AS VENCEDORAS

◼ Conheça as soluções tecnológicas VENCEDORAS da 7ª Edição do Apps for Good Portugal 2020/2021
Linha do Básico :
• 1° Prémio: MyOwn | Escola Secundária Camilo Castelo Branco

• 2° Prémio: Eco Benefit | Escola Básica Irmãos Passos, Guifões, Matosinhos

• 3° Prémio: 4Planet | Escola Secundária Camilo Castelo Branco
 
Linha Secundário:
• 1° Prémio: RestauArte | Escola Secundária Paços de Ferreira (E.P do Vale do Sousa)

• 2° Prémio: UniAcess | Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras

• 3° Prémio: SafeShop | Escola de Novas Tecnologias dos Açores
 
Categorias:
• Jovem Aluna.PT : Evina Pimenta | 11Fontes

• Prémio Tecnológico : AquaSaver | Escola secundária da Maia

• Prémio do Público: UpCM | Colégio Militar

• Future Up: GreenTasks | Escola Básica N.1 Saboia

• Cooler Planet: Movel4You | Escola Secundária Paços de Ferreira (E.P do Vale do Sousa)

VALERIE HANNON EM PORTUGAL

Celebrámos o fim da 7ª Edição do Apps for Good com a oportunidade única de termos à conversa Valerie Hannon – líder mundial em Inovação na Educação – e João Costa – Secretário de Estado da Educação – sobre como reinventar as escolas para os desafios atuais, com moderação de Luís Fernandes – Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Consultora da OCDE no projeto Educação 2030

Valerie Hannon

Secretário de Estado da Educação em Portugal

João Costa

Com a Moderação de

Diretor do CFAE - PVVC

AS 22 SOLUÇÕES FINALISTAS

Conheça as 22 soluções tecnológicas FINALISTAS dos Encontros Regionais (Norte, Centro-Sul, Açores e Madeira) da 7ª Edição do Apps for Good e que vão estar presentes no Evento Final no dia 29 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

DaddyWithoutBaby

Escola Básica Dr. Abranches Ferrão, Seia

Descrição: A nossa aplicação pretende encontrar soluções para o problema dos pais que infelizmente não conseguem ou não podem ter filhos, através de informação especializada, acesso a produtos e serviços a preços acessíveis e troca de informação entre utilizadores com os mesmos problemas.

DaddyWithoutBaby

3 | Saúde de Qualidade

QR COLD

Escola Secundária da Quinta do Marquês, Oeiras

Descrição: A falta de informação sempre foi um grande inimigo da saúde, esta app propõe acabar com esse problema, proporcionando acesso direto à informação do paciente em questão. A aplicação em conjunto com um QR code unipessoal irá proporcionar a solução tendo como alvo idosos em centros de dia, com pessoas qualificadas a tomar conta e a tirar proveito dos dados de cada um.

QR COLD

3 | Saúde de Qualidade

SafeShop

ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores

Descrição:
A nossa aplicação insere-se num sistema de gestão do acesso a espaços comerciais. Com a nossa aplicação as pessoas sabem, através de um sistema de semáforo, se um espaço comercial está lotado ou se podem dirigir-se para fazer as suas compras. Com a app SafeShop e usando as coordenadas do smartphone é possível ter acesso à informação das lotação das lojas que e outras informações. Esta é uma proposta para melhorar a gestão de tempo das pessoas e aumentar a sensação de segurança.

SafeShop

3 | Saúde de Qualidade

Fala Comigo, Posso ajudar?

Escola Básica de Real, Braga

Descrição: A Fala comigo, Posso ajudar? surge como uma necessidade face à proliferação de comportamentos que indiciam muita angústia, muito acumular de pensamentos negativos em grande parte dos jovens, ao serem confrontados com a incerteza em relação ao futuro. Comportamentos que têm impacto significativo na sua qualidade de vida. Cuidar da sua saúde mental tornou-se prioritário
Um ” ESTOU AQUI” sempre que é detetada uma expressão facial, ou um batimento cardíaco menos normal, pode fazer a diferença.

Fala Comigo, Posso ajudar?

3 | Saúde de Qualidade

CourHelp

Escola Básica de Real, Braga

Descrição:
A CourHelp é uma app que surge face à dificuldade manifestada por muitos jovens em escolher um curso superior com o qual se identifiquem e lhes possa vir a proporcionar sucesso profissional e pessoal. A escolha errada pode trazer inúmeras consequências . A CourHelp ajuda a fazer uma análise cuidada de alguns pontos relevantes para que a escolha possa ser bem sucedida. Em especial conta com a colaboração de ex-alunos para partilharem a sua experiência.

CourHelp

4 | Educação de Qualidade

 

See the Future

Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo

Descrição:A nossa aplicação iria acompanhar todo o nosso percurso escolar, através de testes psicotécnicos, guardando o registo de todas as nossas notas ao longo dos anos e, de acordo com essa avaliação, indicaria qual o curso mais adequado a seguir. A app mostraria igualmente os vários cursos a que temos acesso com a nossa média, os respetivos exames necessários, bem como as Universidades que abrangem o curso escolhido. Esta app seria bastante inovadora, pois estamos numa fase decisiva das nossas vidas!

See the Future

4 | Educação de Qualidade

 

UniAccess

Escola Secundária da Quinta do Marquês, Oeiras

Descrição: É muito difícil para os estudantes do ensino secundário encontrar informações sobre os cursos superiores e as candidaturas, já que estas estão dispersas. Assim decidimos criar uma app que reunisse a grande maioria das informações disponíveis sobre a escolha da universidade, tendo como elementos diferenciadores a localização, o valor das propinas e o ser pública ou privada, calcule a média do aluno e compare-a com o curso, e ajude na escolha deste, com recurso a um questionário psicotécnico.

UniAccess

4 | Educação de Qualidade

 

Multi School

Escola Secundária Francisco Franco, Madeira

Descrição:  Pretende-se contribuir na organização das atividades escolares dos alunos, com a marcação de testes e trabalhos, agenda da turma e da escola, elementos de avaliação, possibilitar o registo de bloco de notas. Facilitará a comunicação entre alunos e professores. Os alunos poderão enviar justificações de faltas para o Diretor de Turma ou enviar outros documentos para um professor ou aluno específico. Os Encarregados de Educação poderão acompanhar o percurso escolar dos seus educandos.

Multi School

4 | Educação de Qualidade

 

AquaSaver App

 Escola Secundária da Maia, Valongo

Descrição: A AquaSaver App programa um alarme que é emitido quando é ultrapassada a quantidade de água e o tempo considerado necessário para um banho. Pretende melhorar as condições de vida da população que sofre diariamente com as dificuldades da escassez de água e da desigualdade na distribuição da mesma. O ingrediente secreto é poder visualizar os gastos de água no nosso telemóvel, podendo analisá-los, o que permitirá um maior controlo dos mesmos e contribuir para a redução do valor das contas da água.

AquaSaver App

6 | Água Potável e Saneamento

 

Zelp

Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, Vila Franca de Xira

Descrição: A nossa aplicação, Zelp, tem como objetivo expandir a oportunidade de trabalho para jovens, entre 15 a 25 anos através da realização de qualquer tarefa/serviço a outra pessoa que solicite essa ajuda, algo nunca antes feito ou sequer pensado. O que nos diferencia das outras aplicações é a ideia em si como também as novas chances que a nossa aplicação oferece aos adolescentes.

Zelp

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

ÉSSE Travelling

Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, Vila Franca de Xira

Descrição: A pandemia de Covid-19 teve consequências devastadoras nos setores relacionados com o turismo, e o número de desempregados atingiu valores nunca antes atingidos. A app Ésse travelling, tem como objetivo relançar o turismo nacional e internacional, de forma a recuperar a economia, facilitando as viagens e visitas a grandes e pequenas cidades, dando ao utilizador um vasto leque de locais a visitar, atividades a realizar.  Dispomos ainda diversas outras funcionalidades que tornam a nossa app única.

ÉSSE Travelling

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

Ver Braga de André Soares: do granito ao oiro

Escola Secundária D. Maria II, Braga

Descrição: Criação de uma app que colmata  a necessidade de acesso a mapas interativos da cidade de Braga, a um conjunto alargado de visitantes, incluindo surdos.

Contêm locais selecionados e descrições validadas por curadores científicos de referência.

Ver Braga de André Soares: do granito ao oiro

10 | Reduzir as Desigualdades

 

Eco Challenge

Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro

Descrição: Nos dias de hoje, ouvimos muito falar do impacto da atividade humana no planeta e cada vez é mais urgente preserva-lo , no entanto muitas pessoas não percebem o quanto esta mudança é necessária ou como contribuir, às vezes por falta de informação, vontade ou esforço. Assim a nossa app tem como objetivo incentivar os utilizadores a desenvolverem a noção de sustentabilidade assim como promovê-la, praticando atos que ajudem o planeta.

Eco Challenge

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

11Fontes

Colégio Senhor dos Milagres

Descrição: A aplicação 11Fontes, mais do que resolver o problema do hábito recorrente de comprar  garrafas e garrafões de água de plástico, pretende ser a aplicação do concelho de Leiria que dá a solução eficaz de encontrarmos a fonte de água potável mais próxima. Além de podermos saber se estamos perto de uma fonte, com a 11Fontes, sabemos em tempo real a ocupação da fonte e ainda a possibilidade de fazer a marcação para a data mais conveniente. Volta a encher a tua garrafa gratuitamente!

11Fontes

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

Netos de Companhia

Escola Básica e Secundária de Vialonga, Vila Franca de Xira

Descrição: Hoje em dia, os idosos encontram-se mais sozinhos e isolados, tendo dificuldades em se movimentar e realizar as suas rotinas.  A nossa app pretende ajudar estas pessoas através de voluntários que queiram ser netos de companhia. Como um bom neto, ajudará a realizar as atividades que necessitam, fará companhia nos momentos de partilha de histórias e experiências, ajudará a lembrar-se das consultas, medicação, entre outras. Este projeto será uma mais valia  para os idosos e também para os netos.

Netos de Companhia

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

Elpper

Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão

Descrição: Esta aplicação tem como objetivo ajudar quem acaba de entrar numa escola nova ou um local novo, como por exemplo, um centro comercial. Essas pessoas não sabem onde ficam as salas de aula ou a sua loja favorita. Por isso, criámos uma aplicação que através de um caminho virtual com realidade aumentada irá ajudar essas pessoas a encontrar estes locais para não chegarem atrasados às aulas e encontrarem rapidamente a loja pretendida e durante esse caminho conhecer outros sítios de interesse.

Elpper

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

UpCM

Colégio Militar

Descrição: Esta aplicação sem fins lucrativos, tem como objetivo facilitar a troca, venda e doação de fardas Colegiais. A aplicação também permite a troca de mensagens o que facilita a comunicação entre os utilizadores assim determinando um local e uma forma de fazer negócio.

UpCM

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

4Planet

Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão

Descrição: A maioria dos cidadãos não conhece a sua pegada ecológica, ou seja, o impacto que  causam no Planeta. Partindo deste pressuposto, o nosso público alvo são jovens dos 10-15anos,  pois serão a geração futura e nela está a esperança do nosso planeta. Pretendemos que todos os utilizadores sejam desafiados a reduzir a sua pegada ecológica, adotando comportamentos sustentáveis. O nosso ingrediente secreto é a capacidade de desafiar os amigos/vizinhos…a cumprirem desafios que vão salvar o Planeta!

4Planet

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

ECO-TAINER

 Escola Secundária de Alfena, Valongo

Descrição: A nossa app visa estimular a reciclagem  por parte de consumidores mais renitentes ou a quem seja exigido mais esforço , premiando-os. Através dela, o consumidor pode localizar o ecoponto mais próximo do local em que se encontra, no concelho de Valongo. Quando se dirige ao ecoponto, encontra nele uma placa com um código QR que, ao ser lido pela aplicação, gera pontos que, acumulados, podem ser convertidos em  descontos em parceiros locais comprometidos com a sustentabilidade ambiental.

ECO-TAINER

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

MyOwn

Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão

Descrição: Na nossa escola todos os anos os alunos perdem peças de roupa e outros objetos, que ficam guardados na sala de perdidos e achados sem serem reclamados. Para resolvermos este problema criamos a solução MyOwn. Esta solução conta com uma aplicação nativa para telemóveis Android e uma etiqueta personalizada. Através da aplicação, e fazendo o scanner da etiqueta, é possível identificar com rapidez e fiabilidade o dono das peças de roupa e os objetos perdidos.

MyOwn

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

RestaurArte

Escola Secundária de Paços de Ferreira, Estabelecimento Prisional Vale do Sousa

Descrição: A RestaurArte é uma app nativa e um canal facilitador da comunicação entre os profissionais do restauro e os clientes. O restauro de móveis é utilizado para valorizar financeiramente uma peça antiga e/ou para adaptar um móvel para a realização de uma nova função.  Assim, a utilização da app servirá como alavanca para o restauro de móveis e, por isso, contribuirá a diminuição do consumo de recursos, preservando o meio ambiente, e contribuindo para a o incremento da economia circular.

RestaurArte

13 | Ação Climática

 

Eco Benefit

Escola Básica Irmãos Passos, Guifões, Matosinhos

Descrição: Estima-se que são produzidos 5,07 milhões de toneladas de lixo por ano em Portugal, com um impacto ambiental que poderá pôr em causa a sustentabilidade dos ecossistemas naturais. Hoje sabe-se que muito do lixo depositado em locais errados acaba no mar.
Esta ideia é dirigida à recolha de resíduos , com o objetivo de reduzir o impacto da poluição. Pretende aliar a consciência ecológica dos cidadãos a um movimento desafiante/divertido, assim como envolver empresas que têm preocupações ambientais.

Eco Benefit

14 | Proteger a vida Marinha

 

JÚRI

Conheça o Júri que irá estar presente no Evento Final em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 29 de setembro de 2021

Anésio Neto

VRARA

Co-Presidente

António Silva

Direção - Geral
da Educação

Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas

Arlindo Dias

IBM

Cloud Architect

Carla Pereira

DPD

Diretora de Marketing e Comunicação

Daniel Freitas

Fundação Altice

Gestor de Projetos

David Costa

EDUCOM

Vice Presidente 

Dora Miranda

.PT

Communication Manager

Henrique Lopes

DELL

Engenheiro de Sistemas (Consultor Pré-Vendas)

Joana Silvestre

Microsoft

Responsável pelos Programas de Filantropia

José Pedro Abrantes

REN

Responsável da área de Apoio às Comunidades Locais

Lucília Teles

Associação de Professores de Matemática

Vice Presidente

Luís Gaspar

Direção Regional de Educação - Madeira

Chefe de Divisão

Manuela Pinto

Associação Portuguesa de Professores de Inglês

Professora

Maria José Fraga

Fundação Altice

Gestão de Projetos 

Marisa Durão

Câmara Municipal da Amadora

Chefe de Divisão de Intervenção Educativa

Marta Albuquerque

Portugal Inovação Social

Adjunta

Nelson Pereira

Synopsys

Engenheiro Informático

Patrícia Freixo

BNP Paribas

Senior CSR Officer

Sandra Aparício

GALP

Responsabilidade Social Corporativa

Sandra Silva

Direção Regional da Educação - Açores

Técnica Superior

Snezana Djurisic

OutSystems

Community and Social Impact Manager

Teresa Ramos

Câmara Municipal Cascais

Chefe de Divisão de Planeamento e Rede Social

PARCEIROS

Parceiros da 7ª Edição do Apps for Good Portugal