OS VENCEDORES

    • 1º Lugar Secundário (Fundação GALP) SandSpace – Agrupamento Escolas Dr. Serafim Leite.

    • 1º Lugar Básico (Fundação Stavros Niarchos) – Plastic Free World – Escola B.S. Levante da Maia .

    • 2º Lugar Secundário (Fundação Calouste Gulbenkian) – Faster – Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro.

    • 2º Lugar Básico (Synopsys) – PooPet – Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches .

    • 3º Lugar Secundário (Direção-Geral da Educação) – Auxilium – Escola Secundária Tomás Cabreira.

    • 3º Lugar Básico (Fundação ALTICE) – Cartão Escolar Digital – Escola Básica 2/3 Piscinas – Olivais.

    • Prémio Future Up (Fundação GALP) – BOW (Based on Water) – Escola Secundária de Gondomar

    • Prémio Cooler Planet (BNP Paribas) – ReAPP – Agrupamento de Escolas de Sátão

    • Prémio Jovem Aluna.PT (.PT) – Iris Ferreira da solução PooPet – Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches

    • Prémio Tecnológico (ANPRI) – SandSpace – Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

    • Prémio do Público (REN) – Plastic Free World – Escola B.S. Levante da Maia

Infográfico da 6ª Edição
do Apps for Good

AS FINALISTAS

Conheça as soluções tecnológicas que foram Finalistas do Encontros Regionais Norte e do Encontro Regional Centro-Sul e que vão estar presentes no dia 17 de setembro no Evento Final na Fundação Calouste Gulbenkian

Auxilium

Escola Secundária Tomás Cabreira

Descrição:
A nossa app visa prestar auxílio a indivíduos presos em vícios, como o alcoolismo e a toxicodependência. Pretende fornecer um acompanhamento personalizado ao utilizador, e permitir que este se sinta motivado ao abandono do vício, através de historiais, estatísticas, testemunhos, vídeos motivacionais, metas e conquistas, entre muitas outras funcionalidades a adicionar.

Auxilium

3 | Saúde de Qualidade

Safe Life

Escola Profissional de Aveiro

Descrição:
A Safe Life é uma aplicação que permite que as pessoas idosas, com doenças crónicas ou com incapacidade tenham uma oportunidade de serem mais autónomas e conseguirem viver de forma independente. Através do GPS, familiares ou cuidadores, têm acesso à localização do utente. Tem uma agenda que emite avisos sobre consultas que estão marcadas, a medicação que têm de tomar e a que horas.

Safe Life

3 | Saúde de Qualidade

SandSpace

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

Descrição:
Desenvolvemos uma aplicação que permite às pessoas ver a ocupação da praia. Com base nos princípios do Citizen Science, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação. Ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.

SandSpace

3 | Saúde de Qualidade

 

Determina-te

Agrupamento de Escolas de Vialonga

Descrição:
Estamos a desenvolver uma app móvel ajudar os alunos do 1.º ao 3.º ciclos a resolver o problema da identificação e aplicação correta de determinantes e suas subclasses. O ingrediente secreto prende-se com facto de ajudar a motivar os alunos a aprender e os professores na sua tarefa de ensinar, com recurso a um jogo e com a indicação para saber mais através de links de editoras.

Determina-te

4 | Educação de Qualidade

 

Your Tutor

Escola Secundária Quinta do Marquês

Descrição:
Facilitar a procura de um explicador.

Your Tutor

4 | Educação de Qualidade

 

Faster

Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro

Descrição:
Ao utilizar a nossa app os nossos clientes, podem requerer um serviço que entrega rapidamente encomendas de pequenas e médias dimensões sem ter de preencher ou se deslocar a qualquer lado. O envio de encomendas é feito por estafetas associados à plataforma, para a morada de utilizadores registados ou posição atual do destinatário.

Faster

9 | Indústria, Inovação e Infraestruturas

 

Cartão Escolar Digital

E.B 2,3 Piscinas, Olivais

Descrição:
A aplicação que pretendemos criar permite substituir a utilização do cartão escolar físico pela utilização do telemóvel com a nossa aplicação. Assim poderemos realizar todas as funcionalidades do cartão escolar, tais como: dar entrada, comprar almoços, consultar saldo…

Cartão Escolar Digital

9 | Indústria, Inovação e Infraestruturas

 

ISPI - Internet Segura para Idosos

Escola Básica Integrada de Ribeira Grande

Descrição:
O gap geracional entre os idosos e os jovens está a levar a que cada vez haja maior isolamento e infelicidade na 3ª idade. Esta é uma app que pretende ajudar e incentivar a 3ª idade a utilizar as novas tecnologias, de forma segura e útil para eles e aproximá-los dos seus familiares.

ISPI - Internet Segura para Idosos

10 | Reduzir as Desigualdades

 

iRead

International School of Palmela

Descrição:
A nossa app procura ajudar quem nunca teve a oportunidade a aprender a ler. Oferece duas soluções: “Ajuda-me” que permite o utilizador tirar uma foto a algo que ele pretende perceber, e através de IA, lê para o utilizador o conteúdo da foto e “Ensina-me” que procura ensinar o utilizador a ler, produzindo sons fonéticos para cada letra e progressivamente subir de nível.

iRead

10 | Reduzir as Desigualdades

 

Wiki Idosos

Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira

Descrição:
A equipa WIKI IDOSOS está a desenvolver um projeto que surge para dar respostas ao isolamento e às preocupações de inclusão social dos idosos. O projeto junta a preocupação pelo envelhecimento ativo Através da funcionalidade “Oportunidades amigas dos idosos”, serão lançados “convites” que pretendem prolongar a vida útil dessa população, fazendo com que contribuam para as questões que são fundamentais para a sociedade.

Wiki Idosos

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

PooPet

Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches

Descrição:
A aplicação tem por objetivo eliminar o problema dos dejetos dos animais através de pontos de recolha, contentores PooPet, onde serão recolhidos os dejetos inseridos previamente em invólucros/sacos contendo códigos de barras. Para dinamizar e incentivar este processo a aplicação tem um sistema de pontos que permite beneficiar economicamente o utilizador.

PooPet

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

The App for Apps for Good

International School of Palmela

Descrição:
A nossa app procura agregar todas as apps sociais que promovam a ajuda ao próximo e assim consegues escolher qual a melhor forma para ajudares, de acordo com o teu contexto. Divide várias categorias e apresenta as apps existentes no Mercado, juntamente com uma breve descrição. Após o utilizador escolher como quer ajudar, pode clicar na respetiva app e é redirecionado para a mesma.

The App for Apps for Good

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

BOW (Based on Water)

Escola Secundária de Gondomar

Descrição:
O nosso projeto está assente na construção de uma aplicação e de um dispositivo eletrónico programável por smartphone que permite regular/limitar o consumo diário de água num chuveiro e, por inerência, reduzir o consumo de energia. Deste modo, estaremos a dar um contributo para modificar padrões de consumo que consequentemente possibilitarão um desenvolvimento mais sustentável das comunidades e da sociedade.

BOW (Based on Water)

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

Plastic Free World

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia

Descrição:
A aplicação Plastic Free World disponibiliza a todos os utilizadores dicas simples e práticas para a redução do plástico no quotidiano e ainda disponibiliza sugestões de produtos sustentáveis a adquirir. Salienta-se que toda a informação é organizada de acordo com as divisões da casa, de modo a facilitar a sua rápida e eficaz consulta.

Plastic Free World

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

Sustainable Shopping

Escola Secundária Quinta do Marquês

Descrição:
Promover um consumo sustentável, de modo a diminuir os impactos no ambiente do consumo relacionado com a área da alimentação.

Sustainable Shopping

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

Lets Go to The Beach, Safely!

Externato Cooperativo da Benedita

Descrição:
A nossa solução irá notificar o utilizador quanto ao fator de protetor a usar, a temperatura, a ondulação do mar, as horas que deve ir ao banho e estar na praia tendo em conta as condições climatéricas A app irá informar o nível de ocupação das praias do concelho de Alcobaça, evitando deslocações desnecessárias, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis e a poluição.

Lets Go to The Beach, Safely!

13 | Ação Climática

 

Book Shelf

Salesianos do Estoril – Escola

Descrição:
Propomos uma biblioteca virtual que encontra um mecanismo de troca de livros permitindo a quem tem vontade de aumentar os seus livros lidos adquirir mais, sem investir dinheiro ou visitas a livrarias. Acreditamos que contribuímos para a diminuição da nossa pegada ecológica dando aos livros uma utilização frequente estando sempre a trocar de mãos.

Book Shelf

13 | Ação Climática

 

Find the Animal

Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos – AEFV

Descrição:
A nossa App é para ajudar a encontrar animais perdidos.

Find the Animal

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

Pollution

Agrupamento de Escolas de Vialonga

Descrição:
Estamos a desenvolver uma aplicação chamada Pollution com o objetivo de sensibilizar as pessoas quanto aos efeitos negativos da poluição. O nosso “ingrediente secreto” é a mistura de links da web, mostrando vídeos com sugestões de alternativas a fazer com materiais recicláveis e também contactos de entidades que recebem materiais que já não usamos.

Pollution

15 | Proteger a Vida Terrestre

 

B-Patrol

Agrupamento de Escolas de Sátão

Descrição:
A app B-Patrol disponibiliza informação sobre o bullying, mas criámos um fórum onde as pessoas que sofrem de bullying podem falar de forma anónima, sem terem de se expor, com o serviço especializado de psicologia da escola e com outras que já passaram pelo mesmo. Também pretendemos criar um espaço onde os utilizadores poderão encontrar informação e conselhos sobre o tema.

B-Patrol

16 | Paz, Justiça e Instituições Eficazes

 

JÚRI

Conheça o Júri que irá estar presente no Evento Final em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 17 de setembro de 2020

António Silva

Direção - Geral
da Educação

Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas

Arlindo Dias

IBM

Cloud Architect

Bernardete Dias

BNP Paribas

Responsabilidade Social e Corporativa

Bruno Pocinho e Silva

REN

Diretor Adjunto de Comunicação e Sustentabilidade

Daniel Freitas

Fundação Altice

Consultor do Departamento de Desenvolvimento de Soluções Digitais

David Costa

EDUCOM

Vice-Presidente

Dora Miranda

.PT

Communication Manager

Fernanda Ledesma

ANPRI

Presidente

Francisco Palmares

Fundação Calouste Gulbenkian

Gestor de Projetos

Inês Barros

Outsystems

Community Manager

Katarzyna O'Neill

Embaixada Polónia

Especialista para a Diplomacia Pública

Luís Miguel António

Câmara Municipal Oeiras

Chefe de Divisão de Desenvolvimento da Política Educativa

Luís Gaspar

Direção Regional
Madeira

Chefe Divisão de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem

Luís Martins

VRARA

Head of Marketing

Manuela Dias Pinto

APPI

Direção

Maria José Veloso

Fundação Altice

Gestora de Projetos na área do Empreendedorismo e Educação

Nélson Pereira

Synopsys

Software Engineer

Renata Carvalho

APM

Vice-Presidente

Sandra Aparício

Fundação GALP

Responsável

Sandra Silva

Direção Regional de Educação dos Açores

Técnica Superior

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