FINALISTAS

As Equipas Finalistas que vão estar no Evento Final em setembro são:
 
Linha do Básico
  • My Own | Escola Secundária Camilo Castelo Branco
  • Eco-tainer | Escola Secundária de Alfena
  • 4planet | Escola Secundária Camilo castelo Branco
  • Fala comigo, posso ajudar? | Escola Básica de Real
  • Cour Help | Escola Básica de Real
  • Eco-Benefit | Escola Básica Irmãos Passos – Matosinhos
 
Linha do Secundário
  • AquaSaverApp | Escola Secundária da Maia
  • RestaurArte | Escola Secundária Paços de Ferreira (Estabelecimento Prisional – Vale do Sousa)
  • VerBragaPorUmCanudo | Escola Secundária Maria II – Braga

Prémio do Público

PRÉMIO DO PÚBLICO
  • Eco Benefit | Escola Secundária Irmãos Passos – Matosinhos

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Conheça as soluções desenvolvidas pelas equipas de alunos que vão estar no Encontro

Help U

Escola Básica de Nogueira, Braga

Descrição: A nossa aplicação tem como objetivo ajudar pessoas com dificuldades económicas ou de saúde, financeiramente, através de ajuda voluntária ou patrocinios. Queremos iniciar a divulgação na página da nossa escola, nas escolas e redes sociais.

Help U

1 | Erradicar a Pobreza

 

Nelp

Escola Secundária Henrique Medina, Esposende

Descrição: A Nelp permite que diversas pessoas se inscrevam para se voluntariarem a diversos serviços em que sejam especializados de forma a ajudar as pessoas com menos rendimentos. Desta forma, os utilizadores da app ao inscreverem-se, referem se são os fornecedores dessa ajuda ou os clientes. Assim, através dos dados (incluindo contactos) que deram dentro da app, os utilizadores podem comunicar entre si para combinar como e quando irão resolver o problema do cliente gratuitamente.

Nelp

1 | Erradicar a Pobreza

 

Halp - Cria Oportunidades

Escola Profissional de Comércio do Porto

Descrição: Existimos para facilitar a vida aos mais necessitados e a todos aqueles que estejam dispostos a ser solidários tornando o meio ambiente mais sustentável e melhor. A nossa App tem um cariz solidário, tendo como maior objetivo ajudar pessoas que estejam a passar dificuldades financeiras, ajudando-as a encontrarem pontos de recolha próximos. A ideia passa por buscar essencialmente bens alimentares e outras coisas que possam também necessitar como roupa, brinquedos, entre outros. Pensando nas pessoa

Halp - Cria Oportunidades

1 | Erradicar a Pobreza

 

Take & Leave

Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos

Descrição: A minha equipa BadBoys está a desenvolver uma aplicação que atribui pontos às pessoas que contribuem com donativos para instituições de solidariedade/caridade. Para ajudar estas instituições e também as pessoas que as procuram. Em contra partida os donativos são convertidos em pontos que podem ser descontados em lojas de comércio tradicional ou supermercados aderentes.

Take & Leave

1 | Erradicar a Pobreza

 

JIMR

Escola Básica e Secundária de Rio Tinto, Gondomar

Descrição: Problema: Acesso a vestuário condigno e gratuito para pessoas com fracos recursos económicos. Solução: Criação de uma app onde as  pessoas com menos  recursos possam conhecer as instituições que recolhem as roupas usadas e onde podem consultar o tipo de vestuário e as suas características (tamanhos, cores, tecido etc.) Ingrediente secreto: É uma app única  totalmente de cariz humanitário.

JIMR

1 | Erradicar a Pobreza

 

MAFIM

Escola Profissional de Serviços CIDENAI 

Descrição: A ideia é desenvolver uma aplicação móvel que permita às pessoas mais carenciadas pedirem apoio e/ou descobrirem locais onde se encontrem disponíveis alguns bens essenciais, como: vestuário, alimentos, brinquedos e livros.  Por outro lado, pretende-se que a aplicação permita o registo de empresas, organismos ou indivíduos para disponibilização desses mesmos bens. 

MAFIM

1 | Erradicar a Pobreza

 

Receitas Sustentáveis

Escola Básica de Sande, Marco de Canaveses

Descrição: A nossa app receitas sustentáveis, pretende diminuir o desperdício de comida, reaproveitando e utilizando restos de comida para criar novas receitas.

Receitas Sustentáveis

2 | Erradicar a fome

 

Safa-te na Cozinha!

Escola Básica Santa Bárbara, Fânzeres, Gondomar 

Descrição: A minha equipa “My recipes”, está a desenvolver uma app para ajudar os jovens, os adolescentes que não sabem cozinhar ou que têm problemas na confeção dos alimentos. Esta app tem receitas (saudáveis) para aprender como se faz as coisas, com uma lista de ingredientes; técnicas de confeção de alimentos; vídeos para acompanhar a preparação; toda a informação mais concentrada. Assim podemos ajudar as pessoas a cozinhar em qualquer momento! 

Safa-te na Cozinha!

2 | Erradicar a fome

 

MedFoot

Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos

Descrição: A nossa equipa JDP , está a desenvolver uma aplicação  móvel para ajudar todas as pessoas, nomeadamente skaters, que tenham lesões a  nível de entorses no tornozelo. Através de um questionário, que ajudará a avaliar o grau da entorse,  encontrará a melhor solução para o  problema em concreto. Essa solução pode passar por  repulsar o tornozelo ou a indicação de um médico ou clinica mais próximos.

MedFoot

3 | Saúde de Qualidade

 

Help Care

Escola Secundária de Vila Verde

Descrição: O problema que nos encontramos foi a subcarga das linhas de saúde 24 e para o resolver a nossa ideia é criar uma aplicação que realiza uma triagem para facilitar os profissionais de saúde e a subcarga dos hospitais

Help Care

3 | Saúde de Qualidade

 

OH App - One Health app

Escola Secundária de Gondomar

Descrição: Em situações de emergência médica nem sempre é fácil o acesso a informações pertinentes do historial clínico de um paciente. Esta situação é agravada quando: o estado do paciente não permite comunicar com ele; o seu historial clínico está no domínio de sistemas privados de saúde. A OH App criará um historial clínico único com dois níveis de acesso: um mais restrito e outro mais completo, só possível a profissionais de saúde. Terá também outras funcionalidades que serão úteis aos utilizadores.

OH App - One Health apps

3 | Saúde de Qualidade

 

Help-me

Escola Profissional de Comércio do Porto

Descrição: Missão: Existimos para ajudar todos as pessoas com problemas pessoais de forma a recuperarem de traumas causados por situações gerais.
Visão: Ser a principal app de ajuda ao próximo como também prevenir.
Valores: Confiança, autoestima, segurança, proteção. O objetivo da app “Help-ME!” é ajudar todas as pessoas com problemas psicológicos e conseguir com que as pessoas não cheguem a um nível mais elevado de depressão que é nomeado de suicídio sobretudo devido a covid 19 entre outros

Help-me

3 | Saúde de Qualidade

 

Autistalk

Escola Profissional de Fafe

Descrição: Este projeto surge da necessidade de informar as pessoas à cerca de uma perturbação muito conhecida, mas que poucos realmente sabem o significado, sintomas e formas de ajudar. Por esse motivo vou elaborar um website para informar a população e uma aplicação para ajudar as pessoas com autismo.
A aplicação vai ter alguns jogos, com o intuito de estimular a mente das pessoas com esse transtorno.

Autistalk

3 | Saúde de Qualidade

 

Memória Activa

Escola Profissional de Fafe

Descrição: Uma forma de os doentes de Alzheimer manterem-se mentalmente ativos e promover a autoconfiança, passa por estimular o cérebro com atividades que as pessoas, normalmente, apreciam, tais como são: palavras cruzadas, ler, puzzles e jogos.
Assim sendo, a nossa aplicação disponibiliza jogos, simple e atrativos, que promovam a atividade mental.

Memória Activa

3 | Saúde de Qualidade

 

Fitness Plus

Escola Básica de Real, Braga

Descrição: A Fitness Plus  é uma app que surge da necessidade premente de muitos procurarem  dar início a uma vida mais saudável, com alimentação mais saudável, mais exercício físico e perdendo peso.  Urge eliminar um dos grandes males do séc.XXI, a obesidade.
Com recurso a técnicas de Machine Learning  a Fitness Plus consegue manter a motivação suficiente  de forma  que  não seja abandonada uma dieta ou um plano de exercícios. A Fitness Plus “aprende” com o que cada um faz  e ajusta  metas.

Fitness Plus

3 | Saúde de Qualidade

 

AgriBio

Escola Básica de Sande, Marco de Canaveses

Descrição: informar as pessoas para a não utilização de pesticidas e para o consumo de produtos biológicos, de maior qualidade e mais saudáveis.

AgriBio

3 | Saúde de Qualidade

 

Moving Bike

Escola Básica de Real, Braga

Descrição: A Moving Bike  é uma app que surge da cada vez mais urgente necessidade de colocar as pessoas a praticar atividades físicas e de preferência em contacto com a natureza. A Moving Bike surge como uma ferramenta de combate ao mau humor, excesso de peso, às dores no corpo, tudo consequências de uma vida cada vez mais sedentária. Além disso, permite o cultivo de relações saudáveis, na medida que dispõe de mecanismos que permitem agendar atividades promotoras de saúde  em pequenos grupos de “amigos”.

Moving Bike

3 | Saúde de Qualidade

 

Fala Comigo, Posso ajudar?

Escola Básica de Real, Braga

Descrição: A Fala comigo, Posso ajudar? surge como uma necessidade face à proliferação de comportamentos que indiciam muita angústia, muito acumular de pensamentos negativos em grande parte dos jovens, ao serem confrontados com a incerteza em relação ao futuro. Comportamentos que têm impacto significativo na sua qualidade de vida. Cuidar da sua saúde mental tornou-se prioritário Um  ” ESTOU AQUI” sempre que é detetada uma expressão facial, ou um batimento cardíaco menos normal, pode fazer a diferença.

Fala Comigo, Posso ajudar?

3 | Saúde de Qualidade

 

Sports and friends

Escola Básica e Secundária de Rio Tinto, Gondomar

Descrição: Problema: Como posso arranjar companhia para praticar desporto? Onde posso praticar um determinado tipo de desporto?

Solução: Criação de uma app onde posso encontrar escolas ou academias de qualquer tipo de desporto e onde posso conhecer pessoas dispostas a praticar desporto de forma voluntária, que me queiram acompanhar em atividades de exercício livre. Não existe qualquer app do género. O desporto e prática do exercício físico é cada vez mais indispensável e reúne cada vez mais “adeptos”.

Sports and friends

3 | Saúde de Qualidade

 

Boletim Vacinas Online

Escola Básica de Nogueira, Braga

Descrição: A nossa aplicação Boletim de Vacinas Online: serve para avisar os mais distraídos, através do envio de mensgens e um alarme o nome, data e local da próxima vacina. É uma aplicação destinada para o publico geral e o nosso objetivo é melhorar a saúde e facilitar a vida das pessoas.

Boletim Vacinas Online

3 | Saúde de Qualidade

 

Pomodoro - Foca-te no tempo

Escola Secundária Henrique Medina, Esposende

Descrição: De facto, ao longo do dia a nossa produtividade tende a baixar. Assim sendo, a nossa aplicação/solução visa responder a esse enorme problema, frequentemente encontrado nos jovens e estudantes.
Com recurso a um relógio Pomodoro https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica_pomodoro), a uma zona de tarefas e anotações e até uma zona de bloqueio de aplicações, o utilizador poderá então obter níveis de produtividade nunca antes alcançados.

Pomodoro - Foca-te no tempo

3 | Saúde de Qualidade

SIGE7

Escola Secundária Henrique Medina, Esposende

Descrição: A nossa aplicação terá como objetivo aliviar a carga que os alunos portugueses do ensino secundário sentem com todos os seus testes e trabalhos através de uma monitorização do seu desempenho ao longo do tempo e oferecendo maneiras para os estudantes poderem organizar o seu estudo. O que diferencia a nossa app de outras semelhantes é o facto desta ter sido feita à medida dos estudantes portugueses do ensino secundário, dando assim todo o apoio necessário de uma forma mais simples e intuitiva.

SIGE7

3 | Saúde de Qualidade

BookTime

Escola Secundária Henrique Medina, Esposende

Descrição: Como alunos percebemos que por vezes a ida à biblioteca para requistar um livro, por exemplo, acabava por demorar algum tempo. Assim, desenvolvemos uma solução para facilitar esse contacto apenas com o telemóvel de uma forma rápida.

BookTime

3 | Saúde de Qualidade

Ensino Aumentado

Escola Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães

Descrição: A ideia da utilização da realidade aumentada surgiu depois da participação da nossa turma num projeto eTwinning juntamente com alunos de diversos países europeus. Foi fácil perceber que esta tecnologia, associada aos conteúdos escolares, os vão fazer saltar para outra dimensão. A perceção dos conteúdos torna-se tangível e é como se saíssem  dos manuais escolares para uma dimensão muito mais perceptível e cativante para a sua aprendizagem por parte dos alunos.

Ensino Aumentado

3 | Saúde de Qualidade

Study at Home

Escola Básica de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão

Descrição: O problema que pretendemos resolver é incentivar os alunos a estudar e ajudá-los nas suas dificuldades pois constatamos que, devido a problemas diversos, muitos desistem do estudo. A nossa solução permitirá que se partilhem ideias, opiniões, materiais e métodos de estudo, para que todos consigam ter sucesso escolar.
O nosso projeto é diferente de qualquer outro, pois permite a socialização e incentiva a aprendizagem do aluno pois todos  serão compreendidos e ajudados.

Study at Home

3 | Saúde de Qualidade

BeCarefull!!Covid-19

Escola Básica Santa Bárbara, Fânzeres, Gondomar 

Descrição:    A nossa equipa, com o nome “Líderes da Nova Geração” está a desenvolver uma aplicação móvel nativa para ajudar as pessoas de Portugal, dos 13 aos 70 . O nosso grupo, tem como preocupação a saúde, mais concretamente a Covid-19. Com a concretização da nossa aplicação, pretendemos disponibilizar informações que ajudem a prevenir a propagação do vírus, mostrar onde estão encontrados os maiores centros de contágio e onde estão posicionados os centros de vacinação e testagem.

BeCarefull!!Covid-19

3 | Saúde de Qualidade

Onda Verde

Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro 

Descrição: A nossa aplicação tem como principal objetivo ajudar as pessoas a melhorar as suas condições de vida. Pretendemos ajudar estas pessoas com dicas de alimentação, lembretes para beber água, dicas de exercício, contagem de números de passos e metas semanais como por exemplo, caminhar dia sim dia não, atingir um número de passos e fazer os exercícios indicados.

Onda Verde

3 | Saúde de Qualidade

CourHelp

Escola Básica de Real, Braga

Descrição: A CourHelp é uma app que surge face à dificuldade manifestada por muitos jovens em  escolher um curso superior com o qual se identifiquem e lhes possa vir a proporcionar sucesso profissional e pessoal. A escolha errada pode trazer inúmeras consequências . A CourHelp ajuda a fazer uma análise cuidada de alguns pontos relevantes para que a escolha possa ser bem sucedida. Em especial conta com a colaboração de ex-alunos para partilharem a sua experiência.

CourHelp

4 | Educação de qualidade

KnowYourSchool

Escola Secundária da Maia

Descrição: Conhecer a escola nova onde os alunos vão-se integrar, ou seja, se um aluno chega a uma nova escola, através da nossa aplicação o aluno pode conhecê-la e através de códigos QR espalhados pela mesma conhecer a sua história.

KnowYourSchool

4 | Educação de qualidade

Lost & Found

Escola Secundária da Maia

Descrição: A nossa aplicação é baseada nos perdidos e achados virtuais.Que vai ajudar os alunos, professores e funcionários a encontrar os objetos perdidos ou mesmo publicarem o que encontraram.

Lost & Found

4 | Educação de qualidade

Ezier

Escola Básica Santa Bárbara, Fânzeres, Gondomar 

Descrição: O problema que detetamos foi que durante a pandemia, sentimos que nem todas as pessoas tinham a possibilidade te comprar um computador para realizar as tarefas necessárias. Desta forma, ao criarmos esta aplicação, vai facilitar  o acesso a estas funções aos  usuários de telemóvel. 
A solução para o problema é uma plataforma que junte todas as funcionalidades, como por exemplo a Microsoft, mas que seja mais fácil de manusear no telemóvel.  

Ezier

4 | Educação de qualidade

Caminho a Seguir

Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro 

Descrição: Esta app tem como objetivo ajudar alunos que estão no final do 3º ciclo a decidir qual é o seu “caminho a seguir” no secundário. Para isso, conta com várias perguntas que , no final, darão origem a uma resposta ao problema. Esta app é diferente pois pretende resolver um problema raramente resolvido através de uma app e está especificamente pensada para alunos no final do 3º ciclo.  

Caminho a Seguir

4 | Educação de qualidade

AquaSaver App

Escola Secundária da Maia

Descrição: A AquaSaver App programa um alarme que é emitido quando é ultrapassada a quantidade de água e o tempo considerado necessário para um banho. Pretende melhorar as condições de vida da população que sofre diariamente com as dificuldades da escassez de água e da desigualdade na distribuição da mesma.
O ingrediente secreto é poder visualizar os gastos de água no nosso telemóvel, podendo analisá-los, o que permitirá um maior controlo dos mesmos e contribuir para a redução do valor das contas da água.

AquaSaver App

6 | Água Potável e Saneamento

 

Malas de Cartão

Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão

Descrição: Planear uma viagem pode ser um verdadeiro pesadelo! Isto porque há imensa informação. Com a nossa App, os utilizadores podem planear a sua viagem, preparar a sua mala e controlar as suas despesas. Têm ainda acesso ao um resumo da viagem, dia-a-dia, que calcula itinerários para melhor rentabilizar o seu dia, desfrutando ao máximo da sua viagem. Numa só App…isto tudo! Têm ainda a possibilidade de ganhar vouchers se escolherem dormir ou comer em lugares aderentes.

Malas de Cartão

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

Find a Job

Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, Oliveira do Bairro

Descrição: Considerando que um perfil profissional tem de ser mais do que uma forma de aumentar o número de contatos. Este tem de levar em conta e de forma clara quais os interesses e perfil natural do candidato, bem como as competências e aptidões necessárias ao mercado de trabalho. Propomos  uma App que permita ir de encontro aquilo que cada um é e  da sua forma de viver, bem como das competências que possui, para ajudar a encontrar as possibilidades de emprego que o farão mais feliz.

Find a Job

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

Teen Invest

Escola Básica Martim de Freitas, Coimbra

Descrição: A nossa APP ajuda os jovens a gerir o dinheiro que recebem . Esta é a solução ideal pois permite saber onde se gasta o dinheiro e definir uma percentagem de poupança. Permite controlar de forma eficaz o dinheiro que se está a poupar, saber onde se está a gastar e começar a ocnstruir um  plano de poupança.
A APP terá gráficos que permitem visualizar rapidamente o dinheiro gasto e poupado; terá rubricas de despesas e, na versão paga dá acesso a contas gratuitas em bancos, bem como dicas de gestão.

Teen Invest

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

Change of Clothes

Escola Profissional de Comércio do Porto

Descrição: A nossa missão: “Oferecer aos nossos clientes uma maneira rápida e flexível a nível de tecnologia e sermos práticos e simples de usar”. Visão: “Ser uma das aplicações com maior número de downloads e estar disponível em todas as lojas de Portugal.” Valores: Rapidez, flexibilidade, simplicidade e prática.

Change of Clothes

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

Doações Simbólicas

Escola Básica de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão

Descrição: Doações simbólicas, a app com o objetivo de promover a economia circular no nosso concelho, para uma maior sustentabilidade. As doações nesta App não envolvem dinheiro, apenas géneros. O objetivo desta App é o aproveitamento de recursos já existentes, contribuindo para a diminuição de desperdícios. Mas caso queira apenas desapegar e destralhar, poderá optar por doações simbólicas, como por exemplo: Frutas e vegetais da época, ajudando a reduzir o desperdício alimentar; – Recolha de alimento

Doações Simbólicas

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

Job Search

Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro 

Descrição: O problema que pretendemos resolver é a falta de emprego em zonas do interior de Portugal. 
Uma possível solução que encontramos é o desenvolvimento de uma aplicação que nos apresente uma listagem de empregos disponíveis nessa região.  

Job Search

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

PCBuilding

Escola Secundária D. Afonso Henriques, Aves, Santo Tirso

Descrição: Há pessoas que têm poucos conhecimentos técnicos de informática. Por norma vão a uma loja e o mais provável é trazerem um PC que não resolva as suas necessidades, i. e., o vendedor nem sempre tomará em conta as reais necessidades e o mais provável é aconselhar um PC qualquer para despachar o cliente.
A nossa APP tem  como objetivo ajudar as pessoas na compra de um PC, aconselhando na seleção dos componentes corretos consoante as necessidades do utilizador e do seu orçamento.

PCBuilding

9 | Indústria, Inovação e Infraestruturas

 

Car Wash

Escola Profissional de Valongo – PROFIVAL

Descrição: Aplicação de reserva de lavagem auto. Na versão cliente a aplicação permite ter acesso a informação sobre os estabelecimentos e reservar hora especifica para a lavagem. Na versão  empresa, a empresa consegue gerir os preços e gerir os pedidos de reserva do cliente.

Car Wash

9 | Indústria, Inovação e Infraestruturas

 

ParkingMoment

Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun´ Álvres

Descrição: Estamos a desenvolver uma aplicação para ajudar os condutores em geral a resolver um grande problema, que é a falta de estacionamento. Para isso organizar o parque de estacionamento na aplicação, utilizando sensores bluetooth junto com um mapa para facilitar o acesso a um lugar lotado.

ParkingMoment

9 | Indústria, Inovação e Infraestruturas

 

HidenScreen

Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun´ Álvres

Descrição: A aplicação é muito simples, um menu onde a pessoa pode autorizar ou não, se o “HidenSreen” pode aceder às notificações onde recebe a mensagem como Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter. Depois de autorizar quando receber uma notificação, se estiver com fones de ouvido utiliza uma funcionalidade de “mensagem de voz” onde um Bot lê a sua mensagem, a aplicação irá abrir um chat vazio para você escrever o que quiser,  basta escrever e “Enviar”, a mensagem será enviada para a pessoa!

HidenScreen

9 | Indústria, Inovação e Infraestruturas

 

CoolerFridge

Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun´ Álvres

Descrição: Imagine que não está em casa e não sabe se falta coisas no seu frigorífico. Nós, os TeenDevs, temos a solução para isso. O CoolerFridge! Vai existir uma tabela com várias categorias dos diferentes tipos de alimentos. Ao selecionar uma dessas categorias (e a sua devida quantidade), esses dados serão armazenados num inventário da própria aplicação, que pode ser acedida a qualquer altura e em qualquer lugar pelo utilizador (este inventário demonstra o que o frigorifico possui no momento).

CoolerFridge

9 | Indústria, Inovação e Infraestruturas

 

I CARE - Implementar Conceitos de Ajuda - Recursos Educativos

Escola Secundária de Vila Verde

Descrição: Na nossa aplicação, tentamos resolver um dos problemas que detetamos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Com esta aplicação pretendemos ajudar a comunidade educativa a ter material de apoio e ferramentas de ensino que promovam o dinamismo em sala de aula e que os alunos aprendam os conceitos que têm a desenvolver. Focamo-nos no preconceito e exclusão mas pretendemos expandir a aplicação com todos os temas lecionados na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

I CARE - Implementar Conceitos de Ajuda - Recursos Educativos

10 | Reduzir as Desigualdades

 

Donate

Escola Secundária de Vila Verde

Descrição: Tem algo para doar? Gostaria de ajudar mas não sabe como? Temos a Solução: Donate.
Uma aplicação que reúne o útil ao agradável. Através dela podemos aceder a diversas instituições, lares, associações, bancos alimentares que sejam de confiança no nosso concelho de VV e descobrir o mais indicado para si. A Donate permite elaborar pedidos e ofertas de produtos. Tendo assim utilidade para os recetores e os doadores. É uma app única com uma ideia cativante.
Juntos reduzimos a desigualdade!

Donate

10 | Reduzir as Desigualdades

 

Dar E Receber

Escola Secundária Henrique Medina, Esposende

Descrição: O grupo No Waste Team pretende criar uma aplicação para combater o desperdício alimentar. Qualquer cidadão e/ou cadeia alimentar que esteja disposto a aderir a esta política zero desperdício poderá utilizar a nossa aplicação como meio de apoio a instituições solidárias e pessoas com carências socioeconómicas.

Dar E Receber

10 | Reduzir as Desigualdades

 

VerBragaPorUmCanudo

Escola Secundária D. Maria II, Braga

Descrição: Criação de uma app que colmata  a necessidade de acesso a mapas interativos da cidade de Braga, a um conjunto alargado de visitantes, incluindo surdos.
Contêm locais selecionados e descrições validadas por curadores científicos de referência.

VerBragaPorUmCanudo

10 | Reduzir as Desigualdades

 

ZapMusic

Escola Básica Santa Bárbara, Fânzeres, Gondomar 

Descrição: A nossa aplicação possibilita ouvir música. Contêm uma listagem de links que dão acesso às músicas e tem álbuns que as pessoas podem criar. Iremos ter uma zona de doação para dar a algumas organizações de banco alimentar e outras para que possam ajudar organizações de países mais necessitados.  

ZapMusic

10 | Reduzir as Desigualdades

 

Traveler Help

Escola Básica de Real, Braga

Descrição: A Traveler Help surge para dar resposta àqueles  que em viagem se deparam com algum contratempo, o qual poderá arruinar a viagem face à incapacidade de resposta no imediato.  Existem canais de apoio para situações idênticas às que a Traveler Help dá resposta, mas muitas deles exigem do utilizador um registo ou são meramente informativos. A Traveler Help compreende a angústia de quem se vê confrontado com um imprevisto e dispõe de uma rede de parceiros que à distância de um clique oferecem apoio.

Traveler Help

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

ParkNow

Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga

Descrição: Com esta aplicação pretende-se que a sociedade reconheça o empenho dos cidadãos em reduzir o estacionamento indevido, melhorando os espaços destinados a circulação urbana, promovendo a visita aos centros urbanos, revitalizando o comércio tradicional, usufruindo simultaneamente de descontos nas compras ou serviços que tem à sua disposição como forma de recompensa.

ParkNow

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

e-Turismo

Escola Secundária Henrique Medina, Esposende

Descrição: A e-Turismo tem como objetivo melhorar a estadia em Esposende. A aplicação foi criada principalmente para turistas ou para pessoas que desconhecem o concelho com o intuito de mostrar com mais rigor as atrações e atividades que outras aplicações semelhantes não informam.

e-Turismo

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

ECO-TAINER

Escola Secundária de Alfena, Valongo

Descrição: A nossa app visa estimular a reciclagem  por parte de consumidores mais renitentes ou a quem seja exigido mais esforço , premiando-os. Através dela, o consumidor pode localizar o ecoponto mais próximo do local em que se encontra, no concelho de Valongo. Quando se dirige ao ecoponto, encontra nele uma placa com um código QR que, ao ser lido pela aplicação, gera pontos que, acumulados, podem ser convertidos em  descontos em parceiros locais comprometidos com a sustentabilidade ambiental.

ECO-TAINER

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

Real Hotel

Escola Básica de Real, Braga

Descrição: A Real Hotel surge para dar resposta àqueles cuja ideia de férias de sonho é uma escapadinha da confusão do quotidiano, ainda que essa escapadinha possa ser no meio da confusão. O aumento de dias mais agitados e “enclausurados” levou à  procura de refúgio em hotéis que consigam oferecer paz e tranquilidade, onde seja possível realmente descontrair.
A Real Hotel “pensa pequeno” para proporcionar grandes memórias.

Real Hotel

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

Papelaria Verde

Escola Básica de Nogueira, Braga

Descrição: Adquirir através desta APP: papelaria reutilizável; materiais naturais e recicláveis; escreve “verde”;  lê “verde”; alimenta o teu planeta devolve ao planeta matéria prima; tudo o que consomes na papelaria verde partilha com o teu planeta; procura artigos sustentáveis.

Papelaria Verde

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

4Planet

Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão

Descrição: A maioria dos cidadãos não conhece a sua pegada ecológica, ou seja, o impacto que  causam no Planeta. Partindo deste pressuposto, o nosso público alvo são jovens dos 10-15anos,  pois serão a geração futura e nela está a esperança do nosso planeta. Pretendemos que todos os utilizadores sejam desafiados a reduzir a sua pegada ecológica, adotando comportamentos sustentáveis. O nosso ingrediente secreto é a capacidade de desafiar os amigos/vizinhos…a cumprirem desafios que vão salvar o Planeta!

4Planet

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

MyOwn

Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão 

Descrição: Na nossa escola todos os anos os alunos perdem peças de roupa e outros objetos, que ficam guardados na sala de perdidos e achados sem serem reclamados. Para resolvermos este problema criamos a solução MyOwn. Esta solução conta com uma aplicação nativa para telemóveis Android e uma etiqueta personalizada. Através da aplicação, e fazendo o scanner da etiqueta, é possível identificar com rapidez e fiabilidade o dono das peças de roupa e os objetos perdidos. 

MyOwn

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

EcoClass

Escola Secundária de Vila Verde

Descrição: O problema indentificado foi a falta de consciência ambiental presente na sociedade contemporânea, o que leva a um estilo de vida não sustentável. O EcoClass possuirá jogos, competições, quizzes, debates, entre outras ferramentas para uso nas salas de aula. A próxima fase é adicionar a “EcoHouse”, onde os usuários entrarão em uma casa virtual que irá interagir com eles, e mostrar-lhes como salvar o Planeta dentro de suas casas.

EcoClass

13 | Ação Climática

 

TrashGo

Escola Básica Martim de Freitas, Coimbra

Descrição: A nossa app pretende diminuir a poluição ambiental através da correta separação de resíudos e , em particular, através de soluções para depositar os “monstros” do lixo.

A nossa app vai indicar aos utilizadores onde existem ecopontos para separar o lixo, onde e como podem depositar “monstros”, e ainda dar dicas sobre reciclagem. Também terá links com contactos de empresas ligadas à reciclagem e proteção ambiental.

TrashGo

13 | Ação Climática

 

Movel4You

Escola Secundária de Paços de Ferreira – EP Vale do Sousa.

Descrição: Esta app nativa é uma plataforma agregadora de fornecedores/vendedores de mobiliário, socialmente e ecologicamente sustentável. Esta app contribuirá para a inversão do paradigma da compra online de mobiliário nos tradicionais motores de busca, uma vez que o utilizador, de uma forma rápida, segura e simples, encontrará o móvel que deseja adquirir, sem ter de dispender muito tempo. Movel4You vai ao encontro das necessidades do cliente que, cada vez mais, opta pela compra de móveis online.

Movel4You

13 | Ação Climática

 

Help Us App

Escola Básica de Real, Braga

Descrição: Help Us App  surge da necessidade de dar um novo significado às roupas que deixam de ser úteis a alguém, mas que são uma necessidade para outro. Através de uma base de dados  colocamos em contacto quem doa e aqueles que recebem. A Help Us App  será mais um contributo para que se reduza os impactos ambientais nefastos e evite desperdícios, ampliando o consumo colaborativo e consciente.
Quem recebe  partilha fotos da nova vida dada às roupas  o que aquece também o coração de quem doa .

Help Us App

13 | Ação Climática

 

RestaurArte

Escola Secundária de Paços de Ferreira – EP Vale do Sousa.

Descrição: A RestaurArte é uma app nativa e um canal facilitador da comunicação entre os profissionais do restauro e os clientes. O restauro de móveis é utilizado para valorizar financeiramente uma peça antiga e/ou para adaptar um móvel para a realização de uma nova função.  Assim, a utilização da app servirá como alavanca para o restauro de móveis e, por isso, contribuirá a diminuição do consumo de recursos, preservando o meio ambiente, e contribuindo para a o incremento da economia circular.

RestaurArte

13 | Ação Climática

 

RGBY

Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro 

Descrição: O nosso objetivo principal é sensibilizar as pessoas para a poluição do solo e da água. Para além disso, queremos minimizar o lixo que existe em excesso nos ecopontos, reduzindo assim os resíduos no chão.  Para alcançarmos os nossos objetivos, decidimos criar uma app que indica o que devemos colocar em cada ecoponto e um mapa de Portugal Continental que nos mostra os vários ecopontos e a respetiva percentagem de ocupação pelo lixo existente. 

RGBY

13 | Ação Climática

 

Sustainable

Escola Profissional de Serviços CIDENAI 

Descrição: Aplicação móvel para promover a plantação de árvores, a limpeza de espaços públicos e fornecer informações genéricas sobre o combate à poluição. Está desenvolvida para o uso de toda a comunidade e permite aos utilizadores ajudarem a preservar o nosso ambiente e o bem-estar do planeta.  

Sustainable

13 | Ação Climática

 

SaveWaterLife

Escola Secundária de Vila Verde

Descrição: O problema que nós pretendemos resolver é a poluição aquática e o lixo nas praias, permitindo as pessoas tomarem iniciativa de ajudar a vida aquática. A nossa aplicação irá, também permitir que os utilizadores denunciem a presença de lixo, e também que organizem grupos para limpeza,  tendo em conta a sua localidade.
As ações de limpeza irão permitir que as pessoas acumulem pontos para vencer um concurso, de modo a conseguir a instalação de Eco Barreiras.

SaveWaterLife

14 | Proteger a Vida Marinha

 

Eco Benefit

Escola Básica Irmãos Passos, Guifões, Matosinhos 

Descrição: Estima-se que são produzidos 5,07 milhões de toneladas de lixo por ano em Portugal, com um impacto ambiental que poderá pôr em causa a sustentabilidade dos ecossistemas naturais. Hoje sabe-se que muito do lixo depositado em locais errados acaba no mar. 
Esta ideia é dirigida à recolha de resíduos , com o objetivo de reduzir o impacto da poluição. Pretende aliar a consciência ecológica dos cidadãos a um movimento desafiante/divertido, assim como envolver empresas que têm preocupações ambientais. 

Eco Benefit

14 | Proteger a Vida Marinha

 

Recicla +

Escola Profissional de Comércio do Porto

Descrição: Missão: A nossa missão tem como objetivo ajudar e auxiliar as pessoas a reciclarem, de forma a perceberem a importância da reciclagem, para todos termos um mundo melhor.
Visão: Ser App de referência em Portugal, na área dos serviços ambientais, tornando as pessoas mais preocupadas com o meio ambiente e com as vantagens de reciclar.
Valores : Auxílio; Informação; Prevenção.

Recicla +

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

Trash Maps

Escola Básica de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão

Descrição: O problema que pretendemos resolver é ajudar as pessoas a encontrar os ecopontos do lixo, roupas, óleo ou pilhas mais perto de casa, para reciclar. A nossa solução consiste em ajudar as pessoa a localizar os ecopontos do lixo, ecopontos de roupa, de óleo e pilhas. A nossa app é diferente das outras porque, ajuda qualquer pessoa a reciclar mais perto de sua casa, ou seja basta pesquisar o nome da localidade e mostra os resultados de onde existe.

Trash Maps

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

Baleia Verde

Escola Básica de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão

Descrição: Há muitas pessoas que não conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nem praticam ações que vão de encontro aos mesmos. A nossa solução pertente incentivar as pessoas a abordar estes objetivos através de desafios, prémios e medalhas. A nossa aplicação é diferentes de qualquer outra pois é mais dinâmica e as pessoas aprendem com ela.

Baleia Verde

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

Greenimal

Escola Básica e Secundária de Rio Tinto, Gondomar

Descrição: Problema: Necessidade de promoção do bem estar animal e proteção ambiental.
Como pretendemos resolver o problema: Através de funcionalidades especificas da app que permitem acesso a informação diversa, doações, monitorização da atividade física dos animais de companhia, chat de troca de informação entre os usuários e ainda, acesso aos serviços veterinários e canis.

Esta app reúne várias funcionalidades que nenhuma outra reúne.

Greenimal

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

MASK WASH

Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun´ Álvres

Descrição: Problema: Máscaras são desperdiçadas porque as pessoas não têm tempo para lavar e as mesmas acabam por ser deitadas ao lixo. Solução:Com a nossa APP, através da sua localização iremos apresentar os pontos de desinfeção mais próximos. Poupando tempo e ajudando na preservação do nosso planeta, evitando a poluição do mesmo.

MASK WASH

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

4plants

Escola Básica e Secundária de Rio Tinto, Gondomar

Descrição: Problema: Como conhecer e cuidar das minhas plantas
Solução: App que permita receber informação atualizada sobre os principais tipos de plantas comercializadas em Portugal com ou sem flor.
Seria uma app que teria como parceiros os principais hortos do pais assim como informação de sites da especialidade e permitiria uma inter relação entre os amantes de plantas.

4plants

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

Apps4goodV

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, São João da Madeira

Descrição: Durante os últimos anos, pessoas à volta do todo o mundo e de todas as idades têm saído cada vez menos de casa, estando expostos ao contínuo bombardeamento de informação online. Esta informação, muitas vezes , apresenta-se errada e/ou incompleta. “Vários estudos científicos, comprovaram que notícias falsas divulgam-se cerca de 8 vezes mais rápido do que notícias verdadeiras”.
Talvez tenha acreditado na frase anterior, ou, talvez não… Este foi o nosso ponto de partida!

Apps4goodV

16 | Paz, Justiça e Instituições Eficazes

 

PanicButton

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, São João da Madeira 

Descrição: No mundo em que vivemos somos expostos no nosso dia a dia a notícias de casos de violência doméstica, incêndios, etc… É um facto que ninguém gosta de ouvir estas notícias e muito menos senti-las na pele. Assim, a nossa solução a este problema remete para uma app onde basta clicar num botão onde irá alertar, os seus contactos e a autoridade, que está em perigo. Para além disto, esta app também terá a função de poder ajudar pessoas perto de si, através de um sistema de localização. 

PanicButton

16 | Paz, Justiça e Instituições Eficazes

 

Time Vision

Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun´ Álvres

Descrição: Notamos que as aplicações ou páginas web estão relacionadas com a nossa ideia estão mal configuradas.As funções de um smartphone que utilizaremos para o bom funcionamento da nossa aplicação são: o microfone e touchscreen. Destina-se maioritariamente ao público em geral, mas mais especificamente às pessoas com dificuldades visuais ou em ocasiões de mau visionamento das horas. A aplicação vai estar disponível nas lojas de apps sem custo, mas poderá ter anúncios que tornem a aplicação rentável.

Time Vision

17 | Parcerias para a Implementação dos Obejtivos

 

TheFridgeApp

Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun´ Álvres

Descrição: O projeto consiste numa aplicação que recolhe tudo aquilo que temos no nosso frigorífico e que com esses dados vai buscar todo o tipo de receitas que podemos fazer com o que temos no mesmo e como fazê-las, o que iria poupar imenso tempo para os indecisos que nunca sabem o que cozinhar ou mesmo para os que têm pouca experiência culinária.

TheFridgeApp

17 | Parcerias para a Implementação dos Obejtivos

 

PARA OS ALUNOS

Como é que se preparam para o grande dia?

PREPAREM O VOSSO PITCH! ENSAIEM!

▪️ Aqui irão ter a oportunidade de partilharem a vossa ideia perante um painel de júris e receberem um bom feedback sobre a vossa solução.

▪️ Terão três minutos para realizarem o vosso pitch. Se necessitarem, podem ter como suporte ao pitch uma apresentação em powerpoint ou pdf. Também são vocês que decidem quem faz o pitch: pode ser toda a equipa, apenas alguns ou uma só pessoa.

▪️ Vão saber antecipadamente em que sala de Pitch ficam e a ordem de todas as apresentações. Por isso, quando for a vossa vez de fazerem o pitch, vamos pedir-vos para que liguem as câmaras e microfones de toda a equipa. Se decidirem que toda a equipa faz o pitch, garantam que optimizam bem o tempo.

▪️ Depois dos vossos três minutos de pitch, é a vez do júri ter três minutos para fazer algumas perguntas, de acordo com os critérios de avaliação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO | OVERVIEW

▪️ A VOSSA IDEIA | Descrevam a vossa solução de uma forma clara e concisa. O que faz? Até que ponto a vossa solução resolve o problema? Quem é o vosso target? Quais as suas principais funcionalidades?

▪️ O VOSSO PROTÓTIPO | Podem mostrar uma versão básica ou o protótipo da vossa solução. A vossa solução tem dados e conteúdos acessíveis? Podem mostrar as características essenciais da vossa solução?

▪️ O VOSSO TARGET | O vosso público-alvo está devidamente definido e a vossa solução ajusta-se às necessidades do público-alvo?

▪️ ESTUDO DE MERCADO | Conhecem os vossos concorrentes? E podem explicar como é que a vossa solução se diferencia das demais? Ou a vossa solução não tem concorrentes?

▪️ MODELO DE NEGÓCIO E COMUNICAÇÃO | Qual é o vosso modelo de negócio e porquê? Em que canais irão comunicar a vossa solução?

O QUE GANHAMOS COM A NOSSA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO REGIONAL

✔️ Um certificado de Participação;
✔️ Vamos promover as vossas soluções nas nossas plataformas e redes sociais;
✔️ Vão conhecer outras equipas de alunos com outras soluções;
✔️ Vão conhecer uma equipa fantástica de júris e receber feedback sobre a vossa ideia;
✔️ Vão ter a possibilidade de fazerem parte de uma das equipas finalistas;

Queremos que seja um momento fantástico para toda a equipa!

Por isso, aproveitem e DIVIRTAM-SE!

JURI

Conheça o Juri que escolherá as equipas finalistas que irão estar presentes no Evento Final.

Alexandre Canadas

BNP Paribas

Head of Client Development, Managing Director

Andrea Madrid

BNP Paribas

Servicing Team Coordinator

António Silva

DGE

Coordenador Nacional

Barbara Pereira

Galp

Lead Cybersecurity OT

Bernardete Dias

BNP Paribas

CSR Officer

Bernardo Castela

GALP

FX and Money Market Analyst

Bernardo Sousa

Portugal Digital

Coordenador – Capacitação e Inclusão Digital

David Costa

EDUCOM

Vice-Presidente

Dora Miranda

.PT

Communication Manager

Edgar Borges

Associação Nacional de Professores de Informática

Membro da Direção

Fernando Nogueira

IBM

Enterprise Strategy Consultant

Gonçalo Pratas

MGO Consulting

Fundador

Henrique Lopes

DELL

Engenheiro de Sistemas (consultor de pré-venda)

Isabel Marques

Synopsys

Executive Assistant

Jorge Silva Pinto

BNP Paribas

Account Manager Local Settlement

José Pedro Abrantes

REN - Redes Energéticas Nacionais

Responsável pela área de Apoio às Comunidades Locais – Direção de Comunicação e Sustentabilidade

Maria José Fraga

Fundação Altice

Gestão de Projetos

Maria José Loureiro

ccTICua

Tecnica superior/investigadora

Nelson Pereira

Synopsys

Engenheiro Informático

Patricia Freixo

BNP Paribas

Gestor de Ambiente

Pedro Varela

Bliss Applications

Business Manager

Renato Graça

HP

Trade Marketing Manager & Sustainability Champion

Susana Castanheira

Área Metropolitana do Porto

Assessoria Técnica nas áreas da Educação e Inovação Social

Vanessa Gasparinho

Galp

Gestora Comercial

Vanessa Romero Rodriguez

BNP Paribas

Assistant WM PIMH / Spoc of CSR

Zoraida Oliveira

BNP Paribas

Diretora de Risco

PARCEIROS

Parceiros da 7ª Edição do Apps for Good Portugal