Vem transformar Ideias em Produtos Tecnológicos!

A primeira aceleradora de ideias especifica para residentes, trabalhadores ou estudantes do concelho de Valongo.

Ao longo do projeto os participantes têm contacto com especialistas e mentores de empresas parceiras, possibilitando-lhes uma experiência completa de desenvolvimento de um produto: desde a sua conceção, ao desenvolvimento e à apresentação ao mercado do seu produto tecnológico com um FIM SOCIAL.

Participem nesta ACELERADORA  para criarem uma UMA SOLUÇÃO que resolva um problema do dia-a-dia ou que promova a melhoria da qualidade de vida da comunidade de Valongo. No final, as melhores soluções tecnológicas serão premiadas.

4ª EDIÇÃO

3ª EDIÇÃO

2ª EDIÇÃO

1ª EDIÇÃO

4ª EDIÇÃO

AS 6 MELHORES SOLUÇÕES serão PREMIADAS em junho 2022

Com um valor monetário de 1.500€

Parceiros

3ª EDIÇÃO

AS SOLUÇÕES VENCEDORAS

Demoday 17 junho 2021 na 1ª Edição do Switch to Innovation Summit Valongo

LEMBRETE
DIA-A-DIA

José Santos

É uma solução para lembrar os utilizadores de coisas a fazer nos próximos dias e para pessoas esquecidas.  Lembra de pagamentos, listas de supermercado, consultas do médico, entre outros.

MECATRONIC
HELPER

José Francisco

É uma solução para pessoas que precisam urgentemente de material de mecatrónica e não sabem onde encontrar. Faz o mapeamento do material mais barato e que está disponível mais rápido.

FALAR
COM AS MÃOS

Joel Mota

A aplicação tem um jogo para aprender gestos, oportunidade de encontrar ou registar intérpretes, tem um dicionário de Língua Gestual Portuguesa (LGP), frases traduzidas para LGP e chat para a comunidade comunicar.

Green

Rafael Conceição

Esta solução mostra vários pontos onde os utilizadores podem colocar o lixo, marcarem com empresas especializadas para levantarem o lixo às habitações mediante um custo e, por fim, ainda têm acesso a dicas de DIY do que fazer com materiais recicláveis.

My CarWash

João Dias

É uma solução que faz a gestão dos estabelecimentos que limpam veículos, mostrando a sua qualidade, o seu preço e as informações do estabelecimento.

Be Free

Gonçalo Pinheiro

É uma solução que reúne informação sobre desportos radicais e locais para a sua prática. Permite também o contacto com outros utilizadores para a prática de atividades radicais sempre com companhia.

2ª EDIÇÃO

AS SOLUÇÕES VENCEDORAS

Demoday a 15 de julho 2020 no Auditório Dr.António Macedo

#CiberAmigo

Maria Alves

Esta app pretende dar resposta aos problemas adjacentes à ciberagressão, dando a oportunidade de integrar o tema no currículo escolar, constituindo os professores e psicólogos agentes importantes neste combate e fornecer informação aos adolescentes acerca do tema e das usas dinâmicas, desconstruindo ciber(mitos) e a possibilidade dos adolescentes que sejam/tenham sido vítimas, agressores e observadores pedirem ajuda/denunciar, garantindo-lhes uma resposta adequada/efetiva.

Baby Upload

Helena Reis e Marisa Dias

No desenvolvimento da tese de mestrado a Helena viu uma necessidade de partilha e entreajuda entre pares na vivência da gravidez e, ao mesmo tempo, a escassez de informação fidedigna e de confiança quando se recorre a espaços de partilha na internet. Face ao problema identificado, nasceu a Baby Upload.
Assim, os utilizadores poderão sentir-se seguros no espaço em que se encontram, partilhando vivências com os pares.

O Ninho

Nádia Batista

Anualmente, em Portugal são abandonados 10 mil animais, que acabam por se multiplicar para os 50 mil, que são recolhidos por associações todos os anos. Com a solução O Ninho qualquer utilizador pode sinalizar um animal e acionar um sistema de comunicação imediato com as FATs e FADs registadas na aplicação, agilizando assim o processo de recolha do animal da rua.

Mini-Trocas

Vanessa Amaral e Fábio Lima

A Aplicação possibilitará os utilizadores efetuarem trocas de artigos de criança usados, sem que seja necessário o uso de dinheiro. Além disto, ao possibilitar as trocas, os artigos voltarão a ter um novo uso, rumo à preservação do meio ambiente e à reutilização e não-desperdício. Todas as pessoas que possuam artigos de crianças que não lhe dêem uso e com interesse em realizar trocas podem usufruir desta aplicação.

My Gallery

Ana Silva

De uma forma geral, os artistas sentem falta de visibilidade das suas obras, o que impossibilita a sua venda e rentabilização do seu trabalho. A My Gallery constitui-se uma galeria de Artes Visuais, virtual com a exposição gratuita das obras, sendo desnecessário o aluguer do espaço expositivo físico. Coloca em contacto direto artistas e eventuais compradores, facilitando o processo de aquisição de Obras de Arte.

We Study

Mikael Gonçalves

A app We Study foi criada com o objetivo de diminuir o insucesso escolar, aliada ao poder da tecnologia com o ensino virtual. Permite corresponder às necessidades do aluno e do explicador, através de um maior apoio nos estudos e estimulação dos alunos, assim como um acesso fácil e rápido na interação entre ambos.

1ª EDIÇÃO

AS SOLUÇÕES VENCEDORAS

Demoday na Expoval 2019

All for Pet

Ana Catarina de Sousa, Fábio Carneiro, Mariana Neto, Pedro Domingues e Sofia Dias

Uma app para que o utilizador divulgue o seu animal perdido ou que dê nota de outros animais perdidos que encontrou. Desta forma, com a identificação do nome, raça, idade, peso, cor, presença/ausência de chip e traços característicos do animal, será mais fácil a ligação entre o animal perdido e os respetivos donos.

PORTAL DO CIDADÃO

Sara Ferreira da Silva

Uma app que promove a intervenção cívica para que todos reportem problemáticas emergentes no concelho de Valongo. Qualquer cidadão poderá fazer o upload de uma fotografia, associar uma descrição e localização, enviando-a diretamente para as entidades municipais responsáveis pela sua resolução.

Radio Zona Z

Armando Ribeiro, Filipe Lopes, João Silva, João Sousa e Rui Monteiro

Uma plataforma única e gratuita de conteúdos comunitários – podcasts de músicas, entretenimento e informação – sempre actualizada e com vários temas que vão desde a comédia, ao desporto, à música.

Indicat

Rui Loureiro

Uma app que permite consultar os menus dos restaurantes com a possibilidade de acesso rápido à ementa através da localização ou código QR de um restaurante. A aplicação é de fácil compreensão e visualmente simples. Os gerentes conseguem manter os seus menus e o upload do ficheiro pode ser feito via app ou website.