

João Baracho – Diretor-Executivo CDI Portugal
Capacitamos os jovens para tornarem-se cidadãos ativos e conscientes
e, assim, contribuírem para um mundo melhor.
Os alunos identificam problemas da sua comunidade - com base nos
17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - e encontram soluções
digitais. Ao longo do programa estão em contato com especialistas que os
aproximam ao mundo real.
Trabalhamos com escolas e apoiamos professores. Oferecemos uma abordagem pedagógica inovadora aos professores que asseguram este trabalho na sala de aula onde os alunos aprendem num ambiente de maior motivação.
A comunidade de Experts é constituída por voluntários que disponibilizam o seu tempo para partilharem a sua experiência profissional e darem novas perspetivas aos alunos e professores. Os alunos criam um produto concreto que resolve um problema social. Utiliza métodos do mundo real como o design thinking e o produto mínimo viável.
O Apps for Good continua a sua missão de desafiar as escolas para a inovação e introdução de novas práticas no ensino com formação aos professores creditada e uma plataforma com conteúdos pedagógicos estruturados e comprovados. O crescente número de alunos, professores formados e equipas de alunos na competição marcaram esta edição em que, apesar do impacto marcado pela pandemia, se sentiu uma maior procura para o digital e abordagens para a cidadania.
Welcome Session Online
130 professores
3ª Edição App StartUp
5 equipas de alunos
Formação Inicial - 6 horas p/ grupo
de formação (6 grupos e 36h de
formação).
Formação de Acompanhamento –
2h p/ sessão de formação (total 2
sessões síncronas e 4h de formação)
284 professores participantes
30 escolas 62 professores 269 alunos
8 professores
21 escolas 31 professores 210 alunos
Lançamento do Livro Digital “Como viajar pelo Mundo Apps for Good, em articulação com os Domínios de Autonomia Curricular (DAC’s)?”, trabalho desenvolvido pelos professores NINJA Apps for Good
3 Encontros Regionais
Norte | Centro-Sul | Açores e Madeira
22 soluções foram selecionadas para
o Evento Final
57 escolas
91 professores
584 alunos
156 equipas
22 equipas 11 prémios
*60% a repetir a experiência do programa por mais uma edição.
Em 2018/2019, 40% dos professores implementaram o Apps for Good em tempo curricular, tendo este número aumentado para 53% no presente ano letivo (2020/2021).
O Apps for Good tem uma forte e versátil componente formativa, com uma metodologia de projeto e conteúdos que se adaptam aos diferentes níveis curriculares, permitindo aos professores, uma gestão curricular capaz de promover uma educação inclusiva, de qualidade e que potencia as competências dos alunos em sala de aula.
*Matemática e Ciências, Física – Química, Biologia e Geologia, Artes Visuais, Inglês, Português, Geografia, Bibliotecário, Educação Especial, entre outras
(1 a 10)
80% dos professores refere que o desenvolvimento deste programa acabou por ter, neste cenário pandémico, um efeito motivador tanto junto dos alunos (76%) como dos professores.
72% dos professores referiu que o programa tem uma forte vertente tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento de competências digitais necessárias para o Ensino à Distância.
É um/a professor/a que participou em edições anteriores do Apps for Good. É conselheiro, é exemplo de boas práticas educativas, que partilha a sua experiência com outros professores e que contribui para a melhoria e crescimento do programa.
Integração de novos elementos:
de 11 elementos na 6ª Edição passámos para 20 NINJAS
(1 a 10)
Para além do impacto direto nas competências e na confiança dos alunos, o Apps for Good também desperta o interesse dos alunos para diferentes percursos académicos ou profissionais.
Continua a ser um dos objetivos do Apps for Good compreender o impacto do programa no interesse e motivação das raparigas para áreas ligadas à tecnologia e das ciências. Nesta amostra, envolvemos 513 alunos, dos quais 250 são raparigas com idades entre os 10 e os 20 anos, a frequentarem o ensino básico e secundário.
O Apps for Good promove o desenvolvimento de soluções que se correlacionam com os 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS´s), surgindo como um instrumento que fomenta a educação para a cidadania. Pretende-se formar e capacitar os jovens para os direitos humanos e para uma cidadania global.
79%dos alunos refere que o programa contribuiu para a tomada de consciência de que a tecnologia pode colaborar na resolução de problemas sociais.
Dos 181 projetos inscritos na competição nacional da 7ª Edição, destacamos o trabalho dos alunos e professores relacionado com os temas na área da saúde e educação de qualidade.
Envolvemos neste estudo 6 dos 8 alunos participantes do programa do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa. Analisámos o impacto do programa na população reclusa nas dimensões de natureza motivacional, no conhecimento tecnológico, nas competências digitais e transversais e no desenvolvimento de competências de gestão de um projeto.
Segundo os alunos, a sua participação no programa superou largamente as suas expetativas, pela forma como trabalharam em equipa e pelos recursos utilizados, e porque o programa permitiu fazê-los pensar e a abstraírem-se do contexto prisional. Estes níveis de satisfação refletem-se no sucesso escolar, na medida em que os alunos completaram o ano escolar até ao fim.
(1 a 10)
A aplicação da metodologia Apps for Good em sala de aula num contexto prisional funcionou como um fator motivador e de maior envolvimento dos alunos com o espaço escola, pois permitiu-lhes explorar muitas das competências que consideravam adormecidas e promover outras digitais e sociais, promovendo simultaneamente oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Apps for Good recebe selo INCoDe.2030 como iniciativa de referência para a Educação.
O Apps for Good ganhou o PrémioUNESCO – Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores.
Pelo 2º ano consecutivo, uma equipa de alunos de Portugal foi finalista na competição do Apps for Good Global no Reino Unido. A solução EcoClass, da Escola Secundária de Vila Verde, ganhou o Prémio do Público. A EcoClass é uma solução com conteúdos ecológicos - tarefas, um jogo, mapas, etapas, questionários, frases, dicas e competições entre alunos e turmas - para ensinar os mais novos a serem mais ecológicos. Ver mais aqui: https://www.appsforgood.org/ecoclass
“Nós somos a inovação que o mundo precisa neste momento. Somos nós que vamos mudar completamente a forma como a nossa sociedade pensa e age ecologicamente. Vamos estabelecer uma nova era!”. - pela Equipa da solução EcoClass