Centro de Cidadania Digital de Valongo

Até dia 26 julho, precisamos do vosso VOTO!
Somos uma das causas do programa Bairro Feliz do Pingo Doce!

Mas que causa?

Queremos construir um estúdio de fotografia, áudio e vídeo no Centro de Cidadania Digital de Valongo (CCDV). Este será um espaço aberto a toda a comunidade para que concretizem todos os seus projetos de inclusão e inovação social e digital – conteúdos para websites, lojas online, jornais, currículos em vídeo e muito mais.

Como votar?

Por cada 10 euros em compras nas lojas Pingo Doce (Ermesinde e Maia-Águas Santas), o cliente recebe uma moeda para votar na sua causa preferida.

 

Votem no CCDV e façam parte desta concretização! 

 

O Centro de Cidadania Digital de Valongo iniciou em Janeiro de 2018 como resultado da parceria entre a Câmara Municipal Valongo e o CDI Portugal. Está de momento a decorrer com dois grupos de seniores e dois grupos de jovens!

A inauguração do Centro de Cidadania Digital, a 24 de abril de 2018, contou com a presença do Ministro da Educação Tiago Brandão e do Presidente da Câmara de Valongo José Ribeiro.

Os projetos do CCD de Valongo

CDI Comunidade Jovem: ainda a decorrer e numa perspetiva “caça talentos”, cada jovem identifica os seus interesses e motivações e procura alcançar o seu propósito, em grupo, através da tecnologia.

Workshop de IRS|Portal das Finanças: os residentes do concelho de Valongo esclarecerem as suas questões acerca dos processos de IRS e usaram o Portal da finanças on-line. O workshop foi realizado em parceria com a Escola Profissional Ruiz Costa, designadamente com a Economista Conceição Cartageno e alunos da turma de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Workshop de Construção de Aplicações: os jovens desenvolveram de um modo interativo uma ideia e desenho do seu protótipo final de uma aplicação, potenciando o trabalho em equipa, competências de resolução de problemas e de comunicação.

 

Comunicar em Segurança: mais uma vez a Fundação PT esteve connosco, agora no Norte, a alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação e comunicação e para uma utilização segura e responsável da internet e do telemóvel.

CDI Comunidade Empregabilidade: formandos identificaram o desemprego e falta de “soft skills” como desafios e realizaram atividades de forma a melhorar a sua rede de contactos, atualizar a sua situação profissional e procura ativa de emprego, desenvolvendo competências essenciais de resolução de problemas e comunicação.

CDI Comunidade Sénior II : Os seniores de Valongo fizeram a campanha “Pegada Cívica” para sensibilizar a comunidade a promover, em conjunto com os serviços municipais, a higienização da via pública e a prevenção de doenças.

CDI Comunidade Sénior: Os seniores de desenvolveram um projeto para promover e dinamizar o mercado municipal de Valongo de forma a melhorar a qualidade de vida dos comerciantes e municípios.

Parceiros