O Centro de Cidadania Digital de Valongo
é um espaço para TODOS!

TRANSFORMA TI

INICIO: 6 de janeiro (A decorrer)
  • Específico para alunos ou residentes do concelho de Valongo, que tenham entre 12 e os 35 anos de idade e que em três meses queiram desenvolver uma APP para melhorar a vida das pessoas. As melhores apps serão premiadas monetariamente pela Câmara Municipal de Valongo.
    Inscrições até dia 31 de dezembro 2019

Plataforma RECODE

INÍCIO: janeiro
  • Plataforma online para jovens, uma vez por semana, duras horas por sessão, até abril. Aqui serão desenvolvidos dois cursos:
    • 22 janeiro | curso Hackear o Futuro –  permite planear o futuro, dicas para os jovens encontrarem oportunidades de trabalho e de empreendedorismo.
    • 27 janeiro | curso Introdução ao Mundo Digital –  aumenta os horizontes de estudo, trabalho, empreendedorismo e cidadania.

Internet no dia-a-dia

INÍCIO: 21 janeiro (A decorrer)
  • Para adquirir competências digitais básicas – windows, pesquisas na internet, compras e serviços online – durante 30 horas, uma vez por semana (Terças-feiras entre as 10h00 e as 12h00) até dia 21 de abril.

Workshops Postais Digitais

 De 16 a 27 de março
  • Participe com a sua escola para envolver os alunos de 1º e 2º ciclo na criação de um postal digital alusivo à Páscoa.

Para SENIORES
INÍCIO: 10 janeiro

Para ADULTOS (ligado à Empregabilidade)
INÍCIO: 28 janeiro

  • De forma criativa e inovadora, para jovens, adultos e seniores, uma vez por semana, durante 30 horas, os participantes vão identificar problemas na comunidade e vão criar projetos de intervenção social com recurso à tecnologia. Aqui poderão adquirir ferramentas tecnológicas e competências sociais.

O CCD de Valongo

 

O Centro de Cidadania Digital de Valongo começou em Janeiro de 2018 como resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Valongo e o CDI Portugal. Está de momento a decorrer a 3ª Edição. Entre em contacto connosco e participe!

A inauguração do Centro de Cidadania Digital, a 24 de abril de 2018, contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Os projetos do CCD de Valongo

CDI Comunidade Jovem: ainda a decorrer e numa perspetiva “caça talentos”, cada jovem identifica os seus interesses e motivações e procura alcançar o seu propósito, em grupo, através da tecnologia.

Workshop de IRS|Portal das Finanças: os residentes do concelho de Valongo esclarecerem as suas questões acerca dos processos de IRS e usaram o Portal da finanças on-line. O workshop foi realizado em parceria com a Escola Profissional Ruiz Costa, designadamente com a Economista Conceição Cartageno e alunos da turma de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Workshop de Construção de Aplicações: os jovens desenvolveram de um modo interativo uma ideia e desenho do seu protótipo final de uma aplicação, potenciando o trabalho em equipa, competências de resolução de problemas e de comunicação.

 

Comunicar em Segurança: mais uma vez a Fundação PT esteve connosco, agora no Norte, a alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação e comunicação e para uma utilização segura e responsável da internet e do telemóvel.

CDI Comunidade Empregabilidade: formandos identificaram o desemprego e falta de “soft skills” como desafios e realizaram atividades de forma a melhorar a sua rede de contactos, atualizar a sua situação profissional e procura ativa de emprego, desenvolvendo competências essenciais de resolução de problemas e comunicação.

CDI Comunidade Sénior II : Os seniores de Valongo fizeram a campanha “Pegada Cívica” para sensibilizar a comunidade a promover, em conjunto com os serviços municipais, a higienização da via pública e a prevenção de doenças.

CDI Comunidade Sénior: Os seniores de desenvolveram um projeto para promover e dinamizar o mercado municipal de Valongo de forma a melhorar a qualidade de vida dos comerciantes e municípios.

Parceiros