Já são conhecidas as soluções tecnológicas finalistas das equipas de alunos do Encontro Regional Centro-Sul e a vencedora do Público!
O ISCTE foi o grande palco para o Encontro Regional Centro-Sul da 11ª Edição do Apps for Good.
52 equipas de alunos apresentaram a sua solução em Pitch e em Marketplace à equipa de júris representado por instituições, empresas, especialistas, membros da comunidade educativa e parceiros do programa.
Contámos com a presença de Sofia de Sousa Vale, Vice-Reitora para as Finanças do ISCTE, Pedro Dionísio, Professor Catedrático de Marketing, Afonso Martins, Vice-Presidente da Associação de Estudantes do ISCTE, João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal e Marisa Lucas em representação da Direção-Geral da Educação.
Um forte agradecimento a TODOS – Professores, Alunos, Júri e Parceiros.
A Mob.In é um dispositivo inteligente que promove a mobilidade e segurança de pessoas invisuais, ajudando-as a detetar obstáculos e a deslocar-se com autonomia. Com sensores e alertas sonoros, é uma solução acessível, pensada para contextos urbanos e escolares.
Entregue por Manuela Pinto da APPI
Uma App que liga doadores a famílias em Angola, com apoio alimentar imediato, microfinanciamento e mentoria. Promove autonomia económica e escolarização infantil de forma digital e transparente. Um apoio que transforma vidas.
Entregue por Daniela Carreira da REN
App que motiva comportamentos calmos e conscientes nos refeitórios através de desafios e jogos. Ajuda a criar um ambiente mais saudável e tranquilo para todos.
Entregue por Vitor Godinho da EDUCOM
Aplicação com versões adaptadas tanto para utentes como para cuidadores. Oferece jogos de estimulação cognitiva, ferramentas para comunicação simples e conteúdos educativos acessíveis.
Facilita o dia a dia de quem cuida e promove o bem-estar de quem é cuidado. Mais interação, mais qualidade de vida.
Entregue por Paulo Matos da Fundação Galp
Uma App educativa que usa GPS e câmara para identificar animais e sinalizar situações de risco. Perfeita para crianças e jovens, combina descoberta da natureza com proteção da biodiversidade. Informa e promove comportamentos conscientes e empáticos desde cedo. Torna cada utilizador num defensor da vida animal.
Entregue por Vasco Pinto do El Corte Inglês
Uma App discreta que ativa um pedido de socorro com gestos secretos. Envia localização e som ambiente sem levantar suspeitas. Essencial para situações de perigo, violência ou assédio.
Entregue por Neuza Campos da SRS Legal
App que aborda o bem-estar emocional dos jovens através de vídeos tutoriais, partilhas autênticas e dicas práticas, pelos próprios alunos. Com linguagem acessível e plataforma intuitiva, promove empatia, escuta ativa e auto-cuidado em contexto escolar. Um espaço para a tua saúde mental, sem tabus nem barreiras.
Entregue por João Terroso da APM
Uma plataforma gratuita que liga vizinhos para trocas e apoio local: boleias, refeições e pequenas reparações. Promove laços comunitários e solidariedade no dia a dia. Com esta App é possível mais proximidade, e menos solidão.
Entregue por Afonso Arnaldo da Deloitte
Uma App feita por alunos para alunos que centraliza informações úteis como prato do dia, tempo de espera no bar ou saldo no cartão escolar. Simples, prática e atualizada em tempo real. A tua escola na palma da mão.
Entregue por Marta Sousa do Portugal Inovação Social
Uma App em forma de jogo que ajuda os jovens recém-chegados aos Centros Educativos a perceberem melhor esta nova fase da vida. Através de situações do dia a dia promove a integração e valoriza comportamentos positivos.
Entregue por Deolinda Cunha da DGRSP
🏆 Prémio entregue por Pedro Toledo da Synopsys
A Mob.In é um dispositivo inteligente que promove a mobilidade e segurança de pessoas invisuais, ajudando-as a detetar obstáculos e a deslocar-se com autonomia. Com sensores e alertas sonoros, é uma solução acessível, pensada para contextos urbanos e escolares.
🏆 Prémio entregue por Marisa Lucas da Direção-Geral da Educação
App interativa que ajuda crianças, jovens e adultos com dislexia a superar dificuldades na leitura e na escrita. Através de jogos acessíveis, com apoio escrito e oral, torna o processo de aprendizagem mais leve e divertido!! Porque aprender pode e deve ser uma experiência divertida!!!
Afonso Arnaldo | Deloitte
Anaximandro Furtado | Synopsys
Arlindo Dias | IBM
Bruno Feitor | Kyndryl
Daniela Cardoso | .PT
Daniela Carreira | REN
Eduardo Fonseca | Sair da Casca
Francisco Fragoso | Portugal Inovação Social
Inês Pinho | Unicorn Factory Lisboa
João Barata | ubbu
João Leitão | Galp
João Terroso | APM
Luísa Bernardes | Portugal Inovação Social
Manuela Pinto | APPI
Maria José Conceição | Microsoft
Marisa Cortez Lucas | Direção-Geral da Educação
Marisa Nunes | DPD Portugal
Marta Sousa | Portugal Inovação Social
Neuza Pereira de Campos | SRS Legal
Nuno Figueiredo | Synopsys
Paulo Matos | Fundação Galp
Paulo Lobo | Synopsys
Pedro Toledo | Synopsys
Rafael Rodrigues | Synopsys
Rita Santos | DNI Group
Sara Gomes | VCW Lab @ Nova SBE
Sílvia Santos | DGAE
Sofia Magalhães | Nova SBE
Vasco Pinto | El Corte Inglés
Vítor Godinho | EDUCOM