As 22 Soluções Finalistas

Conheça as 22 soluções tecnológicas FINALISTAS dos Encontros Regionais (Norte, Centro-Sul, Açores) da 8ª Edição do Apps for Good e que vão estar presentes no Evento Final no dia 20 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

School Care Students (SCS)

Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga

Descrição: A escola é um poderoso meio de prevenção social, mas também um meio onde se acentuam as desigualdades na escolaridade. A nossa aplicação contribui para uma comunidade escolar mais coesa, permitindo a troca de bens essenciais entre todos os alunos anonimamente.

School Care Students (SCS)

1 | Erradicar a Pobreza

 

SAYNOTOADDICTION

EB 2,3 de Real

Descrição: O isolamento social, agravou vícios e dependências, com a ingestão de substâncias, como álcool e tabaco, ou envolvimento em atividades como videojogos. Muitas destas situações tornam-se compulsivas, interferindo com as responsabilidades ou a saúde das pessoas, tornando-se prejudiciais.
A SAYNOTOADDICTION surge para ajudar todos aqueles que desenvolveram uma adição ou conhecem alguém nessa situação.

SAYNOTOADDICTION

3 | Saúde de Qualidade

 

Dispmed

Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão

Descrição: O principal objetivo do DispMed é evitar que as pessoas se esqueçam da toma dos medicamentos, reduzir o desperdício dos mesmos e o gasto de papel em prescrições e planos da toma diária. Consiste na inserção da prescrição médica numa app, informação essa que será enviada por bluetooth para o dispensador, o que alertará o utilizador.

Dispmed

3 | Saúde de Qualidade

 

Helping Medication

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico

Descrição: Através desta aplicação será mais fácil tomar a medicação. Pessoas idosas que moram sozinhas muitas vezes têm dificuldade em fazer a toma correta da medicação. A nossa app irá ajudar com um sistema de lembretes. Pode ser usado por pessoas individuais e também por lares de idosos ou outras instituições. Depois de fazer o levantamento das pessoas idosas que moram sozinhas, disponibilizamos a essas pessoas um botão SOS com ligação direta aos bombeiros e centro de saúde.

Helping Medication

3 | Saúde de Qualidade

 

For Disability

Escola Secundária de Molelos, Tondela

Descrição: A nossa App tem como objetivo ajudar pessoas com deficiência e os respetivos cuidadores. Terá dicas ou ajudas para casos de emergência, indicações de produtos fiáveis, apoio médico e alimentação orientada. Terá ainda uma comunidade de utilizadores que poderá trocar ideias e partilhar soluções/ajudas para problemas comuns.

For Disability

3 | Saúde de Qualidade

 

App4Study

Escola Básica Júlio Brandão, Vila Nova de Famalicão

Descrição: Com a App4Study, pretende-se ajudar a ter mais sucesso escolar, e proporcionar um ambiente de interação entre alunos e pais, que por vezes se torna difícil devido à falta de tempo. Pensámos em funcionalidade como a organização e a verificação do estudo. Todo o esforço será recompensado pela acumulação de pontos e culmina numa atividade final de ano, negociada entre pais e filhos!

App4Study

4 | Educação de qualidade

STOOL

Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo

Descrição: O grande segredo da app é o facto de reunir vários aspetos de diversas redes sociais e apps de estudo numa só, de modo a aprimorar ao máximo o aproveitamento escolar. Na nossa opinião, uma rede-social é a melhor forma de chamar a atenção dos jovens e de aprimorar as probabilidades de aceitação da app por parte deles.

STOOL

4 | Educação de Qualidade

 

SmartShower

Escola Secundária da Maia

Descrição: O projeto SmartShower propõe-se ser uma nova tecnologia que permitirá a diminuição do consumo de água, evitando o desperdício desta nos momentos iniciais do banho, enquanto a temperatura não é a desejada. Através de uma aplicação conectada a um microcontrolador a água será libertada apenas quando esta se encontrar á temperatura pretendida que será escolhida ou predefinida, previamente, pelo utilizador na app. O nosso sistema é destinado para casas construídas de raiz e é mais económica.

SmartShower

6 | Água Potável e Saneamento

 

Flash Help

Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco

Descrição: De forma a solucionar os problemas de comunicação entre a comunidade educativa, a nossa aplicação tem como objetivo resolver problemas técnicos no agrupamento.

Flash Help

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

FarFromHome

Escola Secundária de Molelos, Tondela

Descrição: Devido à crescente procura de trabalho e novas condições de vida por parte de cidadãos estrangeiros e refugiados de guerra no nosso país, a nossa aplicação contém informação sobre:
– Festas, feriados e costumes
-Procura de casas, emprego, etc.
-Mapas com a localização de lugares, como, segurança social, finanças, centros de saúde, hospitais, etc.
-Inserção nas comunidades de estrangeiros
-Vídeos de ensino da língua
-Dicionário online (traduz as línguas mais faladas no mundo)

FarFromHome

8 | Trabalho Digno e Crescimento Económico

 

EP+

Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro

Descrição: Com a App EP+ pretendemos automatizar os processos de marcação de visitas e videochamadas, depósitos de dinheiro aos reclusos no EP, marcação de atendimentos pelos serviços de educação, enfermagem, etc., disponibilizar informação, em tempo real, a visitantes e reclusos. Terá 3 perfis de utilização: visitantes (disponível na Google Play…), reclusos (instalada num tablet disponível no interior do EP) e direção do EP (aplicação para desktop). Não existe nenhuma app semelhante no mercado!

EP+

9 | Indústria, Inovação e Infraestruturas

 

Eu Sou Voluntário

Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos

Descrição: Pretendemos reunir todas as entidades que praticam voluntariado numa só aplicação, com o objetivo de simplificar o processo conhecimento de forma a facilitar a entrada a pessoas que pretendam participar em alguma ação.

Eu Sou Voluntário

10 | Reduzir as Desigualdades

 

LP&G

Escola Secundária D. Maria II, Braga

Descrição: A nossa app tem como objetivo ajudar alunos, e outras pessoas interessadas, a desenvolverem a escrita do português, superando as suas dificuldades. Também pretende ensinar Língua Gestual Portuguesa para facilitar a comunicação com cidadãos surdos. Sempre de forma lúdica e interativa, para que todos aprendam ao seu ritmo, em qualquer lugar.

LP&G

10 | Reduzir as Desigualdades

 

Apanha-me

Escola Secundária de Loulé

Descrição: A ideia da aplicação surgiu as nossas dificuldades diárias quando utilizamos os transportes no concelho de Loulé, assim decidimos desenvolver uma app que permita aos utilizadores saber de forma interativa e atual os horários, localização e disponibilidade dos assentos nos transportes da rede pública de Loulé atualizando este serviço para os utilizadores das novas tecnologias promovendo a sustentabilidade da cidade promovendo os transportes urbanos.

Apanha-me

11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis

 

Collect Oil

Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga

Descrição: A pensar na reciclagem do óleo e nas suas embalagens, contribuindo para o cumprimento dos objetivos da política energética e para a redução da emissão de GEE, e sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente, nomeadamente no que diz respeito aos cursos de água, usufruindo de descontos quando demonstram preocupar-se com o meio ambiente . A Collet oil foi pensada para ajudar o meio ambiente, e como ingrediente secreto oferece descontos na fatura da água.

Collect Oil

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

FlowerBud

Escola Secundária da Maia

Descrição: A conceção da FlowerBud parte da dificuldade na manutenção e no crescimento de diversas plantas agrícolas num ambiente caseiro com sucesso. Este projeto deverá proporcionar uma plantação caseira eficiente, usufruindo de um circuito constituído por um sensor e um Arduino que alerta o utilizador quando a planta deverá ser regada, para além de informar as características necessárias para a manutenção desta mesma.

FlowerBud

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

CanTeen

Colégio Senhor dos Milagres

Descrição: A app CanTeen, tem como objetivo reduzir consideravelmente o desperdício de comida diariamente nas cantinas escolares. Através do cálculo do desperdício de cada aluno tem, a CanTeen irá demonstrar ao aluno a quantidade de desperdício alimentar que o mesmo produziu.

CanTeen

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

Bus Stop

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Descrição: Necessidade de ter viagens virtuais. Validar a viagem utilizando o telemóvel. Feedback em tempo real dos horários das carreiras e localização dos autocarros . Validar a viagem utilizando no telemóvel. Assistente Virtual integrado na APP capaz de dar suporte à utilização desta.
Função de alerta para saldo mínimo de viagens.
Permitir a partilha da localização, durante a viagem, com outros utilizadores da aplicação.
Permitir o carregamento de viagens através de pagamentos eletrónicos.

Bus Stop

12 | Produção e Consumo Sustentáveis

 

RecycleGo & GiveNow

EB 2,3 da Maia – Sede de UO

Descrição: Existem neste momento dois problemas: Onde reciclar determinados produtos? Onde doar alguns artigos? Não existe nenhum site ou nenhuma App que nos informe, numa determinada cidade, onde estão localizados os ecopontos para depositar produtos para reciclar e/ou artigos para doar. Com a nossa App, por cidade ou produto/artigo, qualquer pessoa poderá procurar um ecoponto/local de depósito ou a quem doar.
Com o lucro gerado pelo anúncios pagos, a nossa empresa fará doações a instituições de caridade.

RecycleGo & GiveNow

13 | Ação Climática

 

MCCANNALERT

Real Colégio de Portugal,

Descrição: Hoje em dia sabemos que desaparecimentos não é um tema muito abordado em Portugal (muita falta de informação maioritariamente) e as pessoas tendem a perder a sensibilidade ao longo da vida. A nossa solução foi criar uma app que informa as pessoas e faz com que a população contribua para encontrar essas pessoas. Queremos também fazer alertas como o Amber Alert (EUA), em todo Portugal. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas sejam melhor informadas , que ajudem para um Portugal mais seguro.

MCCANNALERT

16 | Paz, Justiça e Instituições Eficazes

 

+PorSI

Escola Secundária de Sacavém, Loures

Descrição: Comunicação entre os cidadãos e a Junta de Freguesia de Sacavém e Prior Velho para reportar problemas que encontrem na freguesia, pedir apoio para a realização de tarefas, publicar objetos para doação, pedir agendamento de recolha de monos e inscrição para se tornar voluntário. Elaborada no Visual Studio Code, BD na framework Laravel e Expogo para o frontend. Github e Postman na implementação e Balsamiq e Figma para o protótipo. O Trello para gestão do projeto. Linguagens Javascript, CSS e PHP.

+PorSI

17 | Parcerias para a implementação dos objetivos

 

GreenLine

Real Colégio de Portugal

Descrição: A GreenLine consiste numa aplicação mobile que reune num mesmo lugar empreendedores, investidores e criadores de conteúdo. Esta pretende dar resposta à desafiante tarefa de encontrar investidores para ideias de empreendedorismo social que pretendem impactar o ambiente e potenciar um desenvolovimento sustentável da humanidade sem comprometer a satisfação das necessidades da população.

GreenLine

17 | Parcerias para a implementação dos objetivos

 

Parceiros

Parceiros da 8ª Edição do Apps for Good Portugal