O Centro de Cidadania Digital (CCD) é o resultado de um novo conceito de smartcities em que as tecnologias são utilizadas para melhorar a vida das comunidades. É um espaço colaborativo de disponibilização de ferramentas digitais onde, através da criação de atividades e/ou projetos, capacitamos a comunidade para tirarem partido das oportunidades do mundo digital rumo a uma cidade mais inovadora, criativa e humana.
O Centro de Cidadania Digital de Valongo começou em janeiro de 2018 como resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Valongo e o CDI Portugal. A inauguração foi a 24 de abril de 2018 e contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
Desde abril de 2020 que o CCDValongo iniciou o programa Switch to Innovation – resultado da candidatura realizada ao Portugal Inovação Social pelo CDI Portugal, com o apoio Câmara Municipal de Valongo, um dos municípios com maior investimento social do país.
BENEFICIÁRIOS
DIRETOS
ATIVIDADES, WORKSHOPS
E EVENTOS
DE CAPACITAÇÃO
Um dos pontos positivos por ter participado neste projeto foi ter a possibilidade de adquirir conhecimentos, aprender, socializar.
Tento ser o exemplo para os outros daquilo que aprendi aqui, mudar o comportamento e partilhar o conhecimento
Foi graças a esta formação que consegui arranjar emprego
… gostei do contacto com outras pessoas, as novas descobertas, aprendi novas coisas e a não desistir! Voltei este ano a estudar, num curso que estou a gostar
Damos muito valor às nossas colaborações e parcerias com empresas, fundações, munícipes que partilham a nossa visão de desenvolver uma sociedade portuguesa mais inovadora e inclusiva social e digitalmente.
Domina alguma área de marketing, comunicação, design e/ou tecnologia? Quer partilhar o seu conhecimento? Tem ideias de atividades que gostava de dinamizar? Desafie-nos!
O piloto do Centro de Cidadania Digital foi realizado em Marvila (2015/2016) seguindo-se a abertura de São Domingos de Benfica (2016/2017). O conceito expandiu para norte, com a abertura no concelho de Valongo (2018) e que se mantém em funcionamento como o centro com maior dimensão.