ENCONTRO REGIONAL NORTE | VIRTUAL

1 JULHO | powered by Apps for Good Portugal
As 7 equipas Finalistas do Encontro Regional Norte

✔️ BOW (Based on Water) – Escola Secundária de Gondomar
✔️ B-Patrol – Agrupamento de Escolas Sátão
✔️ ISPI – Internet Segura para Idosos – Escola Básica Integrada da Ribeira Grande
✔️ Plastic Free World – Escola Básica e Secundária do Levante da Maia
✔️ PooPet – Agrupamento de escolas Dr. Francisco Sanches
✔️ SandSpace – Agrupamento de Escolas Serafim Leite
✔️ Wiki Idosos – Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira

Prémio do Público:
✔️ Plastic Free World – Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Conheça as soluções desenvolvidas pelas equipas de alunos que vão estar no Encontro

Alegra-te

Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio

Descrição:
A nossa solução tem como objetivo alegrar as pessoas nos momentos em que estão mais em baixo ou tristes.

Alegra-te

3 | Saúde de Qualidade

 

SandSpace

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

Descrição:
Desenvolvemos uma aplicação que permite às pessoas ver a ocupação da praia. Com base nos princípios do Citizen Science, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação. Ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.

SandSpace

3 | Saúde de Qualidade

 

Help Students Covid-19

Agrupamento de Escolas de Sande

Descrição:
Criação de um site web/app que permite dar uma ajuda aos alunos, sendo que estes irão transmitir os seus sintomas (febre, tosse, cansaço, falta de ar), depois terão uma resposta se deverão ou não fazer o teste do covid-19. Poderão ainda consultar links e vídeos e outros sites importantes relacionados com o Corona Vírus.

Help Students Covid-19

3 | Saúde de Qualidade

 

Aprende Connosco

Escola Comércio Porto

Descrição:
Decidimos criar uma aplicação que serve de auxílio para os familiares das crianças do ensino primário até ao 6º ano, onde terão as matérias dadas e sobretudo os métodos utilizados por cada professor. Devido a situação do covid-19 decidimos alargar esta aplicação também para as crianças, assim poderão ter um suporte de aulas online onde os pais poderão ajudar também.

Aprende Connosco

4 | Educação de Qualidade

 

JANVS

Escola Básica e Secundária Sidónio Pais

Descrição:
Ao longo do nosso percurso académico temos notado que, muitas vezes, se torna difícil o acesso a bons recursos que nos ajudem a obter melhores resultados, nomeadamente testes de avaliação e resumos. Resolvemos criar uma app que permitisse reunir num único local e de forma livre, recursos fiáveis que permitam que a qualquer momento e em qualquer lugar os alunos lhes possam aceder.

JANVS

4 | Educação de Qualidade

 

Handyschool

Escola Secundária de Vila Verde

Descrição:
A App servirá para os alunos e professores fazerem publicações de resumos, testes e fichas, que poderão partilhar entre eles. Os alunos que do 9ºano e do 12ºano, que não sabem que curso irão escolher poderão ter uma pequena ajuda para saberem qual a melhor opção para eles. E ainda, haverá um espaço onde os alunos e professores poderão comunicar mais facilmente.

Handyschool

4 | Educação de Qualidade

 

2ª Escola

Agrupamento de Escolas Irmãos Passos

Descrição:
Na nossa escola há vários alunos que não têm ajuda pare estudar e fazer as atividades da escola depois do horário escolar. A nossa aplicação permite a estes alunos encontrar outros colegas e professores disponíveis para os ajudar. Ao incluir alunos no apoio a outros colegas também pretendemos valorizar as suas capacidades, promover uma escola mais amiga, mais solidária e que dá destaque aos bons exemplos.

2ª Escola

4 | Educação de Qualidade

 

Study Together

Escola Básica e Secundária de Pinheiro

Descrição:
A nossa solução consiste em motivar os alunos na sua aprendizagem multidisciplinar. Deparamos que na nossa escola os alunos, no geral, não se encontram muito motivados para o estudo. Como tal, a nossa intenção é criar uma app que lhes permita aprender de forma mais lúdica e, ao mesmo tempo, consistente. A nossa app vai ter dicas para desanuviar a cabeça, mantendo o foco.

Study Together

4 | Educação de Qualidade

 

VR Store

Escola Secundária com 3ª Ciclo D.Dinis

Descrição:
A nossa aplicação é um extra de outro produto que temos em mente (Capacete VR). A ideia principal é dinamizar experiências lúdicas a um vasto público. Além de jogos também haverá um conjunto de atividades dinamizadas para pessoas com problemas de locomoção, através do capacete poderão ser feitas visitas virtuais. Teremos também em atenção a igualdade de género promovendo jogos e software onde não haja diferença de género.

VR Store

5 | Igualdade de Género

 

IEVA

Escola Secundária Filipa de Vilhena

Descrição:
Plataforma de ajuda para os jovens estudantes na procura do primeiro emprego (e/ou estagio profissional)

IEVA

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

Touristic

Escola Secundária Filipa de Vilhena

Descrição:
Por em contacto os turistas e os guias locais que são as pessoas que terão um conhecimento mais aprofundado do contexto histórico promovendo também o emprego local

Touristic

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

Where Was it?

Escola Secundária com 3ª Ciclo D. Dinis

Descrição:
O problema que detectamos está associado à identificação do local de uma foto que vimos na Internet e que gostamos. Com a app basta fazer o upload da imagem e saberemos a sua localização. O utilizador poderá fazer o seu registo caso seja um utilizador habitual onde poderá ver todas as imagens que fez upload.

Where Was it?

9 | Indústria, Inovação e Infraestruturas

 

Fast Solution

Escola Secundária com 3ª Ciclo D. Dinis

Descrição:
A aplicação permite o preenchimento de um formulário para comunicar uma avaria. A pessoa responsável pela manutenção dos equipamentos será notificada de forma rápida e eficiente.

Fast Solution

9 | Indústria, Inovação e Infraestruturas

 

ISPI - Internet Segura para Idosos

Escola Básica Integrada de Ribeira Grande

Descrição:
O gap geracional entre os idosos e os jovens está a levar a que cada vez haja maior isolamento e infelicidade na 3ª idade. Esta é uma app que pretende ajudar e incentivar a 3ª idade a utilizar as novas tecnologias, de forma segura e útil para eles e aproximá-los dos seus familiares.

ISPI - Internet Segura para Idosos

10 | Reduzir as Desigualdades

 

GondoApp

Escola Secundária de Gondomar

Descrição:
A GondoApp cria uma Rede Social com o propósito de integração dos cidadãos no concelho de Gondomar, permitindo o seu envolvimento na comunidade onde vivem através de uma série de funcionalidades tais como chat, eventos, publicações, sítios de ajuda, ofertas de serviços da freguesia/concelho.

GondoApp

10 | Reduzir as Desigualdades

 

Wiki Idosos

Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira

Descrição:
Uma app que ajudará a integrar os idosos na tecnologia, composta por um motor de busca onde os idosos podem pesquisar tudo o que quiserem. Se tiver dificuldades pode ligar ou simplesmente mandar um e-mail para a linha de apoio. Vai ajudar a prevenir o isolamento, pois tem uma opção para os idosos fazerem vídeo chamadas com os seus familiares e amigos.

Wiki Idosos

10 | Reduzir as Desigualdades

 

Meu Museu

Agrupamentos de Escolas de Canelas

Descrição:
A aplicação está a ser desenvolvida a partir do espólio etnográfico do rancho e pretende que qualquer pessoa, independentemente das suas características físicas ou intelectuais, tenha acesso a uma explicação que facilite a compreensão do objecto que está à sua frente. Este conceito pode ser aplicado a qualquer objeto e por isso a qualquer museu.

Meu Museu

10 | Reduzir as Desigualdades

 

PooPet

Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches

Descrição:
A aplicação tem por objetivo eliminar o problema dos dejetos dos animais através de pontos de recolha, contentores PooPet, onde serão recolhidos os dejetos inseridos previamente em invólucros/sacos contendo códigos de barras. Para dinamizar e incentivar este processo a aplicação tem um sistema de pontos que permite beneficiar economicamente o utilizador.

PooPet

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

Moliceiros

Escola Secundária Adolfo Portela

Descrição:
Não há quem negue a importância do barco moliceiro na promoção da região da ria em geral e da cidade de Aveiro em particular. Pretende-se desenvolver uma App que informe da existência ou não de embarcações nas zonas críticas do percurso, sem ter a necessidade de recorrer às buzinadelas extremamente incomodativas para os habitantes das zonas onde se encontram os canais.

Moliceiros

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

Meet Coimbra

Escola Secundária com 3ª Ciclo D. Dinis

Descrição:
Ajudar os turistas nacionais e estrangeiros a conhecer a cidade de Coimbra. A App disponibiliza um conjunto de rotas pré-definidas que contemplam os principais pontos turísticos da Cidade.

Meet Coimbra

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

VoIBE

Escola Secundária Martins Sarmento

Descrição:
Sempre quisemos aderir a experiências de voluntariado, como forma de ajudar os mais necessitados e com a possibilidade de existirem pessoas que queiram começar a trabalhar para ganhar alguma independência monetária, mas não sabem onde encontrar oportunidades. A VolBE proporciona meios para que consigam fazer das suas intenções uma realidade, proporcionando diversas possibilidades, tanto de part-time, como de voluntariado.

VoIBE

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

Water In a Mirror

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro

Descrição:
A app pretende ajudar turistas a escolher os locais a visitar a partir do quarto de hotel no concelho de Oliveira do Bairro. O projeto nasceu de um estudo desenvolvido por alunos do 7ano, que pretendia saber mais sobre as fontes de água do Concelho. Uma visita de estudo à Altice Labs, onde houve contacto com um espelho interativo, aprimorou a ideia de colocar a app no espelho.

Water in a Mirror

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

ReApp

Agrupamento de Escolas de Sátão

Descrição:
O foco da app Reapp não só permitir que as pessoas possam “livrar-se” dos itens de que já não precisam, mas também promover um espírito ecológico de reutilização.
Aos nossos olhos a mais-valia da nossa App é o ReuseProgram, uma “plataforma” única que permite aos utilizadores “doarem” itens de que já não precisam para que outros lhe possam dar uma nova vida e inclui informações sobre lojas solidárias.

ReApp

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

Water Drop

Escola Básica 2/3 Gonçalo Mendes da Maia

Descrição:
A nossa aplicação tem como principal objetivo ajudar as pessoas a consumirem de forma sustentável, poupando um bem tão precioso, a ÁGUA. Em conjunto com os amigos, as despesas mensais com água tendem a baixar. Uma utilização sustentável dos recursos naturais provoca menos poluição e evita a destruição da Natureza. É fundamental a aplicação de medidas!

Water Drop

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

Plastic Free World

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

Descrição:
A aplicação Plastic Free World disponibiliza a todos os utilizadores dicas simples e práticas para a redução do plástico no quotidiano e ainda disponibiliza sugestões de produtos sustentáveis a adquirir. Salienta-se que toda a informação é organizada de acordo com as divisões da casa, de modo a facilitar a sua rápida e eficaz consulta.

Plastic Free World

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

Help Without Walls

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis

Descrição:
A nossa App tem o objectivo de apoiar ações de solidariedade em qualquer escola. A APP pretende construir o mapeamento de famílias carenciadas; fazer o levantamento da disponibilidade de recursos e de voluntários; sinalizar a supervisão em campo para confirmar as necessidades declaradas; sinalizar a entrega dos apoios, para evitar a duplicação de donativos; assegurar o sigilo de todo o procedimento.

Help Without Walls

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

BOW (Based on Water)

Escola Secundária de Gondomar

Descrição:
O nosso projeto está assente na construção de uma aplicação e de um dispositivo eletrónico programável por smartphone que permite regular/limitar o consumo diário de água num chuveiro e, por inerência, reduzir o consumo de energia. Deste modo, estaremos a dar um contributo para modificar padrões de consumo que consequentemente possibilitarão um desenvolvimento mais sustentável das comunidades e da sociedade.

BOW (Based on Water)

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

Beach Clean Party

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

Descrição:
A nossa ideia é criar uma aplicação para limpar as praias, funcionará como um jogo em que as pessoas organizam um grupo, criam um evento, marcando uma data e um local, e vão limpar as praias. O nosso principal objetivo é que ajudar a proteger o nosso ambiente não seja encarado como um dever, mas sim como algo que todos fazemos de livre vontade e com imenso prazer.

Beach Clean Party

13 | Ação Climática

 

Conhecer o Rio Leça

Agrupamento Escolas Professor Óscar Lopes

Descrição:
Identificar os problemas de poluição do rio, e conhecer o seu percurso, a historia, os pontos de interesse (naturais, históricos e outros)

Conhecer o Rio Leça

13 | Ação Climática

 

Keep Sustainable

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

Descrição:
O presente projeto consistiu na criação de um jogo 3D em que os jogadores possam refletir acerca do tema a poluição. Partindo de um cenário apocalíptico num futuro próximo, 2025, em que os recursos do mundo estão esgotados, a esperança do futuro da humanidade reside numa ilha e no jogador. Durante o jogo, o utilizador terá que “educar” os outros habitantes da ilha, prevendo que este comportamento seja replicável na vida quotidiana.

Keep Sustainable

13 | Ação Climática

 

Limpezas Pregafundo

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis

Descrição:
A aplicação tem como objetivo a sustentabilidade do planeta e a minimização da poluição. Quando identificamos algum local poluído basta tirar uma foto com localização e esta será enviada para o nosso serviço. Internamente identificamos o tipo de poluição e o tipo de local, posteriormente enviamos email para as instituições aderentes daquela cidade/vila de forma a que consigam dar resposta e efetuar a referida limpeza.

Limpezas Pregafundo

14 | Proteger a Vida Marinha

 

Amigo de 4 Patas

Agrupamento de Escolas Irmão Passos

Descrição:
Há vários animais nas instituições por adotar. Pretendemos reunir as instituições nacionais para publicarem os seus animais apenas numa aplicação, para que estas possam agir em conjunto e articular entre si. Com uma maior articulação e conhecimento poderemos reduzir o número de animais abandonados.

Amigo de 4 patas

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

Fidgi

Escola Secundária de Vila Verde

Descrição:
A nossa aplicação pretende minimizar o abandono e maus tratos aos animais. O nosso objetivo é incentivar a adoção e apadrinhamento de animais, e evitar ao máximo a compra dos mesmos. Através dela, podemos acompanhar a linha de crescimento dos nossos bichinhos e os de outras pessoas, bem como os cuidados diários a ter com eles.

Fidgi

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

B-Patrol

Agrupamento de Escolas de Sátão

Descrição:
A app B-Patrol disponibiliza informação sobre o bullying, mas criámos um fórum onde as pessoas que sofrem de bullying podem falar de forma anónima, sem terem de se expor, com o serviço especializado de psicologia da escola e com outras que já passaram pelo mesmo. Também pretendemos criar um espaço onde os utilizadores poderão encontrar informação e conselhos sobre o tema.

B-Patrol

16 | Paz, Justiça e Instituições Eficazes

 

AbuseNOmore

Agrupamento de Escolas de Sátão

Descrição:
Esta App foi criada para apoiar as vítimas da violência doméstica. Pretendemos que os casos de violência doméstica possam ser denunciados a tempo e a parte mais importante e inovadora da app é um plano de 13 dias que a vítima pode fazer quando quiser. Um plano onde todos os dias são sugeridas atividades que vão aumentar o bem-estar e positividade da vítima ajudando a superar esta fase mais rápido e com mais facilidade.

AbuseNOmore

16 | Paz, Justiça e Instituições Eficazes

 

PARA OS ALUNOS

Como é que se preparam para o grande dia?

PREPAREM O VOSSO PITCH! ENSAIEM!

▪️ Aqui irão ter a oportunidade de partilharem a vossa ideia perante um painel de júris e receberem um bom feedback sobre a vossa solução.

▪️ Terão três minutos para realizarem o vosso pitch. Se necessitarem, podem ter como suporte ao pitch uma apresentação em powerpoint ou pdf. Também são vocês que decidem quem faz o pitch: pode ser toda a equipa, apenas alguns ou uma só pessoa.

▪️ Vão saber antecipadamente em que sala de Pitch ficam e a ordem de todas as apresentações. Por isso, quando for a vossa vez de fazerem o pitch, vamos pedir-vos para que liguem as câmaras e microfones de toda a equipa. Se decidirem que toda a equipa faz o pitch, garantam que optimizam bem o tempo.

▪️ Depois dos vossos três minutos de pitch, é a vez do júri ter três minutos para fazer algumas perguntas, de acordo com os critérios de avaliação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO | OVERVIEW

▪️ A VOSSA IDEIA | Descrevam a vossa solução de uma forma clara e concisa. O que faz? Até que ponto a vossa solução resolve o problema? Quem é o vosso target? Quais as suas principais funcionalidades?

▪️ O VOSSO PROTÓTIPO | Podem mostrar uma versão básica ou o protótipo da vossa solução. A vossa solução tem dados e conteúdos acessíveis? Podem mostrar as características essenciais da vossa solução?

▪️ O VOSSO TARGET | O vosso público-alvo está devidamente definido e a vossa solução ajusta-se às necessidades do público-alvo?

▪️ ESTUDO DE MERCADO | Conhecem os vossos concorrentes? E podem explicar como é que a vossa solução se diferencia das demais? Ou a vossa solução não tem concorrentes?

▪️ MODELO DE NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO | Qual é o vosso modelo de negócio e porquê? Em que canais irão comunicar a vossa solução?

O QUE GANHAMOS COM A NOSSA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO REGIONAL

✔️ Um certificado de Participação;
✔️ Vamos promover as vossas soluções nas nossas plataformas e redes sociais;
✔️ Vão conhecer outras equipas de alunos com outras soluções;
✔️ Vão conhecer uma equipa fantástica de júris e receber feedback sobre a vossa ideia;
✔️ Vão ter a possibilidade de fazerem parte de uma das equipas finalistas;

Queremos que seja um momento fantástico para toda a equipa!

Por isso, aproveitem e DIVIRTAM-SE!

JURI

Conheça o Juri que escolherá as equipas finalistas que irão estar presentes no Evento Final em Lisboa - 17 de setembro 2020

André Teixeira

Câmara Municipal de Valongo

Secretário de Apoio Vereação na Câmara Municipal de Valongo

Alexandre Canadas

BNP Paribas Securities Services Portugal

Head of Client Development

António Silva

DGE

Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas

Bernardete Dias

BNP Paribas

Área de Responsabilidade social e corporativa

Carla Pereira

DPD

Diretora de Marketing e Comunicação

Cláudia Montenegro

GALP

Área Corporativa de Responsabilidade Social

David Costa

EDUCOM

Vice-Presidente

Dora Miranda

.PT

Communication Manager

Edgar Borges

ANPRI

Membro do orgão da Direção da Associação Nacional Professores de Informática ANPRI

Francisco Palmares

Fundação Calouste Gulbenkian

Gestor de Projetos

Isabel Marques

Synopsys

Executive Assistante

Joana Costa

BNP Paribas Cardif em Portugal

Responsável de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa

Jorge Silva Pinto

BNP Paribas Securities Services

Local Settlement Account Manager

José Pedro Abrantes

REN

Responsável no apoio às comunidades locais na Direção de Comunicação e Sustentabilidade

Luis Martins

IT People Group

Head of Marketing

Maria José Veloso

Fundação Altice

Gestora de Projetos na área do Empreendedorismo e Educação

Patricia Freixo

BNP Paribas

Environmental Manager

Paula Mendes

GALP

Aviation Account Manager

Pedro Pimenta

Câmara Municipal de Valongo

Assessor do presidente da Câmara Municipal de Valongo

Pedro Miguel Silva

IBM Portugal

Head of Digital Strategy Services

Tiago Ferreira

BNP Paribas

Responsável pela implementação de projectos de Automatização do Programa de Inteligência Artificial no BNP Paribas Securities Services

Tiago Leite

Direção Regional de Educação Açores

REDA – Recursos Educativos Digitais e Abertos

Zoraida Oliveira

BNP Paribas

Diretora de Risco e membro da Comissão Executiva da BNP Paribas Factor

PARCEIROS

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