InGaming vai às escolas – Vencedores

É com entusiasmo que anunciamos os vencedores da 1.ª Edição da competição InGaming vai às Escolas!
Esta iniciativa decorreu ao longo do ano letivo 2024/25 com sessões de sensibilização sobre os videojogos, dinamizadas por embaixadores em escolas de todos o país.
O projeto culminou, no mês de junho, com a entrega de trabalhos criados por alunos e professores sobre 4 categorias – Benefícios e riscos dos videojogos (ou outros riscos digitais), Adição aos videojogos, Discriminação nos videojogos e Estratégias de prevenção e equilíbrio nos videojogos.
Cada escola participante receberá, também, o Selo InGaming vai às Escolas, em reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol de uma utilização mais consciente e equilibrada dos videojogos.
O painel de Júri esteve a avaliar cada um destes trabalhos desenvolvidos e contámos com o apoio dos parceiros REN, Fidelidade e El Corte Inglês para a entrega do prémios

Fiquem a conhecer as soluções premiadas da 1ª Edição do InGaming vai às Escolas!

Categoria – Benefícios e riscos dos videojogos (ou outros riscos digitais)

🏆 Vencedor Linha básico
Escola EB 2,3 Diogo Cão | Margarida Moreira, Diogo Teixeira e Enzo Batista
Benefícios dos Videojogos – foi elaborado um escape room sobre os benefícios dos videojogos 

🏆 Vencedor Linha secundário
Escola Secundária Inês de Castro | Mikael Alves
D’Marola Cast – um podcast sobre “Benefícios e malefícios dos videojogos” em que foram “entrevistadas” duas ferramentas de IA, o ChatGPT e o Gemini. Foram realizadas perguntas diferentes e uma reflexão sobre a forma como as duas ferramentas responderam às perguntas formuladas. 

Categoria – Adição aos videojogos

🏆 Vencedor Linha básico
Escola EB 2,3 Diogo Cão | Rodrigo Pinto, Rodrigo Teixeira, Tiago Gomes e Pedro Minhava
Estratégias preventivas da adição aos videojogos – um vídeo sobre as estratégias preventivas aos videojogos permite informar os jovens, estratégias que podem ajudar a perder o vício dos videojogos.

🏆 Vencedor Linha secundário
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves | Beatriz Santos, Beatriz Rangel e Clara Rodrigues
O impacto invisível dos ecrãs na saúde mental – um estudo estatístico desenvolvido em Matemática A para analisar a relação entre o uso dos ecrãs e a saúde mental. Participaram 373 alunos, avaliando-se o impacto do tempo diário ao telemóvel em aspetos como relações interpessoais e o bem-estar no quotidiano. 

Categoria – Discriminação nos videojogos

🏆 Vencedor Linha básico
Escola EB 2,3 Diogo Cão | Francisca Azevedo, Juliana Santos e Lara Morais
O que eu aprendi sobre discriminação nos videojogos – após a recolha de informação sobre o tema, as alunas realizaram um vídeo (de sensibilização aos colegas para não se subjugarem à discriminação) e um powerpoint.

🏆 Vencedor Linha secundário
Escola Secundária Inês de Castro | Luiz Paes eRafael Silva
FairCast – um podcast sobre a discriminação no mundo dos videojogos. Falamos sobre como o preconceito se manifesta utilizando exemplos reais. Mas nem tudo são más notícias: discutimos também os sinais de mudança, bem como os esforços crescentes de algumas empresas para combater o discurso de ódio.  

Categoria – Estratégias de prevenção e equilíbrio nos videojogos

🏆 Vencedor Linha básico
Escola EB 2,3 Diogo Cão | Rodrigo Silva, Martim Gonçalves e Eduardo Costa
Prevenir a adição aos videojogos – foi realizado um vídeo, partilhado com um QR Code sobre como prevenir a adição aos videojogos.

🏆 Vencedor Linha secundário
Escola Secundária Inês de Castro | Diogo Soares e Sandro Araújo
Perspectiva Jovem – o episódio foi criado como parte de um trabalho escolar com o objetivo de partilhar de forma simples e direta as ideias e reflexões sobre os videojogos. Mais do que um trabalho académico, é uma expressão pessoal que valoriza a criatividade, o pensamento crítico e uma perspetiva autêntica sobre um tema atual entre os jovens.

OBRIGADO JÚRI

André Sabino | IADE – Universidade Europeia
Carlos Dias | REN
Felisbela Paulino | Fidelidade
Fernando Franco | Direção Geral da Educação – ERTE
João Faria | Pin – Partners in Neuroscience
Joel Nogueira | Câmara Municipal de Valongo
Lúcia Ramalho | Câmara Municipal de Valongo
Manuel Cardoso | ICAD
Ricardo Barroso | UTAD
Sandra Martins | .PT
Sónia Files | Portugal Inovação Social
Susana Castanheira | Fundação da Juventude
Tiago Sousa | AEPDV