Cinco equipas de alunos participaram na 3ª Edição do App Start Up – apoiado pela Fundação GALP – que este ano aconteceu no Portugal Digital Summit’20, nos dias 21 e 22 de outubro, em modo emissão televisiva.
Todas as equipas que já participaram nos Encontros Regionais do Apps for Good são desafiadas a participarem no App Start Up para terem mais uma oportunidade de apresentarem as suas soluções a investidores e empresas tecnológicas a fim de continuarem a desenvolver profissionalmente os seus trabalhos.
Reveja o momento em televisão, veja as fotografias e a cobertura que os jornalistas deram a estes «visionários adolescentes: a mudar o mundo, uma app de cada vez».

 

21 OUTUBRO

22 OUTUBRO

EQUIPAS

Transformação Digital
Equipa de alunos vencedora desta categoria.

SandSpace

Bruno Dylan e Diogo Resende

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

O que é a SandSpace?

Desenvolvemos uma aplicação que permite às pessoas ver a ocupação da praia. Com base nos princípios do Citizen Science, permite que os utilizadores sejam ativos na criação dos conteúdos, sendo eles que definem o nível de ocupação. Pode ser visualizado um gráfico com a frequência das respostas relativamente ao nível de ocupação. Ainda pode ter acesso à temperatura e à velocidade do vento na praia selecionada.

SandSpace em VIDEO

Proteger a Vida Marinha
Equipa de alunos vencedora desta categoria.

PoluMap

Jorge Correia e Nuno Castro

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

O que é a polumap?

A preservação do ambiente está permanentemente ameaçada por vários fatores, sendo que no âmbito deste projeto o enfoque vai para a poluição. Todos temos a obrigação de contribuir para identificação de áreas poluídas e comunicar às autoridades competentes. É este o contexto em que se insere a aplicação PoluMap, que tem como objetivo principal a construção de um mapa por toda a comunidade com a identificação dos locais poluídos de Portugal.

Polumap em VIDEO

Energia e Consumo Sustentável
Equipa de alunos vencedora desta categoria.

PooPet

Elvira Dolmatova e Iris Ferreira

Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches

O QUE É A POOPET?

A aplicação tem por objetivo eliminar o problema dos dejetos dos animais na via pública, dos centros urbanos. Através de locais de recolha onde são depositados os dejetos dos animais previamente inseridos em sacos contendo um QR CODE. Para dinamizar e incentivar este processo a aplicação tem um sistema de pontos que permitem fazer descontos beneficiando economicamente o utilizador.

POOPET EM VIDEO

BOW (Based on Water) 

Lara Pontes e Maria Luis

Escola Secundária de Gondomar 

O QUE É A BOW?

O nosso projeto está assente na construção de uma aplicação e de um dispositivo eletrónico programável por smartphone que permite regular/limitar o consumo diário de água num chuveiro e, por inerência, reduzir o consumo de energia. Deste modo, estaremos a dar um contributo para modificar padrões de consumo que consequentemente possibilitarão um desenvolvimento mais sustentável das comunidades e da sociedade. 

BOW EM VIDEO

Invasoras CV

Inês Batista e Diogo Vaz

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis

O QUE É A INVASORAS CV?

As espécies invasoras são atualmente consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade a nível mundial, estando implicadas na extinção de várias espécies e causando também muitos problemas a nível económico e até de saúde pública. A gestão eficaz de muitas das espécies de plantas invasoras depende da aplicação de metodologias adequadas que devem ser aplicadas em fases concretas do ciclo de vida das plantas. No entanto, perante o atual cenário de alterações climáticas o ciclo de vidas das plantas está a mudar e não existem dados atualizados que permitam essa melhor adequação. Essa falta de dados é o problema que identificamos e ao qual queremos dar resposta.

INVASORAS CV EM VIDEO