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Competição

A competição do InGaming Vai às Escolas desafia os alunos a refletirem de forma crítica sobre o impacto dos videojogos no seu bem-estar. Ao mesmo tempo, promove a criatividade, o trabalho em equipa e a utilização positiva da tecnologia. Os participantes podem desenvolver diversos tipos de projetos — desde cartazes digitais, vídeos e podcasts, até infografias, jogos educativos, aplicações, sites ou outras ideias digitais inovadoras. Os melhores trabalhos serão premiados!

Timeline

📍19 a 30 de Maio 2025
INSCRIÇÕES NA COMPETIÇÃO

Só são consideradas as equipas que se inscrevam na competição dentro do período estabelecido e cumprem os requisitos estabelecidos. Podem participar equipas de alunos que tenham assistido a uma sessão de sensibilização do InGaming Vai às Escolas.

📍 3 a 13 de junho 2025
AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

A avaliação dos trabalhos será realizada por um júri independente que terá por base um conjunto de critérios de avaliação – ver Linhas Orientadoras.

📍 17 a 20 de Junho 2025
CONHECER OS PREMIADOS

Os resultados serão divulgados no site do CDI Portugal e comunicados diretamente ao professor/a orientador de cada equipa.

CATEGORIAS

Benefícios e riscos dos videojogos
Adição aos videojogos
Discriminação nos videojogos
Prevenção e Equilíbrio nos videojogos

Prémios

Serão atribuídos prémios aos projetos vencedores de cada categoria a concurso, organizados em dois escalões – ensino básico e secundário.

Júri

André Sabino

IADE – Universidade Europeia

Coordenador Vertical da Área Tecnológica

Carlos Dias

REN

Gestão de Eventos e Publicidade

Felisbela Paulino

Fidelidade

Gestora Projeto

Fernando Franco

Direção Geral da Educação – ERTE

Técnico Superior

João Faria

Pin – Partners in Neuroscience

Coordenador Núcleo de Intervenção no Comportamento Online

Joel Lopes Nogueira

Câmara Municipal de Valongo

Especialista de Sistemas e Tecnologias de Informação

Lúcia Ramalho

Câmara Municipal de Valongo

Psicóloga na Divisão de Projetos Educativos

Manuel Cardoso

ICAD

Vogal Conselho Diretivo

Ricardo Barroso

UTAD

Professor Associado / Psicólogo

Sandra Martins

.PT

Gestora de Projetos

Sónia Files

Portugal Inovação Social

Representante Regional do Norte

Susana Castanheira

Fundação da Juventude

Presidente Executiva

Tiago Ferreira de Sousa

AEPDV

Diretor

O que é?

É um projeto de prevenção das adições aos videojogos e promoção do jogo saudável. Estudantes universitários tornam-se embaixadores e dinamizam sessões de sensibilização com alunos do 4º ao 12º ano de escolaridade, em várias zonas do país!

É um projeto de prevenção das adições aos videojogos e promoção do jogo saudável. Estudantes universitários tornam-se embaixadores e dinamizam sessões de sensibilização com alunos do 4º ao 12º ano de escolaridade, em várias zonas do país!

PORQUÊ?

2,5%
dos jovens entre 12 a 17 anos têm sinais de adição aos videojogos.

A falta de conhecimento desta problemática traz:

Um apoio inadequado/inexistente;
Mitos que não correspondem à realidade;
Estereótipos relativamente à comunidade de gaming.

Jogar pode ser saudável! E tem benefícios!

A nível cognitivo;
A nível comportamental;
A nível emocional.

O InGaming vai às Escolas pretende sensibilizar para estas questões para potenciar a prática saudável de videojogos e mitigar os riscos associados.

É urgente a necessidade de aumentarmos a literacia na área dos comportamentos aditivos

É urgente promovermos práticas saudáveis de videojogos em contexto escolar

É urgente o desenvolvimento de competências técnicas e sociais

É urgente!

Embaixadores

Torna-te num agente de mudança na tua comunidade junto das escolas e ajuda a prevenir as adições aos videojogos em crianças e adolescentes.

PORQUÊ SER EMBAIXADOR/A?

  • Para combateres o estigma em relação aos videojogos;
  • Para te tornares um ator de mudança na tua comunidade junto das escolas;
  • Para ajudares a prevenir as adições aos videojogos em crianças e adolescentes;
  • Para participares numa área emergente e pouco explorada;
  • Para teres oportunidades de ganhares experiência profissional e criares/aumentares a tua rede de contactos.

FASES DE PARTICIPAÇÃO

INSCRIÇÃO

Para todos os Estudantes Universitários a nível Nacional.

SET – NOV*

FORMAÇÃO

Formação em várias universidades do país.

OUT – DEZ*

Confirma se a tua Universidade faz parte da rede de Parceiros do InGaming vai às Escolas.
Formação de 4 horas.
Aprofundamento da temática da adição aos videojogos.
Promoção de competências relacionadas com a dinamização de sessões.

DINAMIZAÇÃO DAS SESSÕES

Em grupo terás a oportunidade de dinamizar as Sessões de Sensibilização nas escolas da tua comunidade.

NOV – MAIO*

*Datas indicativas. Se quiseres participar não deixes de nos contactar.
*Se tiveres alguma questão consulta as nossas FAQ ou entra em contacto com o CDI Portugal.

Quem são os Embaixador@s?

Ana Raquel Santos

Estudante Psicologia
UTAD

Ana Rita Tavares

Psicóloga
Fio de Ariana

Ariana Sousa

Estudante Psicologia
UTAD

Bruna Silva

Estudante Psicologia
UTAD

Bruna Oliveira

Estudante Psicologia
UTAD

Catarina Teixeira

Estudante Psicologia
UTAD

Diana Raquel

Estudante Psicologia
UTAD

Diogo Lourenço

Estudante Psicologia
UTAD

Filipa Lima

Psicóloga
CSPNSA

Francisca Carneiro

Estudante Psicologia
UTAD

Inês Lachado

Estudante Psicologia
UTAD

Joana Pinto

Estudante Psicologia
UTAD

Maria Ramunni

Psicóloga
Fio de Ariana

Maria Medina

Estudante Psicologia
UTAD

Maria Dias

Estudante Psicologia
UTAD

Maria Madureira

Estudante Psicologia
UTAD

Mariana Teixeira

Estudante Psicologia
UTAD

Matilde Mota

Estudante Psicologia
UTAD

Nádia Moreira

Estudante Psicologia
UTAD

Nuno Teixeira

Estudante Psicologia
UTAD

Pedro Mendes

Estudante Informática
UTAD

Sílvia Ferreira

Estudante Psicologia
UTAD

Tomé Vieira

Estudante Psicologia
Portucalense

ESCOLAS

O QUE SÃO AS SESSÕES DE SENSIBILIZAÇÃO?

Temas abordados:
  • Estigma e videojogos.
  • Benefícios e riscos dos videojogos.
  • Jogo problemático.
  • Promoção de um jogo saudável.
  • As raparigas e os videojogos.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS?

  • Aumento da literacia na área dos Comportamentos Aditivos e Dependências (adições) associados aos videojogos;
  • Promoção de uma prática saudável de videojogos;
  • Redução do risco de desenvolvimento de uma adição aos videojogos;
  • Aumento de competências;
  • Promoção de saúde mental;
  • Redução do estigma associado aos videojogos.

FASES DE PARTICIPAÇÃO

INSCRIÇÃO

Tem interesse em agendar uma sessão?

AGENDAR

NOV – ABRIL*

SESSÕES DE SENSIBILIZAÇÃO

Para turmas do 4º ao 12º ano de escolaridade.
As sessões têm uma duração máxima de 1h45.

NOV – MAIO*

PROJETO ESCOLAS

Em equipa e com o/a professor/a, os alunos continuam a aprofundar e a desenvolver um projeto nesta área.

Os melhores projetos serão premiados!

SUBMISSÕES DE 19 A 30 DE MAIO

*Datas indicativas. Se quiseres participar não deixes de nos contactar.
*Se tiveres alguma questão consulta as nossas FAQ ou entra em contacto com o CDI Portugal.

WEBINARES PROFESSORES E Encarregados Educação

Serão desenvolvidos webinares específicos para Professores e Encarregados de Educação. Inscrevam-se aqui para receberem informação sobre os webinares.

FAQ's

QUAL É O PAPEL DO EMBAIXADOR?

Os embaixadores serão o ponto de contacto no terreno. Em grupo irão deslocar-se até às escolas da sua comunidade e dar voz a este projeto junto de turmas do 4º ao 12º ano.

QUAL É O PERFIL DO EMBAIXADOR?

Qualquer estudante universitário com interesse na área de saúde mental e/ou gaming, especialmente estudantes das ciências sociais e educação.

EM QUE ESCOLAS POSSO DINAMIZAR AS SESSÕES DE SENSIBILIZAÇÃO?

Irás dinamizar as sessões de sensibilização na tua comunidade, ou seja, perto da tua Faculdade ou na tua área de residência. És tu que escolhes!

ESTÁ PREVISTA ALGUMA RENUMERAÇÃO PARA OS EMBAIXADORES?

Não, os embaixadores são voluntários. No entanto, terão outros ganhos associados à sua participação:

  • Experiência profissional;
  • Desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Oportunidade de intervir numa área emergente e pouco explorada;
  • Oportunidade de beneficiar de formação na área das ciências sociais e das soft skills;
  • Oportunidade de criação de rede de contactos;
  • Certificado de embaixador.

QUANTO TEMPO ESTÁ PREVISTO DEDICAR AO PROJETO?

Como embaixador, terás de participar numa formação de preparação das sessões (aproximadamente 4 horas) de caracter obrigatório e depois irás dinamizar as sessões de sensibilização que quiseres.

É DA RESPONSABILIDADE DOS EMBAIXADORES ESTABELECER O CONTACTO COM AS ESCOLAS?

Não. O CDI Portugal é responsável por gerir as inscrições, fazer um primeiro contacto com as escolas e fazer a interligação entre a escola – embaixador. No entanto, os embaixadores podem sugerir escolas ou áreas que faça sentido atuar.

A MINHA UNIVERSIDADE NÃO É PARCEIRO, POSSO PARTICIPAR?

Podes. Mobiliza a tua Universidade, a tua associação de estudantes ou os teus professores para participar no InGaming vai às Escolas! Contacta-nos para ajudarmos-te.

EM QUE ZONAS DO PAÍS POSSO ATUAR?

Portugal Continental.

COMO EMBAIXADOR/A VOU DINAMIZAR AS SESSÕES SOZINHO/A?

Não! As sessões serão dinamizadas por grupos de 2 a 3 embaixadores.

TODOS OS ALUNOS TERÃO A MESMA SESSÃO?

Todas as sessões incidirão sobre as mesmas temáticas, no entanto, foram desenvolvidos conteúdos específicos para cada grupo-alvo: 4º ao 6º ano, 7º ao 9º ano e 10º ao 12º ano.

A SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO TEM ALGUM CUSTO?

Não! As sessões de sensibilização não tem nenhum custo associado para as escolas.

COMO POSSO CONTINUAR A TRABALHAR O PROJETO?

O Professor/a irá receber um manual com várias sugestões de atividades para continuar a trabalhar no projeto, mas pode adaptar à sua disciplina/projeto-escola.

COMO FUNCIONA A COMPETIÇÃO?

Se desenvolveu um projeto com os seus alunos após a sessão de sensibilização pelo Embaixador/a, poderá submeter a sua participação entre 19 a 30 de maio 2025.

Como funciona a competição:

  1. Desenvolvimento do projeto – após a sessão de sensibilização.
  2. Submissão do projeto – 19 a 30 de maio 2025.
  3. Avaliação dos projetos – 3 a 13 de junho 2025.
  4. Comunicação dos vencedores – 17 a 20 de junho 2025.

PARCEIROS