✔️ BOW (Based on Water) – Escola Secundária de Gondomar
✔️ B-Patrol – Agrupamento de Escolas Sátão
✔️ ISPI – Internet Segura para Idosos – Escola Básica Integrada da Ribeira Grande
✔️ Plastic Free World – Escola Básica e Secundária do Levante da Maia
✔️ PooPet – Agrupamento de escolas Dr. Francisco Sanches
✔️ SandSpace – Agrupamento de Escolas Serafim Leite
✔️ Wiki Idosos – Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira
Prémio do Público:
✔️ Plastic Free World – Escola Básica e Secundária do Levante da Maia
Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio
Descrição:
A nossa solução tem como objetivo alegrar as pessoas nos momentos em que estão mais em baixo ou tristes.
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Descrição:
Desenvolvemos uma aplicação que permite às pessoas ver a ocupação da praia. Com base nos princípios do Citizen Science, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação. Ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.
Agrupamento de Escolas de Sande
Descrição:
Criação de um site web/app que permite dar uma ajuda aos alunos, sendo que estes irão transmitir os seus sintomas (febre, tosse, cansaço, falta de ar), depois terão uma resposta se deverão ou não fazer o teste do covid-19. Poderão ainda consultar links e vídeos e outros sites importantes relacionados com o Corona Vírus.
Escola Comércio Porto
Descrição:
Decidimos criar uma aplicação que serve de auxílio para os familiares das crianças do ensino primário até ao 6º ano, onde terão as matérias dadas e sobretudo os métodos utilizados por cada professor. Devido a situação do covid-19 decidimos alargar esta aplicação também para as crianças, assim poderão ter um suporte de aulas online onde os pais poderão ajudar também.
Escola Básica e Secundária Sidónio Pais
Descrição:
Ao longo do nosso percurso académico temos notado que, muitas vezes, se torna difícil o acesso a bons recursos que nos ajudem a obter melhores resultados, nomeadamente testes de avaliação e resumos. Resolvemos criar uma app que permitisse reunir num único local e de forma livre, recursos fiáveis que permitam que a qualquer momento e em qualquer lugar os alunos lhes possam aceder.
Escola Secundária de Vila Verde
Descrição:
A App servirá para os alunos e professores fazerem publicações de resumos, testes e fichas, que poderão partilhar entre eles. Os alunos que do 9ºano e do 12ºano, que não sabem que curso irão escolher poderão ter uma pequena ajuda para saberem qual a melhor opção para eles. E ainda, haverá um espaço onde os alunos e professores poderão comunicar mais facilmente.
Agrupamento de Escolas Irmãos Passos
Descrição:
Na nossa escola há vários alunos que não têm ajuda pare estudar e fazer as atividades da escola depois do horário escolar. A nossa aplicação permite a estes alunos encontrar outros colegas e professores disponíveis para os ajudar. Ao incluir alunos no apoio a outros colegas também pretendemos valorizar as suas capacidades, promover uma escola mais amiga, mais solidária e que dá destaque aos bons exemplos.
Escola Básica e Secundária de Pinheiro
Descrição:
A nossa solução consiste em motivar os alunos na sua aprendizagem multidisciplinar. Deparamos que na nossa escola os alunos, no geral, não se encontram muito motivados para o estudo. Como tal, a nossa intenção é criar uma app que lhes permita aprender de forma mais lúdica e, ao mesmo tempo, consistente. A nossa app vai ter dicas para desanuviar a cabeça, mantendo o foco.
Escola Secundária com 3ª Ciclo D.Dinis
Descrição:
A nossa aplicação é um extra de outro produto que temos em mente (Capacete VR). A ideia principal é dinamizar experiências lúdicas a um vasto público. Além de jogos também haverá um conjunto de atividades dinamizadas para pessoas com problemas de locomoção, através do capacete poderão ser feitas visitas virtuais. Teremos também em atenção a igualdade de género promovendo jogos e software onde não haja diferença de género.
Escola Secundária com 3ª Ciclo D. Dinis
Descrição:
O problema que detectamos está associado à identificação do local de uma foto que vimos na Internet e que gostamos. Com a app basta fazer o upload da imagem e saberemos a sua localização. O utilizador poderá fazer o seu registo caso seja um utilizador habitual onde poderá ver todas as imagens que fez upload.
Escola Básica Integrada de Ribeira Grande
Descrição:
O gap geracional entre os idosos e os jovens está a levar a que cada vez haja maior isolamento e infelicidade na 3ª idade. Esta é uma app que pretende ajudar e incentivar a 3ª idade a utilizar as novas tecnologias, de forma segura e útil para eles e aproximá-los dos seus familiares.
Escola Secundária de Gondomar
Descrição:
A GondoApp cria uma Rede Social com o propósito de integração dos cidadãos no concelho de Gondomar, permitindo o seu envolvimento na comunidade onde vivem através de uma série de funcionalidades tais como chat, eventos, publicações, sítios de ajuda, ofertas de serviços da freguesia/concelho.
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira
Descrição:
Uma app que ajudará a integrar os idosos na tecnologia, composta por um motor de busca onde os idosos podem pesquisar tudo o que quiserem. Se tiver dificuldades pode ligar ou simplesmente mandar um e-mail para a linha de apoio. Vai ajudar a prevenir o isolamento, pois tem uma opção para os idosos fazerem vídeo chamadas com os seus familiares e amigos.
Agrupamentos de Escolas de Canelas
Descrição:
A aplicação está a ser desenvolvida a partir do espólio etnográfico do rancho e pretende que qualquer pessoa, independentemente das suas características físicas ou intelectuais, tenha acesso a uma explicação que facilite a compreensão do objecto que está à sua frente. Este conceito pode ser aplicado a qualquer objeto e por isso a qualquer museu.
Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches
Descrição:
A aplicação tem por objetivo eliminar o problema dos dejetos dos animais através de pontos de recolha, contentores PooPet, onde serão recolhidos os dejetos inseridos previamente em invólucros/sacos contendo códigos de barras. Para dinamizar e incentivar este processo a aplicação tem um sistema de pontos que permite beneficiar economicamente o utilizador.
Escola Secundária Adolfo Portela
Descrição:
Não há quem negue a importância do barco moliceiro na promoção da região da ria em geral e da cidade de Aveiro em particular. Pretende-se desenvolver uma App que informe da existência ou não de embarcações nas zonas críticas do percurso, sem ter a necessidade de recorrer às buzinadelas extremamente incomodativas para os habitantes das zonas onde se encontram os canais.
Escola Secundária com 3ª Ciclo D. Dinis
Descrição:
Ajudar os turistas nacionais e estrangeiros a conhecer a cidade de Coimbra. A App disponibiliza um conjunto de rotas pré-definidas que contemplam os principais pontos turísticos da Cidade.
Escola Secundária Martins Sarmento
Descrição:
Sempre quisemos aderir a experiências de voluntariado, como forma de ajudar os mais necessitados e com a possibilidade de existirem pessoas que queiram começar a trabalhar para ganhar alguma independência monetária, mas não sabem onde encontrar oportunidades. A VolBE proporciona meios para que consigam fazer das suas intenções uma realidade, proporcionando diversas possibilidades, tanto de part-time, como de voluntariado.
Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Descrição:
A app pretende ajudar turistas a escolher os locais a visitar a partir do quarto de hotel no concelho de Oliveira do Bairro. O projeto nasceu de um estudo desenvolvido por alunos do 7ano, que pretendia saber mais sobre as fontes de água do Concelho. Uma visita de estudo à Altice Labs, onde houve contacto com um espelho interativo, aprimorou a ideia de colocar a app no espelho.
Agrupamento de Escolas de Sátão
Descrição:
O foco da app Reapp não só permitir que as pessoas possam “livrar-se” dos itens de que já não precisam, mas também promover um espírito ecológico de reutilização.
Aos nossos olhos a mais-valia da nossa App é o ReuseProgram, uma “plataforma” única que permite aos utilizadores “doarem” itens de que já não precisam para que outros lhe possam dar uma nova vida e inclui informações sobre lojas solidárias.
Escola Básica 2/3 Gonçalo Mendes da Maia
Descrição:
A nossa aplicação tem como principal objetivo ajudar as pessoas a consumirem de forma sustentável, poupando um bem tão precioso, a ÁGUA. Em conjunto com os amigos, as despesas mensais com água tendem a baixar. Uma utilização sustentável dos recursos naturais provoca menos poluição e evita a destruição da Natureza. É fundamental a aplicação de medidas!
Escola Básica e Secundária do Levante da Maia
Descrição:
A aplicação Plastic Free World disponibiliza a todos os utilizadores dicas simples e práticas para a redução do plástico no quotidiano e ainda disponibiliza sugestões de produtos sustentáveis a adquirir. Salienta-se que toda a informação é organizada de acordo com as divisões da casa, de modo a facilitar a sua rápida e eficaz consulta.
Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis
Descrição:
A nossa App tem o objectivo de apoiar ações de solidariedade em qualquer escola. A APP pretende construir o mapeamento de famílias carenciadas; fazer o levantamento da disponibilidade de recursos e de voluntários; sinalizar a supervisão em campo para confirmar as necessidades declaradas; sinalizar a entrega dos apoios, para evitar a duplicação de donativos; assegurar o sigilo de todo o procedimento.
Escola Secundária de Gondomar
Descrição:
O nosso projeto está assente na construção de uma aplicação e de um dispositivo eletrónico programável por smartphone que permite regular/limitar o consumo diário de água num chuveiro e, por inerência, reduzir o consumo de energia. Deste modo, estaremos a dar um contributo para modificar padrões de consumo que consequentemente possibilitarão um desenvolvimento mais sustentável das comunidades e da sociedade.
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Descrição:
A nossa ideia é criar uma aplicação para limpar as praias, funcionará como um jogo em que as pessoas organizam um grupo, criam um evento, marcando uma data e um local, e vão limpar as praias. O nosso principal objetivo é que ajudar a proteger o nosso ambiente não seja encarado como um dever, mas sim como algo que todos fazemos de livre vontade e com imenso prazer.
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Descrição:
O presente projeto consistiu na criação de um jogo 3D em que os jogadores possam refletir acerca do tema a poluição. Partindo de um cenário apocalíptico num futuro próximo, 2025, em que os recursos do mundo estão esgotados, a esperança do futuro da humanidade reside numa ilha e no jogador. Durante o jogo, o utilizador terá que “educar” os outros habitantes da ilha, prevendo que este comportamento seja replicável na vida quotidiana.
Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis
Descrição:
A aplicação tem como objetivo a sustentabilidade do planeta e a minimização da poluição. Quando identificamos algum local poluído basta tirar uma foto com localização e esta será enviada para o nosso serviço. Internamente identificamos o tipo de poluição e o tipo de local, posteriormente enviamos email para as instituições aderentes daquela cidade/vila de forma a que consigam dar resposta e efetuar a referida limpeza.
Agrupamento de Escolas Irmão Passos
Descrição:
Há vários animais nas instituições por adotar. Pretendemos reunir as instituições nacionais para publicarem os seus animais apenas numa aplicação, para que estas possam agir em conjunto e articular entre si. Com uma maior articulação e conhecimento poderemos reduzir o número de animais abandonados.
Escola Secundária de Vila Verde
Descrição:
A nossa aplicação pretende minimizar o abandono e maus tratos aos animais. O nosso objetivo é incentivar a adoção e apadrinhamento de animais, e evitar ao máximo a compra dos mesmos. Através dela, podemos acompanhar a linha de crescimento dos nossos bichinhos e os de outras pessoas, bem como os cuidados diários a ter com eles.
Agrupamento de Escolas de Sátão
Descrição:
A app B-Patrol disponibiliza informação sobre o bullying, mas criámos um fórum onde as pessoas que sofrem de bullying podem falar de forma anónima, sem terem de se expor, com o serviço especializado de psicologia da escola e com outras que já passaram pelo mesmo. Também pretendemos criar um espaço onde os utilizadores poderão encontrar informação e conselhos sobre o tema.
Agrupamento de Escolas de Sátão
Descrição:
Esta App foi criada para apoiar as vítimas da violência doméstica. Pretendemos que os casos de violência doméstica possam ser denunciados a tempo e a parte mais importante e inovadora da app é um plano de 13 dias que a vítima pode fazer quando quiser. Um plano onde todos os dias são sugeridas atividades que vão aumentar o bem-estar e positividade da vítima ajudando a superar esta fase mais rápido e com mais facilidade.
Secretário de Apoio Vereação na Câmara Municipal de Valongo
Head of Client Development
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
Área de Responsabilidade social e corporativa
Diretora de Marketing e Comunicação
Área Corporativa de Responsabilidade Social
Vice-Presidente
Communication Manager
Membro do orgão da Direção da Associação Nacional Professores de Informática ANPRI
Gestor de Projetos
Executive Assistante
Responsável de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa
Local Settlement Account Manager
Responsável no apoio às comunidades locais na Direção de Comunicação e Sustentabilidade
Head of Marketing
Gestora de Projetos na área do Empreendedorismo e Educação
Environmental Manager
Aviation Account Manager
Assessor do presidente da Câmara Municipal de Valongo
Head of Digital Strategy Services
Responsável pela implementação de projectos de Automatização do Programa de Inteligência Artificial no BNP Paribas Securities Services
REDA – Recursos Educativos Digitais e Abertos
Diretora de Risco e membro da Comissão Executiva da BNP Paribas Factor