Gostavas de desenvolver um produto tecnológico para uma ideia mas não sabes como? Queres experimentar a área da programação?
És um criativo/a? Tens ideias mas não sabes por onde começar? O Transforma TI (TTI) é garantidamente para TODOS!
Ao longo do projeto terás contacto com especialistas e mentores de empresas parceiras e irás viver uma experiência inesquecível que poderá abrir portas na descoberta dos teus talentos. Irás experienciar o ciclo de desenvolvimento de um produto: desde a sua concepção à apresentação da tua solução tecnológica, sempre com um FIM SOCIAL.
No final do projeto, todas as soluções entram numa competição e são apresentadas num Demoday e avaliadas por um júri independente. As melhores soluções ganham prémios. Mas sabes qual será o melhor prémio de todos? Colocares à prova a tua motivação e resiliência e apostares no teu futuro.
“Na minha opinião, os projetos desenvolvidos pelo CCD (Centro de Cidadania Digital) ajudam muito as pessoas que estão envolvidas – desde os mais novos até aos mais adultos – que tem um sonho e força de vontade para o concretizar. O CCD oferece todas as ferramentas para que possamos desenvolver o nosso projeto seja ele uma app com um intuito mais social (…) ”
“A programação era o meu grande foco para a inscrição neste projeto, no entanto, os desafios da criação de ideias foram muito cativantes, assim como a identificação do problema. A preparação do pitch em equipa foi algo muito bom, pela aprendizagem e pelo trabalho”
“Todos podemos fazer parte de soluções que nem sabíamos que nós próprios conseguíamos construir.”
“A “Aprender em Companhia” é uma aplicação criada para ajudar no estudo dos alunos. A mesma disponibiliza quizzes divididos por ano de escolaridade e tema, onde podem testar os conhecimentos aprendidos na escola. tem uma área onde é possível criar os seus próprios quizzes para desafiar os colegas, ou para os pais ajudarem os filhos a estudar. “Aprender em companhia” é multiplicar conhecimento”
Uma app para todos os amantes de natureza e caminhadas que garante um maior acesso a locais de lazer, facilitando a identificação dos trilhos de Portugal. Com hábitos mais saudáveis, será possível que as pessoas ganhem interesse e gosto pelo ar livre, levando também a um maior respeito pela natureza e pelos nossos espaços.
A minha ideia consiste numa aplicação onde podemos disponibilizar artigos que já não queiramos mais, com o intuito de reduzir a necessidade de produção em grande escala, tornar o mundo mais sustentável e, também, erradicar a pobreza. Assim, podemos encontrar artigos funcionais gratuitamente como por exemplo um frigorifico, um computador…O público-alvo será qualquer um de nós, famílias com baixa renda, projetistas, técnicos vários…É uma aplicação muito intuitiva onde é deixada a foto e a localização dos artigos disponíveis, podendo os interessados recolhê-los.
Esta app pretende dar resposta aos problemas adjacentes à ciberagressão, dando a oportunidade de integrar o tema no currículo escolar, constituindo os professores e psicólogos agentes importantes neste combate e fornecer informação aos adolescentes acerca do tema e das usas dinâmicas, desconstruindo ciber(mitos) e a possibilidade dos adolescentes que sejam/tenham sido vítimas, agressores e observadores pedirem ajuda/denunciar, garantindo-lhes uma resposta adequada/efetiva.
No desenvolvimento da tese de mestrado a Helena viu uma necessidade de partilha e entreajuda entre pares na vivência da gravidez e, ao mesmo tempo, a escassez de informação fidedigna e de confiança quando se recorre a espaços de partilha na internet. Face ao problema identificado, nasceu a Baby Upload.
Assim, os utilizadores poderão sentir-se seguros no espaço em que se encontram, partilhando vivências com os pares.
Anualmente, em Portugal são abandonados 10 mil animais, que acabam por se multiplicar para os 50 mil, que são recolhidos por associações todos os anos. Com a solução O Ninho qualquer utilizador pode sinalizar um animal e acionar um sistema de comunicação imediato com as FATs e FADs registadas na aplicação, agilizando assim o processo de recolha do animal da rua.
A Aplicação possibilitará os utilizadores efetuarem trocas de artigos de criança usados, sem que seja necessário o uso de dinheiro. Além disto, ao possibilitar as trocas, os artigos voltarão a ter um novo uso, rumo à preservação do meio ambiente e à reutilização e não-desperdício. Todas as pessoas que possuam artigos de crianças que não lhe dêem uso e com interesse em realizar trocas podem usufruir desta aplicação.
De uma forma geral, os artistas sentem falta de visibilidade das suas obras, o que impossibilita a sua venda e rentabilização do seu trabalho. A My Gallery constitui-se uma galeria de Artes Visuais, virtual com a exposição gratuita das obras, sendo desnecessário o aluguer do espaço expositivo físico. Coloca em contacto direto artistas e eventuais compradores, facilitando o processo de aquisição de Obras de Arte.
A app We Study foi criada com o objetivo de diminuir o insucesso escolar, aliada ao poder da tecnologia com o ensino virtual. Permite corresponder às necessidades do aluno e do explicador, através de um maior apoio nos estudos e estimulação dos alunos, assim como um acesso fácil e rápido na interação entre ambos.
Uma app para que o utilizador divulgue o seu animal perdido ou que dê nota de outros animais perdidos que encontrou. Desta forma, com a identificação do nome, raça, idade, peso, cor, presença/ausência de chip e traços característicos do animal, será mais fácil a ligação entre o animal perdido e os respetivos donos.
Uma app que promove a intervenção cívica para que todos reportem problemáticas emergentes no concelho de Valongo. Qualquer cidadão poderá fazer o upload de uma fotografia, associar uma descrição e localização, enviando-a diretamente para as entidades municipais responsáveis pela sua resolução.
Uma app que permite consultar os menus dos restaurantes com a possibilidade de acesso rápido à ementa através da localização ou código QR de um restaurante. A aplicação é de fácil compreensão e visualmente simples. Os gerentes conseguem manter os seus menus e o upload do ficheiro pode ser feito via app ou website.