSA IDEIA | Descrevam a vossa solução de uma forma clara e concisa. O que faz? Até que ponto a vossa solução resolve o problema? Quem é o vosso target? Quais as suas principais funcionalidades?

▪️ O VOSSO PROTÓTIPO | Podem mostrar uma versão básica ou o protótipo da vossa solução. A vossa solução tem dados e conteúdos acessíveis? Podem mostrar as características essenciais da vossa solução?

▪️ O VOSSO TARGET | O vosso público-alvo está devidamente definido e a vossa solução ajusta-se às necessidades do público-alvo?

▪️ ESTUDO DE MERCADO | Conhecem os vossos concorrentes? E podem explicar como é que a vossa solução se diferencia das demais? Ou a vossa solução não tem concorrentes?

▪️ MODELO DE NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO | Qual é o vosso modelo de negócio e porquê? Em que canais irão comunicar a vossa solução?

O QUE GANHAMOS COM A NOSSA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO REGIONAL

✔️ Um certificado de Participação;
✔️ Vamos promover as vossas soluções nas nossas plataformas e redes sociais;
✔️ Vão conhecer outras equipas de alunos com outras soluções;
✔️ Vão conhecer uma equipa fantástica de júris e receber feedback sobre a vossa ideia;
✔️ Vão ter a possibilidade de fazerem parte de uma das equipas finalistas;

Queremos que seja um momento fantástico para toda a equipa!

Por isso, aproveitem e DIVIRTAM-SE!

JURI

Conheça o Juri que escolherá as equipas finalistas que irão estar presentes no Evento Final

Bernardete Dias

BNP Paribas

CSR Officer

Eládio Braga

Direção Regional da Juventude dos Açores

Diretor Regional da Juventude

Emanuel Garcês

Direção Regional de Educação da Madeira

Coordenador do Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas

Gonçalo Ávila Trindade

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

Técnico Especialista – Área da Transição e Transformação Digital

João Pereira

ANPRI

Conselho Fiscal

Liseth Ferreira

Direção Regional de Educação (R.A.M.) - Divisão de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem

Coordenadora do Apoio Escolar Online – Prof. de Física e Química

Paulo Matos

Direção Regional da Educação dos Açores

Diretor de Serviços Pedagógicos

Pedro Rijo

Galp

Engenheiro de Reservatórios

PARCEIROS

Parceiros da 7ª Edição do Apps for Good Portugal