Um programa educativo tecnológico, que desafia alunos do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem. Com uma metodologia de projeto e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os alunos têm oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto e participar numa competição a nível nacional.
Os seus pilares fundamentais são: aliar tecnologia e cidadania ativa, capacitar os jovens para o futuro, transformar e inovar as práticas pedagógicas de ensino, criar escolas abertas à comunidade com ligação ao mundo real.
O Apps for Good é um programa internacional sediado em Londres desde 2010 e fundado por Iris Lapinski. A convite da Direção-Geral da Educação, o CDI Portugal e o Apps for Good juntaram-se e lançaram o piloto em Portugal em Janeiro de 2015.
Em equipa, os alunos escolhem um tema e criam o seu produto digital que dará resposta aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
De todas as áreas disciplinares os professores têm acesso a recursos pedagógicos que orientam os alunos, passo a passo.
Especialistas que voluntariam o seu tempo e com base na sua experiência profissional ajudam os alunos nas diferentes fases do seu produto.
Conjunto de parceiros que apoiam o Apps for Good com as melhores estratégias para maximizar o seu impacto na educação.
“Porque é um projeto maior e mais ambicioso do que normalmente realizamos na escola e é muito bom para nós uma vez que vamos tomar conta de um projeto, trabalhar em equipa. E principalmente começar a desenvolver competências para o futuro, o Apps for Good vai ser incrível para isso”
De forma curricular ou extra-curricular os professores aplicam diferentes Cursos de 10- 35horas.
Apoio Direto – A equipa Apps for Good dará apoio direto às escolas, por chamadas telefónicas e email, incluindo visitas presenciais às escolas que participam pela primeira vez no programa.
Os professores recebem recebem um plano de formação creditada que inclui sessões presenciais e online
A competição concretiza-se em dois momentos: com os Encontros Regionais que acontecem nos meses de junho/ julho e o Evento Final em setembro. Não é obrigatório mas todas as escolas são convidadas a participarem, sendo uma oportunidade de reconhecer o trabalho notável desenvolvido pelos alunos.
Portugal, Reino Unido e Angola
“Sinto que a escola é estática e com um curriculum congelado no tempo. A parte metodológica ser mais adaptada às necessidades atuais. Poder proporcionar um tipo de experiência aos alunos que os ajude alargar os horizontes. A localidade onde a escola está inserida é muito pequena e quero que os alunos possam ver e explorar o que está para alem desta região, proporcionar o contacto com outra realidade, com outros pessoas, com outros contextos”
“(…) oportunidade de sair do “berço” que é a escola, porque para o ano começamos a trabalhar com competências diferentes e o Apps for Good é uma grande ajuda.”
+42% raparigas
51% professores não tecnológicos
70% dos professores voltam a implementar o programa
47% dos professores integram o programa no currículo
86% dos professores promoveu o desenvolvimento das competências digitais necessárias ao ensino e aprendizagem na sociedade atual
85% trabalho em equipa
80% Resolução de problemas
79% Comunicação
75% Competências de Programação
74% Competências associadas ao design de um produto
72% Atitude mais positiva relativamente à escola
81% A confiança aumentou
81% Criatividade
Providenciamos conteúdos pedagógicos divididos em 5 módulos que o professor pode utilizar em sala de aula através do acesso a uma plataforma online. Os conteúdos ajudam os jovens a contruir uma app móvel e produtos IoT (internet of things) em benefício da comunidade.
Há ainda a possibilidade de contactarem com uma rede de especialistas, que são voluntários que apoiam e inspiram os alunos e professores ao mesmo tempo que permitem a ligação ao mundo real na sala de aula.
No Apps for Good, os alunos trabalham em equipa para encontrar problemas sociais que estejam ligados aos seus interesses ou áreas em comum. Ao longo do ano letivo passam pelos aspetos principais de desenvolvimento de um produto – desde a criação da ideia, viabilidade técnica e protótipo, até ao design do produto, escolha do modelo de negócio e marketing.
O Apps for Good atua na educação para desenvolver uma nova geração de jovens mais confiantes e colaborativos, preparados para atuar no mundo e criar a diferença. No Apps for Good os jovens não são consumidores de tecnologia, mas criadores de tecnologia.
Queremos trazer as escolas para a vida real com um programa criativo onde os jovens trabalham de forma efetiva para resolver problemas do dia a dia e os professores atuam como facilitadores ao longo do programa, ligando os alunos aos experts para que estes experienciem e obtenham conhecimentos da vida real.
Esta é uma nova abordagem ao modelo de ensino, onde os jovens aprendem num ambiente de maior motivação e produtividade.
Quer saber mais sobre o programa? Clique aqui