O Centro de Cidadania Digital de Valongo
é um espaço para TODOS!

TRANSFORMA TI

INICIO: 6 de janeiro (A decorrer)
  • Específico para alunos ou residentes do concelho de Valongo, que tenham entre 12 e os 35 anos de idade e que em três meses queiram desenvolver uma APP para melhorar a vida das pessoas. As melhores apps serão premiadas monetariamente pela Câmara Municipal de Valongo.

Plataforma RECODE

INÍCIO: janeiro
  • Plataforma online para jovens, uma vez por semana, duras horas por sessão, até abril. Aqui serão desenvolvidos dois cursos:
    • 22 janeiro | curso Hackear o Futuro –  permite planear o futuro, dicas para os jovens encontrarem oportunidades de trabalho e de empreendedorismo.
    • 27 janeiro | curso Introdução ao Mundo Digital –  aumenta os horizontes de estudo, trabalho, empreendedorismo e cidadania.

Internet no dia-a-dia

INÍCIO: 21 janeiro (A decorrer)
  • Para adquirir competências digitais básicas – windows, pesquisas na internet, compras e serviços online – durante 30 horas, uma vez por semana (Terças-feiras entre as 10h00 e as 12h00) até dia 21 de abril.

Workshops Postais Digitais

 De 16 a 27 de março
  • Participe com a sua escola para envolver os alunos de 1º e 2º ciclo na criação de um postal digital alusivo à Páscoa.

Para SENIORES
INÍCIO: 10 janeiro

Para ADULTOS (ligado à Empregabilidade)
INÍCIO: 28 janeiro

  • De forma criativa e inovadora, para jovens, adultos e seniores, uma vez por semana, durante 30 horas, os participantes vão identificar problemas na comunidade e vão criar projetos de intervenção social com recurso à tecnologia. Aqui poderão adquirir ferramentas tecnológicas e competências sociais.

O CCD de Valongo

 

O Centro de Cidadania Digital de Valongo começou em Janeiro de 2018 como resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Valongo e o CDI Portugal. Está de momento a decorrer a 3ª Edição. Entre em contacto connosco e participe!

A inauguração do Centro de Cidadania Digital, a 24 de abril de 2018, contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Os projetos do CCD de Valongo

2019

Campo de Férias TOK’A MEXER 
junho a agosto

Em colaboração com a Câmara Municipal de Valongo, foram dinamizadas 10 sessões sobre TIC, Cidadania e Comunicar em Segurança, estimulando a resolução de problemas e trabalho em equipa nos mais jovens. Algumas destas sessões foram dinamizadas por elementos do CDI Comunidade Adultos.

Workshop Robótica 
junho a agosto

Grupo de jovens aplicou os primeiros conceitos de eletrónica, robótica e programação, ao montar circuitos eletrónicos, ao programar microcontroladores e ao explorar sensores, desenvolvendo também competências pessoais.

Transforma TI 1ª Edição
abril a junho

A primeira aceleradora de Valongo, promovida pela Câmara Municipal Valongo, especifica para residentes ou alunos do concelho, que tenham ideias que melhorem a vida das pessoas e que queiram criar soluções tecnológicas em três meses.

RECODE – plataforma digital e-learning e b-learning
março a junho

Projeto piloto que disponibilizou três cursos online – (1) Gestão de Projeto e Aplicações de Impacto, (2) Introdução ao Mundo Digital e (3) Hackear o Futuro – à comunidade de Valongo.

NetTalks – Deco 
fevereiro

NETalk – Net Viva e Segura: Navega em boas Marés! – foi este o mote da conferência organizada pela DECO Jovem e Google Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo e o CCDValongo no Fórum Cultural de Ermesinde. O auditório esteve repleto de jovens a refletirem e partilharem experiências sobre os temas do mundo digital.

Consumer Talks – Brain Ideas – DECO
fevereiro

Foi dinamizada uma sessão de sensibilização entre os jovens para o uso da internet na Escola Secundária de Alfena, em colaboração com a DECO e integrada na semana da Segurança e Privacidade Online.

2018

Formação Formadores CDI
dezembro

Formação de Formadores da metodologia do CDI – metodologia de Paulo Freire, onde as pessoas apropriam-se da tecnologia e usam-na para resolverem problemas da comunidade em que vivem – a dois elementos que participaram no CDI Comunidade Empregabilidade e Jovens Empreendedores.

CDI Comunidade Adultos 2ª Edição
novembro’18 a julho’19

O grupo de adultos continuou a sua campanha de sensibilização para a manutenção da limpeza dos espaços públicos, desta vez, juntos dos mais jovens em contexto escolar.

CDI Comunidade Sénior 2ª Edição
novembro’18 a maio’19

Considerando o entusiamo do grupo pelo tema e pertinência do projeto, decidiram continuar o trabalho relativo à dinamização do Mercado Municipal de Ermesinde através do website criado.

CDI Comunidade Jovens 2ª Edição
novembro’18 a abril’19

O grupo de jovens continuou com o projeto iniciado na 1ª Edição, mobilizando um conjunto de outros jovens NEET para a construção do site que interligaria os jovens às várias entidades e empresas do concelho, para uma partilha de experiência e apoio vocacional.

Workshop Marketing Digital
outubro

Aberto a toda a comunidade, este workshop permitiu compreender o impacto da internet no marketing, conhecer os principais conceitos e ferramentas e selecionar as redes sociais online mais adequadas para promover negócios próprios.

CDI Comunidade Adultos
agosto-outubro

2ª edição do CDI Comunidade Adultos cujo foco é adquirir competências que ajudem na criação do próprio emprego.

App in a Day
julho a setembro

Quatro jovens foram encaminhados pela CPCJ de Valongo durante o período de férias escolares para criarem um protótipo de uma app. Estimularam o trabalho em equipa, a resolução de problemas e as competências de comunicação.

CDI Comunidade Jovem
junho

Em parceria com o IEFP, um grupo de jovens colocou as suas competências ao serviço da comunidade, ficando na linha da frente de uma iniciativa para os jovens NEET portugueses, na criação de um site que interliga estes jovens e entidades empresariais.

Formação para Técnicos – Comunicar em Segurança 
junho

Foi realizada uma sessão de formação para técnicos das entidades do concelho para dinamizarem sessões do programa Comunicar em Segurança nas entidades em que trabalham.

Comunicar em Segurança – Fundação ALTICE
maio a junho

Programa de voluntariado para a comunidade educativa para sensibilizar a utilização correta e segura das Tecnologias de Informação e Comunicação. Realizado com alunos do 8º ano da Escola Básica de Fijós e duas turmas da comunidade de inserção da ADICE.

Workshop IRS e Portal das Finanças
maio

Workshop dinamizado pelos alunos da turma de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos com a economista Conceição Cartageno, com o objetivo de informar e esclarecer os processos de submissão online do IRS e o uso do Portal das Finanças.

CDI Comunidade Empregabilidade
abril

Um grupo de adultos em situação de desemprego decidiu tornar-se autónomo na procura ativa de emprego ao criar currículos criativos, pitch pessoal, cartão de visita digital e perfil no LinkedIn.

CDI Comunidade Senior 1ª Edição
março-setembro

Através de uma campanha de sensibilização, em conjunto com os serviços municipais, os donos de animais domésticos tiveram acesso a um mapa interativo para monitorizar o estado de limpeza das ruas, com o objetivo de melhorar a higienização da via pública e prevenir doenças.

CDI Comunidade Sénior 1ª Edição
março-agosto

Um grupo de seniores decidiu revitalizar o Mercado Municipal de Ermesinde. Criarem um site de divulgação do Mercado e cartazes para a sua divulgação junto da população, melhorando assim a qualidade de vida dos comerciantes e munícipes.

Inauguração Centro Cidadania Digital Valongo
abril

Inaugurado oficialmente em abril 2018, com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.As 80 pessoas presentes desenvolveram atividades relacionadas com o concelho de Valongo e ainda conheceram algumas soluções das equipas de alunos do Apps for Good.

Parceiros