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“Apps for Good, um programa educativo que impulsiona todos os princípios para a educação tecnológica e inclusiva que são defendidos por todas as organizações que querem um melhor modelo de educação para o futuro”.

João Baracho – Diretor-Executivo CDI Portugal


Apps for Good Internacional
Reino Unido, Portugal e Angola.

710 Escolas


26247 Alunos orientados para a sustentabilidade

Capacitamos os jovens para tornarem-se cidadãos ativos e conscientes e, assim, contribuírem para um mundo melhor.
Os alunos identificam problemas da sua comunidade - com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - e encontram soluções digitais. Ao longo do programa estão em contato com especialistas que os aproximam ao mundo real.

1114 Professores inovando práticas educativas

Trabalhamos com escolas e apoiamos professores. Oferecemos uma abordagem pedagógica inovadora aos professores que asseguram este trabalho na sala de aula onde os alunos aprendem num ambiente de maior motivação.

316 Experts no mundo real

A comunidade de Experts é constituída por voluntários que disponibilizam o seu tempo para partilharem a sua experiência profissional e darem novas perspetivas aos alunos e professores. Os alunos criam um produto concreto que resolve um problema social. Utiliza métodos do mundo real como o design thinking e o produto mínimo viável.


Apps for Good Portugal | 2020/2021

O Apps for Good continua a sua missão de desafiar as escolas para a inovação e introdução de novas práticas no ensino com formação aos professores creditada e uma plataforma com conteúdos pedagógicos estruturados e comprovados. O crescente número de alunos, professores formados e equipas de alunos na competição marcaram esta edição em que, apesar do impacto marcado pela pandemia, se sentiu uma maior procura para o digital e abordagens para a cidadania.


224 Escolas abertas à comunidade

532 Professores facilitadores à inovação

5835 Alunos inovadores e criativos

45 Experts Profissionais Inspiradores



Professores formados na metodologia de projeto Apps for Good que recorre ao digital e inovação pedagógica.

1 Equipa a participar na competição de UK - App EcoClass - e vencedora do Prémio do Público.

Estabelecimento Prisional integra a metodologia Apps for Good no seu plano escolar.

Escola Apps for Good em Angola, seguindo o currículo português.

Nova Plataforma desenvolvida e lançada em Portugal com novos Experts inscritos e acessível a todos os países.



O que Fizemos



Setembro 2020

Lançamento da nova plataforma Apps for Good em Portugal

Outubro 2020

Arranque do Programa

Welcome Session Online
130 professores
3ª Edição App StartUp
5 equipas de alunos

Outubro 2020 a Fevereiro 2021

Formação Professores

Formação Inicial - 6 horas p/ grupo de formação (6 grupos e 36h de formação).
Formação de Acompanhamento – 2h p/ sessão de formação (total 2 sessões síncronas e 4h de formação)
284 professores participantes

Novembro 2020 a Janeiro 2021

Visita Inicial às Escolas (visita virtual às escolas que participam pela 1ª vez)

30 escolas  62 professores  269 alunos

Fevereiro 2021

3º Encontro Anual de Professores NINJAS.

8 professores

Abril a Junho 2021

Visita Final às Escolas (visita virtual)

21 escolas  31 professores  210 alunos

Maio 2021

Lançamento do Livro Digital “Como viajar pelo Mundo Apps for Good, em articulação com os Domínios de Autonomia Curricular (DAC’s)?”, trabalho desenvolvido pelos professores NINJA Apps for Good

Junho e Julho 2021

Encontros Regionais Virtuais em Portugal

3 Encontros Regionais
Norte | Centro-Sul | Açores e Madeira 22 soluções foram selecionadas para o Evento Final
57 escolas  91 professores  584 alunos  156 equipas

Setembro 2021

Evento Final

22 equipas  11 prémios

Plataforma
Apps for Good Portugal

Este ano foi lançada a nova plataforma Apps for Good em Portugal com 5 cursos disponíveis em inglês e português.




Impacto?

À distância ou presencialmente, a plataforma permitiu o fácil acesso aos conteúdos e aos projetos entre as equipas de alunos e professores, que trabalharam de forma colaborativa.




VAMOS OUVIR!


“Alunos trabalham de forma mais autónoma, potenciando a sua confiança no desenvolvimento das tarefas”

“Maior organização e acessibilidade dos alunos, maior envolvimento e responsabilidade no desenvolvimento do projeto”

“Promove a criação de dinâmicas de grupo, e o despoletar nos alunos da sua criatividade e espírito de equipa.”

ESCOLAS

224*

*60% a repetir a experiência do programa por mais uma edição.


CICLO DE ENSINO?




TIPO DE ENSINO?




COMO APLICARAM?


Em 2018/2019, 40% dos professores implementaram o Apps for Good em tempo curricular, tendo este número aumentado para 53% no presente ano letivo (2020/2021).

O Apps for Good tem uma forte e versátil componente formativa, com uma metodologia de projeto e conteúdos que se adaptam aos diferentes níveis curriculares, permitindo aos professores, uma gestão curricular capaz de promover uma educação inclusiva, de qualidade e que potencia as competências dos alunos em sala de aula.


INSCRIÇÕES 8ª EDIÇÃO APPS FOR GOOD

www.cdi.org.pt/8a-edicao-apps-for-good

PROFESSORES


532

*Matemática e Ciências, Física – Química, Biologia e Geologia, Artes Visuais, Inglês, Português, Geografia, Bibliotecário, Educação Especial, entre outras


O impacto da FORMAÇÃO Apps for Good nos Professores



A formação Apps for Good é um alicerce para a aquisição de NOVAS COMPETÊNCIAS, promovendo a confiança dos docentes para trabalhar através de uma metodologia de projeto, fomentando a TRANSDISCIPLINARIDADE e potenciando, juntos dos alunos, o desenvolvimento de competências identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

VAMOS OUVIR!

“A formação foi muito útil para organizarmos o planeamento do programa. Foi uma formação muito dinâmica e interventiva, que apela à participação dos professores, dando a possibilidade de aprender com os outros e experimentar.”

“Tem um grande impacto pela diversidade de estratégias e técnicas apresentadas que fazem toda a diferença nas nossas práticas. Diferencia- se pela positiva das restantes formações que habitualmente fazemos”

Qual o IMPACTO do Apps for Good, nas competências e práticas educativas dos PROFESSORES




O Apps for Good está alinhado com o desenvolvimento das competências digitais dos docentes identificadas nos 6 eixos do Referencial Europeu de Competências Digitais (DigCompEdu) adotado no Plano de Ação para a Transição Digital. 80% dos professores referem que melhoraram o seu nível de competência digital, em especial, na área ligada à utilização de Recursos Digitais.

Satisfação Global com o programa

8,6

(1 a 10)

E em tempo de pandemia?

80% dos professores refere que o desenvolvimento deste programa acabou por ter, neste cenário pandémico, um efeito motivador tanto junto dos alunos (76%) como dos professores.

72% dos professores referiu que o programa tem uma forte vertente tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento de competências digitais necessárias para o Ensino à Distância.

VAMOS OUVIR!

“As aulas foram sempre de Ensino à Distância, por isso a implementação do Programa Apps for Good, tornou- -se encorajador/motivador para os meus alunos e um excelente apoio para mim”

“No caso da minha turma, teve um efeito muito positivo, através do qual os alunos durante três horas estavam satisfeitos em estar à frente de um computador, pois estavam ocupados a criar algo que lhes conferiu algum prazer e satisfação, foi muito estimulante para eles numa época de constantes restrições.”

NINJA

É um/a professor/a que participou em edições anteriores do Apps for Good. É conselheiro, é exemplo de boas práticas educativas, que partilha a sua experiência com outros professores e que contribui para a melhoria e crescimento do programa.

Integração de novos elementos:
de 11 elementos na 6ª Edição passámos para  20 NINJAS


O QUE FIZERAM?

  • Lançamento da 1ª Edição do Livro Digital: “Como viajar pelo Mundo Apps for Good em articulação com os Domínios de Autonomia Curricular (DAC’s)?” Este livro foi desenvolvido pelos professores NINJA, com exemplos práticos de como aplicar o Apps for Good nas escolas em contexto curricular.
  • 3º Encontro Anual NINJA. Através de uma metodologia de Costumer Journey os professores Ninja analisaram pontos de satisfação e frustração da sua experiência no programa.

Considera que o papel de NINJA acrescentou valor na sua prática profissional


O que dizem os NINJAS?

“A partilha de práticas entre Ninjas tem possibilitado a alteração de práticas em sala de aula.”

“Melhoria das aulas, sobretudo as de programação, devido ao significado que veio dar aos conteúdos.”

“Ser Ninja é estar atento, ser curioso, resiliente, dinamizador e, em constante aprendizagem …”

”Ser Ninja é levar os alunos a alcançar o sucesso!”

ALUNOS



5835





IMPACTO NAS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS


Satisfação Global com o programa

8,0

(1 a 10)



80% Aumentou a sua CONFIANÇA


76% Aumentou a sua RESILIÊNCIA



O ALUNO NA ESCOLA...



O ALUNO NO FUTURO...

Para além do impacto direto nas competências e na confiança dos alunos, o Apps for Good também desperta o interesse dos alunos para diferentes percursos académicos ou profissionais.


MAIOR INTERESSE EM...




Qual o papel do Apps for Good na relação das RAPARIGAS com a área TECNOLOGICA?

Continua a ser um dos objetivos do Apps for Good compreender o impacto do programa no interesse e motivação das raparigas para áreas ligadas à tecnologia e das ciências. Nesta amostra, envolvemos 513 alunos, dos quais 250 são raparigas com idades entre os 10 e os 20 anos, a frequentarem o ensino básico e secundário.

A satisfação das raparigas com o programa revela-se superior à dos rapazes:

VAMOS OUVIR!


“Aprendi a dar mais valor às disciplinas de TIC e que a tecnologia é muito mais útil do que pensamos.”

“Integrar o Apps for Good e ser desafiada a desenvolver uma aplicação, ajudou-me a utilizar a tecnologia de forma mais prática, desenvolver métodos/soluções para resolver problemas e aprendi mais sobre este tema. Tenho a certeza que irei utilizá-las mais no futuro.”

“Mudei a minha opinião sobre a área tecnológica, pois antes pensava que era muito complicada e até aborrecida, mas este projeto fez-me ver que a área tecnológica até é bastante interessante. Agora sinto-me mais confiante, e que tudo é possível.””


Impacto do Apps for Good na SOCIEDADE


O Apps for Good promove o desenvolvimento de soluções que se correlacionam com os 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS´s), surgindo como um instrumento que fomenta a educação para a cidadania. Pretende-se formar e capacitar os jovens para os direitos humanos e para uma cidadania global.

79%dos alunos refere que o programa contribuiu para a tomada de consciência de que a tecnologia pode colaborar na resolução de problemas sociais.

Dos 181 projetos inscritos na competição nacional da 7ª Edição, destacamos o trabalho dos alunos e professores relacionado com os temas na área da saúde e educação de qualidade.




ODS das Soluções Apps for Good






A metodologia Apps for Good nos Estabelecimentos Prisionais


Estudo de Caso: Piloto no Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa


Envolvemos neste estudo 6 dos 8 alunos participantes do programa do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa. Analisámos o impacto do programa na população reclusa nas dimensões de natureza motivacional, no conhecimento tecnológico, nas competências digitais e transversais e no desenvolvimento de competências de gestão de um projeto.

Impacto ao nível das Competências

Impacto na vida académica

Impacto na Aspiração de Carreira



Impacto no dia a dia...



Segundo os alunos, a sua participação no programa superou largamente as suas expetativas, pela forma como trabalharam em equipa e pelos recursos utilizados, e porque o programa permitiu fazê-los pensar e a abstraírem-se do contexto prisional. Estes níveis de satisfação refletem-se no sucesso escolar, na medida em que os alunos completaram o ano escolar até ao fim.

GRAU DE SATISFAÇÃO:


9,8

(1 a 10)

A aplicação da metodologia Apps for Good em sala de aula num contexto prisional funcionou como um fator motivador e de maior envolvimento dos alunos com o espaço escola, pois permitiu-lhes explorar muitas das competências que consideravam adormecidas e promover outras digitais e sociais, promovendo simultaneamente oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

VAMOS OUVIR!


“O Apps for Good permitiu-me trabalhar competências que já me tinha esquecido que as tinha”

“O Apps for Good foi como um “oásis” neste contexto, conseguindo desenvolver um trabalho como nunca antes desenvolvemos neste contexto prisional, pela forma como trabalhamos e pelo contacto que tivemos tanto com os experts e com a equipa Apps for Good”

“Para nós foi muito importante termos sido selecionados para a competição final, pois veio reforçar que o nosso trabalho está à altura das restantes equipas e que temos competências que nos permitem alcançar patamares que antes nunca pensamos alcançar! Estamos muito orgulhosos do trabalho que desenvolvemos em Equipa”




RECONHECIMENTO


Apps for Good recebe selo INCoDe.2030 como iniciativa de referência para a Educação.

O Apps for Good ganhou o PrémioUNESCO – Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores.

Pelo 2º ano consecutivo, uma equipa de alunos de Portugal foi finalista na competição do Apps for Good Global no Reino Unido. A solução EcoClass, da Escola Secundária de Vila Verde, ganhou o Prémio do Público. A EcoClass é uma solução com conteúdos ecológicos - tarefas, um jogo, mapas, etapas, questionários, frases, dicas e competições entre alunos e turmas - para ensinar os mais novos a serem mais ecológicos. Ver mais aqui: https://www.appsforgood.org/ecoclass

“Nós somos a inovação que o mundo precisa neste momento. Somos nós que vamos mudar completamente a forma como a nossa sociedade pensa e age ecologicamente. Vamos estabelecer uma nova era!”. - pela Equipa da solução EcoClass

PARCEIROS APPS FOR GOOD